Polêmico: estudante é expulso de sala após dizer que só existem dois gêneros

goo.gl/xsR8Tv | Um estudante de Estudos Religiosos na Indiana University of Pennsylvania foi expulso da sala de aula após afirmar que existem apenas dois gêneros. A punição aconteceu durante uma aula da disciplina “Christianity 481: Self, Sin, and Salvation” (“Cristianismo 481: Indivíduo, Pecado e Salvação”, em tradução livre).

De acordo com o estudante, Lake Ingle, a professora Alison Downie estava orientando uma discussão sobre questões de gênero e exibiu um vídeo de um Ted Talk da pastora Paula Stone Williams, uma mulher transgênero.

Após a exibição do vídeo, Ingle relata que a professora pediu que estudantes mulheres fossem as primeiras a discutir questões sobre sexismo e privilégio masculino. Como nenhuma aluna se manifestou, ele expressou sua opinião, que, segundo ele, teria causado a reação da professora.

“O espaço estava aberto e nenhuma mulher falou. Então decidi que era permissível que eu entrasse no debate, principalmente porque senti se tratar de algo totalmente inapropriado em sua estrutura”, conta Ingle.

“Contestei o uso de relatos pessoais das experiências de uma mulher para iniciar uma discussão em que eles eram considerados reais. Foi durante a minha contestação que a Dra. Downie tentou me silenciar porque, bem, não sou uma mulher”, completa.

Repercussão 


No dia seguinte, a professora entregou a Ingle um Formulário de Referência de Integridade Acadêmica e um Acordo Documentado acusando o estudante de “contestação desrespeitosa”, “falar fora da sua vez”, “explosões de raiva” e “referências desrespeitosas à validade da identidade e da experiência trans”.

O Acordo Documentado determina que Ingle retorne às aulas da disciplina, que é necessária para que possa se formar ao final deste semestre letivo, com um pedido de desculpas e que escute em silêncio enquanto os colegas e a professora reagem verbalmente ao seu comportamento.

No documento, a instituição exige ainda que o estudante escreva um pedido de desculpas formal para a docente.

“Minha professora está violando meu direito à Primeira Emenda por minhas perspectivas e ideologias serem diferentes das delas”, argumenta Ingle. “Ela assumiu a tarefa de me silenciar e constranger por me manifestar durante a aula”, completa.

Para Ingle, o incidente não é uma questão sobre gênero, mas sobre liberdade de expressão. E a ação da professora foi uma demonstração de abuso de autoridade e doutrinação na sala de aula.

“É minha crença mais firme que todos os seres humanos têm a liberdade e o direito de se identificar, vestir e apresentar como acharem mais apropriado. Acredito que isso é uma tentativa de silenciar minhas perspectivas especificamente porque elas contradizem aquelas que a professora impõe na sala de aula”, conclui o estudante.

Outro lado


O presidente da Indiana University of Pennsylvania, Dr. Michael A. Driscoll, anunciou em coletiva de imprensa, que decidiu "pausar indefinidamente o processo formal [de suspensão] da universidade sem resolução".

"Com base em uma revisão das políticas vigentes, o estudante foi informado que poderia voltar às aulas", disse Driscoll. "Espero que ele esteja presente daqui para frente", completou.

Em uma postagem no Facebook, Ingle afirmou que considera a decisão do presidente uma vitória: "Apesar de eu estar curioso sobre qual seria a decisão do Conselho de Integridade Acadêmica, estou grato por poder continuar o curso e me formar no tempo certo."

Por Andressa Muniz
Fonte: www.gazetadopovo.com.br

6/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Isso é um absurdo. Não basta ter que entender (o que é fácil) agora temos que aceitar (o que pode ir contra princípios próprios). A liberdade de um vai até o início da liberdade de outro.

    ResponderExcluir
  2. Queria saber se na aula de ciência ele responde pelos "princípios" cristãos ou pelo que fala os livros e a ciência?!

    ResponderExcluir
  3. Achei a matéria bem tendenciosa, só colocou a parte do rapaz, quando chegou no parágrafo "outro lado", achei que ia colocar o lado da professora, mas além de não ser o lado dela dá ainda mais voz ao aluno, nada imparcial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque, literalmente, não há excusa para uma professora ter agido deste modo

      Excluir
  4. "O espaço estava aberto e nenhuma mulher falou. Então decidi que era permissível que eu entrasse no debate" Não tire o direito de outra pessoa de aprender. As pessoas precisam aprender a conter a sua vontade de "parecer" ser inteligente...

    ResponderExcluir
  5. "Não gosto de sua opinião. Você perde o direito de falar em aula"
    Unica consequencia cabível para um ato deste é a imediata expulsão da docente e certificação de que nunca mais irá atuar como professora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima