Advogado de terno carrega burro sem rabo pelas ruas e pede ajuda para a OAB

Via @jornaloglobo | Advogado tributarista posta foto no Linkedin de terno carregando um burro sem rabo (emprestado de um carroceiro) pelas ruas de Cotia, em São Paulo. O paulista Valmir Goslawski, 50 anos, diz apesar de pós-graduado, está sem emprego: "infelizmente esse advogado empurra uma carroça dignamente para sobreviver".

"A carroça é simbólica. Foi um grito de desespero, um alarde. Sou advogado autônomo. Eu não tive a sorte de nascer em uma familia de abastados, sou o único formado da minha familia. Nunca tive oportunidade de militar na área. Eu me formei na Unipê, em 2005, fiz pós-graduação na PUC-Minas. Mando meu currículo há dez anos. Nunca me chamaram nem para tomar um café. Faço pequenos trabalho e demoro, às vezes, quatro anos para receber. Acho que o Brasil tem que olhar para a minha faixa etária. tenho 50 anos. Sou da geração de 1970. Nós enfrentamos anos de chumbo, muitas adversidades e temos muito a fazer. Não é justo sermos humilhados e recebidos apenas por robôs", desabafa Valmir.

Veja a postagem dele no Linkedin na íntegra: 

"Me sinto envergonhado com 50 anos de idade vir aqui expor a realidade, sou advogado tributário há mais de 15 anos! Olha para isso OAB !!!!Sou Pós graduado pela PUC e agora um inútil social , tenho coragem, força, conhecimento jurídico notório, plena capacidade física e mental, reputação ilibada, experiência profissional, mas infelizmente esse advogado que pertence aos seus quadros empurra uma carroça dignamente para sobreviver , pois não sou mais interessante para o mercado! Só posso lamentar … aos meus iguais ! Essa é a realidade da Advogacia Brasileira ! Que ainda tenho muito amor em exercer!" (SIC)

Fonte: oglobo.globo.com

37/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Ele tem todo meu apoio.
    Me sinto igual a ele aos 43 anis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou vivendo a mesma situação. Tenho 44 anos e sinto a mesma rejeição

      Excluir
    2. Eu tenho 44 estou no 1 ano da faculdade desnecessário isso acaba assassinado os sonhos de alguém ainda que já tenho uma ótima profissão eu realmente acredito que vou viver muito bem do direito !!

      Excluir
  2. Sempre digo muito advogado
    Passando fome aqui RS@

    ResponderExcluir
  3. Acho que existe lugar ao sol para todos que realmente procuram... Também sou de família pobre e grande, no entanto não falta serviço

    ResponderExcluir
  4. A OAB deveria oferecer cursos para atualizar os advogados

    ResponderExcluir
  5. Está faltando alguma peça neste tabuleiro!..é bem verdade que Tributário é um segmento mais restrito, visto que geralmente são contratadas sociedades de advogados pelas empresas. Mas, a advocacia é muito ampla e pode ser diversificada....sou autônomo e graças a Deus, não me falta trabalho não ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eh colega, trabalho não falta, falta eh bom do judiciário, em liberar os alvarás sobre pagamentos, sucumbência e etc... falta aos contratantes, entender que não eh só de êxito que vive um advogado... faltam aos demais membros da classe, ter coragem e denunciar ao CNJ, juízos que "perdem prazos" impunemente, porque a maioria borra na calça de pedir medida correcional... acho que o causídico carroceiro, quis dizer algo do tipo... E mesmo que estejam bem alguns, lembre-se, a roda gira, vc pode estar no lugar dele em breve... reflitam como querem ver a advocacia reconhecida... abraços

      Excluir
    2. Infelizmente a classe é super desunida.

      Excluir
    3. Trabalho não falta, falta vergonha na cara da sociedade para remunerar o profissional seja ele qual for k seguimento.

      Na verdade, na reportagem em momento algum se disse que falta trabalho.... mas oportunidade para todos os que buscam.

      Excluir
  6. Essa é a realidade de muito profissional no Brasil, não só de advogados, também de outras áreas de profissionais.

    ResponderExcluir
  7. Com todo respeito a OAB, acho um absurdo os valores da anuidade da OAB, deveriam repensar e reduzir esses valores no mínimo a 50% do absurdo valor atual. A OAB age como um partido político suga os advogados com o valor de que $2.000mil em anuidade e o fumo entra ainda mais se o advogado for atua em outros estados. Criem vergonha e não chupe o sangue de quem já pagou muito para ser advogado.

    ResponderExcluir
  8. Colega precisa abrir o leque...... o direito é vasto. Tenho 57 anos, autônoma, e Graças a Deus não tem faltado trabalho. Ficar só na área de tributário não vira, pois como disse um colega nos comentários, as empresas buscam os grandes escritórios. Peço desculpas ao colega, mas vc está errado, a culpa não é da OAB. Tem que batalhar pra se firmar no mercado. Eu me formei em 2014, e estou sobrevivendo da minha formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisava responder a nobre colega. Concordo plenamente com sua fala. Formada em direito 08/2020, OAB 2021, compromisso início 2022 e já não me falta trabalho. É fato que devemos expandir, não fazer tudo, seria impossível. No entanto, quem faz Trabalhista atende previdência, pode estudar empresarial e puxa tributário, que automaticamente exige Cível e processo. Isso é o Direito, um leque de opções. Ser especialista em uma só área de atuação não irá ser um diferencial. O mercado hoje exige conhecimento que gera customização para as grandes organizações. Continue estudando na área, mas também se conhecer é importante. A culpa não é nem nunca foi da OAB. Não procuremos culpados, pois culpar algo ou alguém é assumir a incompetência e permanecer na zona de conforto.

      Excluir
    2. Não conheço a realidade de outras Cidades, mas aqui em São Paulo para conseguir emprego como advogado você precisa ser especialista em direito civil, empresarial, trabalhista e tributário, se quiser ganhar um salário com mínimo de dignidade. Isso sem contar a exigência de pós graduação e especializações. Isso é justo? Não me parece, querem contratar um advogado para fazer a função de 4.

      Excluir
  9. É bem por ai mesmo, ao invés de apoiar o colega alguns escrevem que as coisas estão boas. Claro que nesse mar de advogados sem apoio nenhum, alguns tem sorte mesmo. Mais os que tem sorte sequer pensam em ajudar o colega, oferecendo um trabalho digno com uma remuneração competente. Se não pedirmos apoio a OAB, vamos pedir para quem?

    ResponderExcluir
  10. Penso que um dos caminhos aqui em SP é acabar com o convênio com a Defensoria Pública. Isso porque pessoas que podem pagar estão se beneficiando do convênio.

    O certo é deixar a Defensoria "se virar" com os que realmente não podem pagar, e os que têm renda maior do que dois salários mínimos que contratem um advogado (nem que seja pra pagar em 10x).

    Hoje valor que os advogados recebem do convênio é insuficiente pra pagar as custas do escritório enquanto a defensoria "escolhe" as ações que quer pegar. Sem dizer que muitos juízes fixam o mínimo da tabela na esmagadora maioria dos casos.

    Parece estranho, mas é preciso 'atirar as vacas no precipício', ou seja, acabar com esse convênio o quanto antes.

    Funciona assim em outros estados e os advogados acabam conseguindo criar uma carteira de clientes.

    É o que eu penso. O que acham?

    ResponderExcluir
  11. Realidade, enquanto os dirigentes da Ordem em todo território nacional esbanjam em cargos políticos e advocacia predatório com os sonhadores que sustenta essa máquina com nossos honorários em passeios e congressos políticos partidários.
    OAB tinha que ser extinta.
    Aqui no andar de baixo os autonomossomos sonhadores e explorados para manter uma elite de dirigentes que nunca sai do poder.

    ResponderExcluir
  12. Pra mim a OAB É UM GRANDE PUXADÃO POLÍTICO QUE NUNCA VI BENEFÍCIOS AO BRASIL , ACREDITO QUE LÁ NÃO HAJA BONCENSO/CONCENSO MAIS É UMA OBDIENCIA AOS MAIS PODEROSOS QUE LA TEM O PODER DE SE INSTALAR DEVERIA TER ÓRGÃO QUE TAMBÉM A FISCALIZASSE ALÉM QUE PRECISARIA TER EM SEU COMANDO PESSOA DE MENTE SAUDÁVEL .

    ResponderExcluir
  13. Não sou advogado, apenas um apaixonado pelo direito, más é evidente que a OAB, como entidade dessa classe de profissionais, deveria rever essa anuidade absurda cobrada desses profissionais. Alguns comentários de nobres advogados totalmente insolidários ao problema social demonstrado pelo advogado em questão. A OAB, acredito eu, com minha humilde opinião, deveria não apenas se preocupar em cobrar a anuidade dos profissionais , más também , ser parte no enfrentamento desses tipos de questões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita colocação, em pensar que vc não faz parte da profissão e entende como ninguém a frustração dos adv pobres. Parabenizo-lhe pelo bom senso.

      Excluir
  14. Entender,
    ADVOGADOS EM EXTINÇÃO,
    PROVIDÊNCIAS URGENTE OAB.

    NÃO SOU ROBÔ

    ResponderExcluir
  15. Tenho 57 anos. Formei em Direito 2015 (minha segunda graduacao). Peguei a carteira da OAB em 2016. Pos graduei em Direito e Processo do Trabalho e previdenciario...
    Tb atuo em Direito do Consumidor .
    Aqui no RJ, enfrentamos demora nad apreciacoes, conclusoes, jugamentos e expedicoes de alavaras....
    Nao pude esperar as coisas melhorarem...
    Juntei com munha esposa e estamos vendendo refeicoes embaladas (marmitas). Vendemos 150 / Dia, ao valor de 13 reais.
    A Advocacia esta virando um bico para mim ..







    ResponderExcluir
  16. A OAB serve para que mesmo?? Cuide dos seus associados, com cursos, empregos, atualizações, ajuda de custo, anuidades mais baixas.

    ResponderExcluir
  17. A OAB não tem nada a ver com isso, apesar de omissa e hoje alinhada à ideologia dos sanguessugas esquerdistas. Na verdade, a reserva de mercado imposta pelo exame até ajuda. Não fosse isso, teríamos mais alguns milhares de advogados no mercado. Agora, com uma carteira da OAB nas mãos, disposição e conhecimento, não há como passar dificuldades financeiras. É só começar buscando 10 clientes de 1000 reais, ao invés de 1 cliente de 10000 reais. Vejo recém formados, sem nenhuma experiência, cobrando a famosa "tabela da OAB". Vão passar fome, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como achar 10 clientes de R$ 1000 sem poder fazer propaganda? A OAB é responsável por isso sim! O tempo que perde se metendo em política, como se fosse um partido, poderia ajudar os advogados necessitados! Aqui na minha cidade além de não oferecerem ajuda nenhuma, não permitem os recém habilitados a utilizarem as salas da sede para atendimento! Conclusão, eu pago a anuidade para que a GCM da minha cidade faça o curso de formação e assistam palestras lá! Sou advogada há 10 anos e cobro o mínimo da tabela para meus clientes, porque infelizmente sei que se cobrar a mais eles vão procurar alguém que faça o valor abaixo da tabela. Para quem está de barriga cheia hoje, cuidado, o mundo dá voltas!

      Excluir
  18. Quanta desdenha por aqui. Tristeza! Classe desunida, cheia de prepotência. Hoje são bons em tudo quando chegam em uma certa aí quero ver o amparo que tanto afirmam ter.

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente cada um só olha pro próprio umbigo. O valor da anuidade é absurdo. E se manter no mercado é difícil. Conheço gente rica sendo atendida pela defensoria pública ou núcleo de faculdade, prejudicando imensamente a classe de advogados. E pior com os advogados públicos atuando como autônomos só resta ao autônomo puxar carroça. Isso precisa mudar. Advogado público não tem que atuar como autônomo. E a anuidade precisa ser reduzida. Além de a OAB propiciar mais cursos de atualização.

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente a advocacia, caso permaneça como está, fatalmente virá a ser um bico.

    O judiciário sucateado, a entidade sugeneri (OAB) inerte, a classe dos advogados bastante desunida, e os bacharéis formados, como é o meu caso, batalhando para vencer as armadilhas que são elaboradas nas provas do exame da OAB pela FGV.

    Não sou contra o exame, sou contra a este comércio que está sendo realizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente!! A OAB, meu amigo, são duas alegrias: quando você é aprovado e quando dá baixa na carteira!

      Excluir
  21. O colega agiu em uma revolta desnecessária! Tenho 22 anos de formado, sou autônomo tbm e a advocacia já me proporcionou grandes frutos. Está certo também que a justiça falou nos últimos 16 anos e não se está ganhando dinheiro com advocacia. Estamos minguando com sentenças exdruxulas e uma anuidade sem qualquer lógica de R$1000.00 . Mas é o que temos atualmente sem ninguém pra reclamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa faltar comida na sua mesa e a OAB penhorar sua conta porque não pagou a anuidade pra vc ver a "revolta desnecessária".

      Excluir
  22. Infelizmente o estudante de direito hoje, movimenta um mercado de cursos, concursos, OAB.
    Livros, anuidades, taxas de concursos.
    Entram no mercado em 2021, mais quase 43 mil novos colegas.
    A defensoria fingindo que atende as classes mais pobres, quando na verdade terceirizar para a OAB/ Convênio, que já vi pagando R$ 500,00 por um inventário.
    O advogado não pode fazer propaganda ou dividir sala com outro ramo de trabalho para baratear os seus custos.
    O judiciário arbitrado honorários da cabeça dos juízes.
    Juizado especial os juízes não arbitram honorários aos advogados.
    Os cartórios extrajudiciais, captadores leiloam ações para ver qual advogado cobra mais barato. Até não precisar mais de advogado.
    Juntando tudo isso e a vaidade de alguns colegas que se acham os fodoes, muitas vezes para manter a aparência do bem sucedido.
    O profissional que conseguiu sucesso sozinho e sem herança eu parabenizo.
    Enquanto essa for a receita, infelizmente continuará sendo o direito fabrica de frustrados advogados que tem OAB, mas não tem cliente.
    Advogados frustrados sem OAB.
    E um monte de formado em direito que se frustaram na OAB e que vão se frustar em cursos preparatórios para concursos.
    Uma verdadeira fábrica de profissionais muitas vezes muito qualificados e sem mercado de trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima