Precisamos parar de chamar as pessoas de 'bandido' - Por Pedro Magalhães Ganem

goo.gl/yaTVGm | Bandido, ladrão, assaltante, infrator, traficante, criminoso, delinquente, …

Quantas são as formas de rotular uma pessoa que pratica um ato considerado criminoso?

Em todos os lugares, desde que não se trate de pessoa com boas condições sociais, a notícia da prática de uma infração penal é lançada como: “Assaltante é preso”, “Traficante é morto a tiros”, “Bandido bom é bandido morto” e por aí vai.

Dentre os vários pontos em que necessitamos melhorar (no que se refere ao direito penal), está o fim da estigmatização de uma pessoa por praticar (e ser flagrado praticando) uma conduta contrária à lei.

Muitas vezes aquela é a primeira infração. Muitas vezes nem é “bandido”. Pode ter sido apenas a ocasião. Vai saber o que aconteceu na vida da pessoa para que ela fizesse o que fez.

Mas, não! É bandido, ladrão, safado, vagabundo, …

Já parou para pensar que a partir do momento em que rotulamos uma pessoa por praticar um crime (bandido, ladrão, traficante, assassino, …), transformando-a em algo que muitas vezes ela não é, estamos influenciando diretamente na transformação dela naquilo que afirmamos que ela é?

E esse rótulo a acompanha por um longo período. Em vários lugares e momentos ela será lembrado de que é “bandido”. A impossibilidade de tirar Certidão Negativa e conseguir emprego formal que o diga.

Por isso, estudos da criminologia moderna, incluindo aqueles voltados para a psicologia, apontam para a necessidade de pôr fim a esse rótulo, a essa estigmatização.

Quando rotulamos as pessoas, afastamos delas as suas naturais e indispensáveis condições que as tornam humanas, tanto no nosso trato para com elas, assim como no trato delas para com a gente e para com elas mesmas.

Depois de tanto ser chamada de “bandido” a pessoa realmente assume essa condição. Se todos dizem deve ser pelo fato de que realmente é.

Será que ainda falta muito para percebermos que não se trata de “nós x ‘eles’”, mas de nós e nós mesmos?!

Ainda dentro desse estudo da criminologia, surge a necessidade da sociedade se enxergar dentro dos presídios e daqueles que se encontram dentro dos presídios se enxergarem dentro da sociedade.

Não há divisão. No máximo, existem condições momentâneas que impedem a livre convivência, mas não divisão.

Todos que estão dentro dos presídios, independente das histórias individuais que os levaram a estar onde estão, são integrantes da sociedade em que vivemos, são, acima de tudo, humanos e dignos dos mesmos direitos fundamentais destinados a nós, que não estamos lá dentro…

… Mas podemos estar.

Uma direção sob efeito de álcool ou outra substância que cause dependência; um momento de perda de controle emocional; ou uma pensão alimentícia não paga é o suficiente para fazer com que você, “pessoa de bem”, se torne um “bandido”.

Como disse, basta uma ação e podemos nos transformar no “outro”, podemos parar lá dentro do local onde queremos esconder até a morte os “bandidos”.

Só que com você não é “bandido”, né?!

E esse é justamente o ponto em que precisamos chegar, não existe divisão, “nós x eles”, “pessoas de bem x criminosos”. Somos todos seres humanos integrantes de uma mesma sociedade. Ou evoluímos juntos ou ficamos como estamos, mergulhados em violência.

Um grande abraço a todas as pessoas que leem e até a próxima semana!

Por Pedro Magalhães Ganem
Fonte: Canal Ciências Criminais

11/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Fiquei curioso, se não posso rotular de bandido, devo identificá-lo como? Serumaninho? Coitado? Vítima?pessoa de bem ...
    Ao
    Menos ia ficar engraçado a reportagem!
    (A vítima da sociedade rouba a cidadão opressor) kkkk cada coisa idiota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Marcus.
      Essa reportagem denota uma clara inversão de valores sociais, em que o repugnante é louvado, e a vítima é reificada.
      Não, nós que somos cidadãos honestos não devemos ser comparados a esses subversivos, criminosos e depravados.
      "A base da sociedade é a justiça." Aristóteles

      Excluir
    2. Kkkkk
      Marcus, você não merece somente Palmas, e sim o Tocantins inteiro 😂😂😂😂😂
      Eu li superficial e rapidamente, e não identifiquei nenhuma sugestão de como seria menos ofensivo chamar os vagabun... Aliás, os band... Melhor dizendo, os canalh... Eita...kkk os afilhados da Mª do Rosário e sobrinhos do Jean Wyllys 😂😂😂😂😂😂
      Esse colóquio flácido para ninar bovinos (conversa mole pra boi dormir) é justamente a base para a vitimiza, vulgo "mimimi", dessa cambada de ordinários que, sim é de fato, fazem a sociedade de bem de vítima das BANDIDAGENS deles!
      Com todo respeito à liberdade de expressão do cidadão que escreveu esse texto, mas já pode fechar o saco e jogar fora.

      Excluir
  2. Ah, vá... É bandido mesmo, nem precisava de textão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk
      Sintetizou! 👏👏👏👏👏👏😂😂😂😂😂😂

      Excluir
    2. Então vc que vive chamando seu amigo de "gay" cuidado, vc pode estar influenciando para que ele se torne realmente um. Kkk

      Excluir
  3. O que foi escrito pelo autor realmente tem fundamento. Mas se o cara é bandido vai ser chamado de bandido, se é feio será chamado de feio, rico será chamado de rico. Qual o problema em adjetivar....Mimimi

    ResponderExcluir
  4. Se um bandido não quer ser rotulado como tal, é só não assassinar, roubar, estuprar... Se acha tão ruim essa separação "bandido X cidadão de bem", é só ir pra prisão e viver juntinho dessas "vítimas da sociedade", ou abrigar um bandido em sua casa. Bandido tem que estar separado do resto da sociedade sim, e de preferência por sete palmos de terra.

    ResponderExcluir
  5. Esses engenheiros sociais sempre querendo pautar o que devemos ou não devemos fazer! Tudo tem nome! A linguagem está aí para identificar coisas, atos, fatos fantasias, pessoas e tudo que existe de fato ou abstratamente. Homem é homem, menino é menino, macaco é macaco e viado é viado... político é político e baitola é baitola! (Falcão).

    ResponderExcluir
  6. é por causa disso que desisti da carreira juridica.

    ResponderExcluir
  7. Esses, que o autor defende, deveriam ser controlados com um chip calibre 12 na cabeça, para nunca mais subtrair algo de outrem! Simples assim!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima