“Quero me divorciar, mas minha casa está financiada pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.”

Por @direitocomdanielli | Essa é uma situação bem corriqueira para o Direito de Família. Pois bem...

O artigo 35-A da Lei 11.977/09, roga que “na hipótese de dissolução de união estável, separação ou divórcio, o título de propriedade do imóvel adquirido no âmbito do PMCMV, na constância do casamento ou da união estável (...) será registrado em nome da mulher ou a ela transferido, independentemente do regime de bens aplicável.”

Ao consultar as jurisprudências, é possível verificar que um Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, considerou o artigo 35-A inconstitucional, por se tratar de medida discriminatória.

Ou seja, tal artigo, não pode servir de fundamento para a exclusão do imóvel do PMCMV da partilha (este é o entendimento da maioria dos Tribunais).

Ah, Dani... e como resolver isso?

Evidentemente, busque primeiramente uma ação consensual, isso facilitará tanto pra você, quanto para as partes.

Quando eu atuo numa ação de divórcio e há essa questão de imóvel financiado pelo PMCMV, sempre forneço a seguinte sugestão para as partes: Indenizar a parte que não permanecerá no imóvel com a metade das prestações pagas durante toda a união e aquele que permanecer no imóvel, arcará sozinho com a dívida do financiamento até a quitação.

Lembrando que mesmo com a decretação do divórcio, ambas as partes continuam devedoras perante a Caixa Econômica Federal e a transferência se dará apenas com a quitação do respectivo financiamento.

Por Danielli Klöppel
Instagram @direitocomdanielli

5/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Sobre o último parágrafo, a casa ficou financiada apenas no meu nome porque quando eu e minha ex financiamos apenas eu trabalhava. Hoje estamos separados e recebo mensalmente a metade das parcelas pagas. Eu teria acesso a algum documento que pudesse me deixar livre pra financiar outro imóvel ou a única opção é a quitação do financiamento corrente?

    ResponderExcluir
  2. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde... Quando eu e meu ex esposo fomos financiar o imóvel , ele financiou só no nome dele, o meu não entrou por causa do meu nome q estava sujo... E agora estou me divorciando , eu gostaria de saber se eu consigo passar pra meu nome??

    ResponderExcluir
  4. I really appreciate the detail of your forecasts. I share the same passion for snowstorms and now use you as my main source of information. You have also as you have proved most accurate. I continue to refer you to others who are equally impressed. Thank you for your blog! BUY REAL NCLEX CERTIFICATE ONLINE WITHOUT EXAMS


    ResponderExcluir
  5. Olá a todos, Você está procurando um trader profissional, gerente de criptomoeda / forex e binário que o ajudará a negociar e gerenciar sua conta com uma boa e enorme quantidade de lucro em troca. você pode entrar em contato com o Sr. Anderson para o seu plano de investimento, pois ele me ajudou a ganhar $ 8.600 dólares com poucos fundos de investimento. Sr. Anderson, você é o melhor trader que posso recomendar para quem quer investir e negociar com um trader genuíno, ele também ajuda na recuperação de fundos perdidos, você pode contatá-lo em seu whatsapp: +1(252)285-2093 Email: (andersoncarlassettrade@gmail.com) Eu aconselho você a não hesitar Ele é ótimo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima