Policial tenta barrar advogado em fórum por usar acessório do candomblé

goo.gl/hxntR9 | O ori, como os adeptos do candomblé se referem à cabeça, é a parte mais sagrada do corpo humano para a religião. Como acreditam que é nessa área que habita a energia vital para a força espiritual, é sempre necessário alimentá-la e protegê-la.

O eketé, ojá ou boinas são acessórios usados pelo candombléque para defender os iniciados, ou quem está em fase de confirmação na crença, dos perigos externos. Nesta quarta-feira (13), um policial e um funcionário de um fórum tentaram impedir um advogado, que usava um eketé em respeito às suas obrigações, de entrar em dois fóruns: o Ruy Barbosa, em Nazaré, e o João Mendes, em Lauro de Freitas.

Matheus Maciel estava vestido de branco dos pés à cabeça, como exige o momento de seu resguardo religioso, quando um policial militar o abordou, na entrada do Fórum João Mendes. Recebeu do agente o aviso: não poderia participar da audiência de conciliação se continuasse com o que chamou de “chapéu”. Ao lado do cliente e de uma estudante, Matheus explicou não se tratar de um simples adorno, mas um símbolo de proteção.

Sem acordo, Matheus ligou para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e relatou o caso.

"Quando liguei, o PM percebeu. Antes que a OAB mandasse os prepostos, o PM me chamou novamente. Um funcionário autorizou minha entrada, o que atribuo a isso. Mas ele o fez como se fosse uma concessão, disse que eu precisaria ficar atento nas próximas vezes", contou o advogado ao CORREIO.

O advogado Matheus Maciel na frente do Fórum Ruy Barbosa, onde funcionário tentou impedir sua entrada (Foto: Acervo pessoal)

Terminada a audiência, Matheus decidiu seguir para o Fórum Ruy Barbosa, onde também funciona uma sala da OAB. Ali, estava pronto para formalizar a denúncia de constrangimento que, para ele, foi um episódio de intolerância religiosa. Foi então que ele teve outra desagradável surpresa. Dessa vez, um funcionário do fórum questionou o uso do eketé, novamente tratado com se fosse um objeto qualquer - bonés e chapéus são proibidos, segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

"Ele disse: 'Tire o chapéu para poder entrar'. Eu disse que estava no exercício de minha função e não poderia ter meu acesso restrito. É lamentável que um profissional indispensável à justiça seja tratado como uma questão de polícia", reclama.

O advogado denunciou as duas tentativas de restrição de sua liberdade e entrou em contato com membros da Comissão de Intolerância Religiosa. "Minha intenção é que esse tipo de situação não se repita, porque essa é minha rotina. Ainda precisarei vir ao fórum da mesma forma que fui hoje (ontem)".

Da parte da OAB, há o compromisso de, nos próximos dias, reunir as partes envolvidas no caso para discutir como evitar novos episódios como os que ocorreram com Matheus.

Como não há regra específica sobre o uso de adereços sagrados em fóruns, embora seja proibido cobrir a cabeça com objetos, é preciso encontrar caminhos alternativos - e contrários, sobretudo, à discriminação.

Maíra Vida, presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB, comentou o caso. “O uso de uma cobertura sobre a cabeça pode estar na linha de exceção autorizativa de trânsito livre em consonância à liberdade religiosa", disse ela.

"A presença de policiais nos fóruns e a regra de impedir os bonés são importantes, mas a exceção não impede a regra. Temos apenas que fazer uma modulação”, completou. 

A Polícia Militar (PM) não comentou o caso e disse que é o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) quem deveria fazê-lo. Ao ser procurado, o TJ-BA respondeu apenas que o uso de bonés e chapéus é, sim, proibido em instalações judiciárias. Questionado por e-mail quanto às especificidades de um uso religioso, não respondeu à reportagem.

Pelo direito da expressão


Os períodos de resguardo são comuns no candomblé. E o uso do eketé, para os homens, e ojás, para mulheres, acompanham momentos de obrigação religiosa. Continuar trabalhando normalmente, independentemente da função exercida, não é necessariamente proibido, mas, segundo Leonel Matos, presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), deve-se sempre respeitar e acolher a diversidade.

“Imagine sair para rua depois de uma operação, de uma cirurgia sem um curativo. É a mesma coisa. Não existe!”

Leonel até compreende a ação dos profissionais e diz entender que eles apenas cumprem regras, mas questiona a inexistência de leis. “Compreendo as regras de segurança, mas sabemos que existe o desconhecimento e a intolerância. E deve mesmo ter sido esse o caso”, opinou.

A AFA prepara um projeto para enviar ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) contra a intolerância disfarçada de burocracia em ambientes institucionais.

Quando saía do Fórum Ruy Barbosa, inclusive, Matheus diz que o funcionário começou a cantar uma música gospel. Um provável recado de intolerância. "Deve existir um livre exercício da religião também nesses espaços", espera o advogado. A OAB diz que agirá nesse sentido: de tratar os desiguais na medida de suas desigualdades. O objetivo é que imperem a autonomia e a diversidade.

* Com supervisão da subeditora Fernanda Varela

Fernanda Lima*
fernanda.lima@redebahia.com.br
Fonte: www.correio24horas.com.br

8/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Muito 😢 esse fato porém td hora acontece

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é a falta de conhecimento sobre o ekete e ojas, q no caso ao ser informado ou sabedor do significado pedir desculpa . Outra coisa é fazer propositadamente caracteriza intolerância religiosa

    ResponderExcluir
  3. Na Bahia as vestimentas do Candomblé são sempre algo polêmico algo que não deveria existir pois é de conhecimento de todos os adornos do Candomblé. O uso do bone foi explicado e justificado porém houve falta de bomsenso por parte dos funcionários do Fórum.

    ResponderExcluir
  4. Minha pergunta é, se fosse um quipa seria igual?

    ResponderExcluir
  5. Temos tantos politicos coroneis desembargadores dentro da religião de matriz africanas e nenhum bota um basta nisso.porque no fundo tem vergonhas que descubram qaul a fe que seguem fora dos terreiros.

    ResponderExcluir
  6. Gatinhas sexi com coxinhas de fora lindas como que são bem recebidas e até multidões nos gabinetes....daí ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reclame, denuncie, faça alguma coisa, com calma vamos corrigindo esses equívocos.

      Excluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima