Hora de comprar um imóvel! Quais documentos são necessários?

goo.gl/wC5Gi2 | Se já somos rigorosos na análise da documentação no momento de aquisição do nosso próprio imóvel, imagina o rigor nevrálgico que empregamos quando da análise da documentação imobiliária de um cliente comprador.

A casa, para muitas famílias brasileiras, sintetiza a reunião patrimonial conquistada durante uma vida inteira. Por isso, o negócio jurídico imobiliário deve ser tratado com muito rigor e zelo, tendo em vista afastar as armadilhas que espreitam o comprador.

Para aqueles que pretendem comprar um imóvel, é importante ressaltar que existe no mercado, profissionais qualificados que podem auxiliar para que a aquisição seja segura.

Infelizmente, muitos só contratam estes serviços em situações extremas, o mais das vezes quando restaram poucas alternativas para reaver o imóvel negociado ou os valores pagos.

O segredo de uma boa aquisição imobiliária, auxiliada por um corretor ou advogado, está alicerçado nas várias Certidões solicitadas ao vendedor e consequentemente na interpretação de seus conteúdos.

Assim, o comprador demonstra que no momento da aquisição, o imóvel estava livre e desembaraçado. Tornando clara e evidente a boa-fé.

Uma das coisas mais básicas em uma negociação imobiliária é solicitar e analisar a matrícula do imóvel. A simples análise desta Certidão, por exemplo, revela quem é o verdadeiro proprietário do imóvel. Muitos acreditam, erroneamente, que para ser proprietário basta constar seu nome no talão do IPTU.

Ademais, há certidões que permitem a descoberta de vendedores que pretendem se desfazer do seu patrimônio para não pagar os credores. Se à época da compra o vendedor já estava insolvente, ou melhor, já devia para deus e o mundo, e se o adquirente comprador fez vistas grossas, certamente não agiu de boa-fé, o que caracterizará fraude contra credores. Portanto, perderá os valores pagos.

Veja o que diz o Código Civil vigente: artigo 158, “os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos”.

Observe nobre leitor, é considerado insolvente aquele que estiver com seu patrimônio comprometido com dívidas. Em muitos casos todo o patrimônio do devedor está preste a ser transferido para o credor e antes que isto ocorra, vende seus bens para terceiros, de maneira ilegal, contrariando o credor.

Já sabemos que uma das maneiras de descobrir se o imóvel está livre e desimpedido para ser negociado é por meio da solicitação e análise de inúmeras Certidões. A pergunta que se faz é: o corretor ou advogado pode ser responsabilizado se as certidões não forem solicitadas? A resposta é positiva, pois tanto o corretor quanto o advogado têm a obrigação de orientar seus clientes.

O final da Súmula 375 do STJ reforça a necessidade de se obter as certidões. Senão vejamos:

STJ Súmula nº 375 - O reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente.

Se os profissionais não solicitarem as certidões, caracteriza a má-fé e seus clientes compram mais não levam o imóvel.

Além da fraude contra credores, conforme artigo 158 do CC, acima supracitado, o Novo Código de Processo Civil (2015), em seu Artigo 792, discorre a propósito da fraude a execução.

CPC, 2015, “Art. 792. A alienação ou a oneração de bem é considerada fraude à execução: (...) IV - quando, ao tempo da alienação ou da oneração, tramitava contra o devedor ação capaz de reduzi-lo à insolvência”;

Aqui, o processo de conhecimento já foi concluído e provado que a dívida de fato existe. Então, se inicia a invasão ao patrimônio do devedor, através da execução. A fraude à execução é constatada quando o imóvel a ser vendido é o único bem que o vendedor tem para quitar a sua dívida. Neste caso, o devedor vende o bem, “embolsa” os valores e some.

Observe que a dívida tem que ser capaz de reduzi-lo a insolvência, onde todo seu patrimônio está comprometido com dívidas, do contrário, pode não comprometer o negócio que está em curso. Exemplo. O sujeito deve um milhão e quer vender um imóvel por oitocentos mil. Bem, se o sujeito é milionário não haverá problema com a venda de um apartamento, pois mesmo que ele deva um ou dois milhões, o restante do patrimônio será capaz de quitar esta dívida. Neste caso o devedor não está insolvente.

Observe nobre leitor, quem compra imóvel sem observar as certidões, poderá perdê-lo se houver fraude contra credores. Mas o fato do vendedor ter dívida, não significa necessariamente que está havendo fraude contra credor.

Em algumas ocasiões, solicitar as certidões apenas do atual vendedor não é o bastante. Se o sujeito comprou um imóvel e antes de dois anos o colocar à venda, é prudente desconfiar. Por que ele está pondo à venda tão depressa? Veja: tem proprietário que simula a venda para tirar alguma vantagem. Veja o exemplo: o proprietário quer vender um imóvel e sabe que não vai conseguir, pois está com o nome sujo na praça. Ele simula a venda passando o imóvel para o nome de um amigo que tem o nome limpo e, por isso, terá facilidade de vender o imóvel. Este plano nebuloso muitas vezes funciona quando não se tem um profissional no comando. Para evitar este tipo de fraude, é fundamental pedir as certidões também do proprietário antecessor.

Observe algumas das principais certidões a serem exigidas no momento da aquisição do imóvel. O profissional dispensa uma ou outra conforme a situação fática. Observa-se se o vendedor é pessoa física, se é casada, sé é pessoa jurídica, se o proprietário comprou o imóvel há menos de dois anos, se o proprietário é idoso, etc. Se o sujeito é empresário, por exemplo, pode haver um processo pedindo a desconsideração da personalidade jurídica e o patrimônio do sócio pode ser atingido.

Destacam-se algumas Certidões:

1- Certidão de matrícula atualizada, expedida pelo Registro de Imóveis competente: www.registradores.org.br

2 - Certidão de Dados Cadastrais, caso o imóvel seja de São Paulo, expedida pela Prefeitura Municipal de São Paulo: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/certidoes/index.php?p=2393 (gratuita);

3 - Certidão negativa sobre Taxas e Tributos imobiliários, expedida pela Prefeitura Municipal de São Paulo, caso o imóvel esteja em São Paulo: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/finanças/certidões/índex.php?p=2393

É prudente verificar se tem alguma taxa a exemplo da taxa do lixo. Será que vai para dívida ativa?

4 - Em caso de condomínio:

4.1- Declaração de quitação de despesas condominiais, com firma reconhecida e cópia autenticada da ata que elegeu o síndico. Ao comprar um apartamento você precisa saber a propósito da saúde financeira do condomínio. (Emitida pela administradora do condomínio);

4.2 - Registro da incorporação imobiliária;

4.3 Convenção do condomínio;

4.4 Estatuto ou regulamento interno do condomínio;

4.5 Ata que determinou as vagas de garagem;

4.6 Cópia do ultimo exercício fiscal do condomínio, geralmente sem custo;

4.7 Últimas três contas de água, luz pagas;

5 - Em caso de imóvel rural:

5.1. - Certidão negativa sobre Taxas e tributos imobiliários, expedida pela receita federal – ITR: imposto sobre propriedade territorial rural, validade da certidão – 6 meses) http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atspo/certidao/certiner/niitr.asp (gratuita)

5.2 - CCIR – Certidão de cadastro de imóvel rural (INCRA). Documento emitido pelo INCRA, que constitui prova do cadastro do imóvel rural, sendo indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial. HTTPS://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao?windowld=67e (gratuita). Observe o parcelamento rural mínimo da sua região. Destaca-se que em São Paulo é de dois hectares.

6- Certidões Pessoais

6.1- Certidão da Justiça do Trabalho em São Paulo é o TRT 2;

6.2- Certidão negativa de débito trabalhista: não deve se confundir com a certidão acima;

6.3- Certidões de Cartório de Protesto: - Em São Paulo são dez cartórios mas algumas cidades só tem um cartório. Em São Paulo é possível fazer uma CONSULTA gratuita. Apenas a consulta que é gratuita, logo não tem valor de certidão;

6.3 - Certidões individualizadas dos cartórios distribuidores Cíveis, família, Executivos fiscais, municipais e estaduais;

6.4- Certidão de distribuição da justiça federal;

6.5- Certidão conjunta da Receita Federal e dívida ativa da União. Se houver declaração errada não consegue esta Certidão;

6.6 - Cópia do RG e CPF;

6.7 - Certidão de casamento/nascimento atualizada;

6.8 - Comprovante residencial;

6.7 - Certidão no Serasa;

7 - Em alguns casos você tem que providenciar a tutela/curatela.

8- Certidões de Pessoas Jurídicas

8.1 - Certidão Negativa do CNPJ (consegue gratuitamente no site da receita);

8.2 - Certidão Negativa de Débito do INSS e certidão de Quitação de tributos federais administrados pela receita;

8.3- Contrato social e alterações adquire na junta comercial gratuitamente;

8.4 - Estatuto Social se for uma S/A. e a Ata da Assembléia Geral que elegeu a atual diretoria e a Ata que autorizou a alienação (Xerox autenticada).

8.5 - Certidão de interdição: tutela e curatela no caso de idosos;

9 - Imóvel foreiro, laudêmio. Em alguns casos é necessário providenciar estas certidões. Retira gratuitamente pela Internet, na SPU (Secretaria de Patrimônio da União);

10 - Certidões de antecedentes criminais: (www.pf.gov.br/servicos/antecedentes-criminais);

11 - Atestado de Antecedentes Criminais.

www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx

12- Taxa de cessão de direitos junto à construtora. Em média de 2 a 4%. Muitas vezes a pessoa compra o imóvel na planta da construtora e dentro da fase de construção pretende vender. No caso em tela não se pratica uma venda e sim uma cessão de direitos. Aqui, cede-se a um terceiro os direitos que o comprador tem em relação a unidade. Quase sempre os contratos firmados com a construtora menciona uma taxa de cessão. A construtora ou incorporadora cobra uma taxa para anuir a cessão e autorizar o negócio. A observação desta cláusula é importante, pois impacta diretamente na venda.

Quando estiver com as certidões em mãos, elas devem ser analisadas minuciosamente por um profissional. O advogado quando analisa a documentação, mobiliza em sua mente de maneira instantânea, todo o ordenamento jurídico e percebe as possibilidades e as limitações do imóvel que enseja a realização do negocio ou a dispensa do mesmo.

Bibliografia

SCAVONE JUNIOR, Luiz Antônio. Direito imobiliário: teoria e prática, Editora Gen, 13ª Ed, 2018;

______________________________________

Israel da Silva Filho
Dr. Israel da S. Filho é advogado militante em São Paulo, Especialista em Direito Civil e Processo pela EPD- Escola Paulista de Direito, membro da Comissão de Direito Processual Civil e Direito do Trabalho da OAB Santo Amaro (e-mail: israaell.silva@gmail.com).
Fonte: israaell.jusbrasil.com.br

8/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. What is the difficulty of independent work with the course?
    Not if the student is engaged in learning for study - it is critical to him to absorb all the material obtained and, more importantly, it is interesting to engage in this personally. In such cases, the order of exchanges is nothing - the student easily copes with this task, removing only useful from this experience.

    But there are cases when there is simply no time or desire to the course work - this is normal in modern society, where education may not be the only one and even accompanied by work. Next time you should say - write my paper for me. Today's student may have countless situations when ordering a course work is the most reasonable or even the only way out.
    Feel free to ask a question - can you write my essay?
    It's normal practice.

    ResponderExcluir
  2. However, we usually advise our clients to place orders earlier to avoid high costs and work under pressure, we write articles, essays and adn nursing. Advanced data encryption algorithms. We will ask you to share with us only the instructions for working with the essay and contact details.

    ResponderExcluir
  3. Hey guys! I know sometimes we all have problem with homework and essay writing! But now I found the best service for this! You can just write to them research paper service , and they will gladly help you! Good luck!

    ResponderExcluir
  4. Thanks for the blog very nice keep going.
    mobile phone repairs near me

    ResponderExcluir
  5. Your Article Is Well Written And Simple To Understand. You Make Excellent Points. Thanks For The Blog…..

    ResponderExcluir
  6. I could find some good quality content here. I appreciate you for sharing all those wonderful articles. Keep up the good work.
    Web designing company in Dubai | Dubai web design company

    ResponderExcluir
  7. Thank you so much for sharing your perspective on this topic. You have done a great job and raised some good points in your article.
    Interior fit out companies in Dubai | Interior fit out company Dubai

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima