Algemada e presa: nota de repúdio da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB

goo.gl/ZLNTGa | A Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, vem repudiar veementemente as gravíssimas violações de prerrogativas perpetradas contra a Advogada Valeria dos Santos, que de forma abrupta e ilegal foi algemada e presa em pleno exercício da advocacia, durante audiência realizada no 3º JEC de Duque de Caxias na cidade do Rio de Janeiro.

O abuso de autoridade ora repudiado é inadmissível, além de ferir os preceitos contidos no art. 7. da Lei 8.906/1994, (EAOAB) referente às prerrogativas da Advogada.

No mesmo diapasão, afronta a Súmula Vinculante n. 11, do Supremo Tribunal Federal quando do uso inadequado e abusivo de algemas em face da Advogada, vez que não coaduna com as excepcionalidades preconizadas no seu texto normativo.

Ademais, tal ato arbitrário representa também grave discriminação de gênero que deve igualmente ser rechaçada.

No Estado Democrático de Direito não  se pode conceber  condutas desarrazoadas dessa natureza, das mais graves e vis aos direitos humanos das Mulheres, atentatórias à dignidade, liberdade, à raça, violando ainda, os direitos e prerrogativas da advogada de exercer o sagrado múnus público   reconhecido no artigo 133 da Constituição Federal como indispensável à administração da justiça, sendo a mesma inviolável por seus atos e manifestações no exercício da advocacia.

Causa perplexidade e repulsa as violações sofridas pela advogada em pleno século XXI. É preciso romper com a cultura da discriminação de raça oriunda do nefasto impacto do problema histórico étnico-racial, fruto dos preconceitos, discursos ideológicos e a violência de gênero arraigada na cultura machista que permeiam a sociedade.

No Brasil, inúmeras estatísticas revelam desigualdades, preconceitos, mercado de trabalho excludente, neste contexto a presença da mulher negra é ainda mais vulnerável.

Indubitavelmente é preciso mudar essa realidade.

Ao tempo em que solidariza com a Advogada Valeria dos Santos, repudia as condutas abusivas atentatórias aos direitos humanos, discriminação de gênero e grave violação as prerrogativas da Advocacia que não deverão ser toleradas, mas apuradas e os responsáveis exemplarmente punidos na forma da lei.

A Comissão Nacional da Mulher Advogada permanecerá sempre vigilante e intransigente na defesa dos direitos humanos das Mulheres e no fortalecimento das prerrogativas da Advocacia feminina primando pela construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

Eduarda Mourão 
Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB
Fonte: www.oab.org.br

5/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Essa conduta ríspido de quem tem de da o bom exemplo não adianta. é cultura de nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Estão rasgando o Estatuto da OAB,DESRESPEITANDO AS PRERROGATIVAS DO ADVOGADO , a cada dia um advogado e preso e algemado no exercício da função. Cadê os representantes da OAB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão ocupados em manter as cobranças de mensalidades em dia. Atrasa pra ver!

      Excluir
  3. E de causar perplexidade um fato desses, fiquei sem reacao e triste quando vi os vídeos, espero que a OAB tome as devidas providencias, é inadmissível que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o novo cenarce de ativismo judicial em que se encontra o paiz, as leis, no caso o estatuto da OAB não valem mais em suas escritas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima