Não parece, mas é homofobia: 20 frases que ofendem e devem ser abolidas

Via @marieclairebr | Homens e mulheres homossexuais estão cansados de ouvir piadinhas que sempre vêm com um (quase) pedido desculpas ou mesmo sem maldade aparente. O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu em sessão realizada no último dia 13 de junho pela criminalização da homofobia, deixando os gays, lésbicas e transexuais um pouco mais amparados e seguros.

Apesar do passo gigante, algumas frases "inocentes" precisam ser reconhecidas como homofóbicas e descartadas dos elogios.

“Criminalização da homofobia é muito mimimi”

Essa frase foi dita por uma pessoa da minha família e fiquei chocado quando ouvi. Tentei explicar para ver se ela entendia que aquele discurso era preconceituoso, mas foi em vão. Fiquei triste com isso e entendi que ela tem este pensamento por nunca ter passado por preconceito. De todo modo, isso não justifica o que disse. Uma pessoa heterossexual, que tem um padrão de vida da família ‘direita’ não conhece a fragilidade da segurança pela qual um LGBTQI passa. Pensando desta forma, ela está concordando que eu, gay, posso sofrer violência física sem que o agressor seja punido ou mesmo que eu não tenha um respaldo da lei para lutar pelos meus direitos como cidadão.

Tiago Fabreti Mantoani, 35 anos, cabeleireiro.

"Você é tipo homem. Não vou trocar de roupa na sua frente"

"Você é gay? Ah, então entende muito de moda, né? Me dá umas dicas"

“Não precisa se beijar na rua”

Acho que de todas as frases, essa é a que mais me incomoda. Só quem enfrentou o bullying por isso na adolescência e sofreu com o preconceito na própria família sabe o peso que ela tem. Sair do armário é uma luta e não faz sentido retroceder porque João ou Maria não podem ver duas pessoas de mãos dadas ou se beijando na rua. Amor não é e nunca será o problema; o preconceito, sim. Ele é que deve ser tratado.

Angélica Morango, 36 anos, DJ e ex-BBB.

"Nossa, que desperdício é ele ser gay"

“Ih, se é viado cuidado: a maioria tem Aids”

Isso estigmatiza um grupo que é atacado desde o início da transmissão da Aids na sociedade. Hoje em dia sabemos que não existem grupos de risco, mas sim comportamentos de risco dentro das relações sexuais, sejam elas homo ou heterossexuais. Quando estigmatizamos esse público, estamos colaborando para que a LGBTfobia aumente e junto venha a sorofobia, que também é crime.

Lucas Raniel, 27 anos, youtuber e ativista.

"Não precisa ficar contando para todo mundo que você é gay"

"Sabia que você vai para o inferno?"

“Daqui a pouco vai querer tirar minha liberdade religiosa me acusando de homofóbico”

Essa frase circulou na internet, por pessoas que aparentemente precisam ser homofóbicas para encontrar Deus. Que sorte eu tenho de ter minha espiritualidade independente da afetividade dos outros! Quando eu soube que usavam a Bíblia para questionar minha existência fui ler e me descobri um fã irredutível de Jesus Cristo: um cara que veio para mudar como as pessoas se tratavam e nunca encheu o saco das bichas. Costumo responder que se a religião da pessoa se chamar Levítica ou Romana, que são os livros que condenam homossexuais, que essa pessoa vá fundo nessa crença, dentro do seu culto, mas se for cristã, que escute melhor o que Cristo falou. A história se divide entre antes e depois da chegada dele e tem gente insistindo em viver no antes. A ciência moderna diz que a Terra é redonda, o homem tem o mesmo tanto de costelas que a mulher e a sexualidade é definida antes do nascimento, durante a gestação, por motivos biológicos e genéticos que fogem do nosso controle, assim como a cor do olho ou altura. A ciência nos faz entender o que vemos, a espiritualidade o que não vemos e Deus já deu prova suficiente da sua criatividade para ter criado apenas pessoas heterossexuais.

Hugo Bonemer, 31 anos, ator.

"Adoro ver duas mulheres se pegando. Posso entrar no meio?"

“Vocês são dodói demais, tudo se ofendem ou querem militar. Não aceitam opiniões contrárias”

Somos dodóis mesmo porque só a gente sabe o que passamos. É muito fácil um branco, rico e hétero julgar a dor do outro sem nunca ter passado por nada parecido. Ouvi isso do meu próprio irmão, que me respeita como lésbica, mas dá um opinião sem qualquer fundamento por não estar na nossa pele. Sempre acha que a dor do outro é mimimi. Julga a dor do outro sem ter passado por ela.

Felícia Romano, 35 anos, empresária

"Eu não criei um filho para casar com um bigodudo"

"Eu sempre sonhei com um neto"

“Vocês não precisam de direitos LGBT porque somos todos iguais"

Entendo que, num mundo ideal, seja isso mesmo, mas se a violência atingisse a todos da mesma forma. Entendo que essa pessoa não exerça empatia e nem tenha ciência do que diz. Se todos fôssemos iguais, para começo de conversa, porque uma pessoa heterossexual (cisgênera) vive em média 72 anos contra 30 da população trans? Por que gays e lésbicas têm chances muito maiores de suicídio e depressão por viver em uma sociedade onde muitos não os aceitam? Ou seja, não somos todos iguais, não! Precisamos de direitos e leis específicas para repararmos essa diferença e, assim, continuarmos a luta para que um dia a gente possa estar em pé de igualdade de fato.

Pedro HMC, 32 anos, youtuber

"Tudo bem ser gay, mas não precisa querer ser afeminado"

“Ai, se você fosse homem...”

Eu costumo ouvir isso de mulheres heterossexuais que, ao tentarem me elogiar, acabam cometendo um erro grotesco. Quando as pessoas vão entender que um gay não deixa de ser homem? Eu continuo sendo do sexo masculino do mesmo jeito que um heterossexual. Isso me irrita muito!

Felipe Carvalho, 35 anos, ator e jornalista

"Isso é trabalho de homem. Você não vai conseguir fazer"

"Não tenho preconceito, tenho até amigos que são gays"

"Você nem parece ser gay"

Algumas pessoas imaginam o gay sempre com um estereótipo mais feminino, usando brilho e maquiagem. Nunca fui desse jeito e nem tenho pretensões de ser assim. Tal como os heterossexuais não têm (ou não devem ter) um padrão, os gays podem usar a roupa que quiserem e ter o jeito que se sentirem melhor. Não há limitações. Não existem padrões.

Edil Bessa, 28 anos, engenheiro ambiental

"Vão ficar se beijando na frente do meu filho? O que vou dizer a eles?"

Fonte: revistamarieclaire.globo.com

3/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. O presidente do Núcleo de Apoio e Inclusão do Autista (NAIA), Marcelo Oliveira, disse que esse tipo de declaração passa longe de ser uma 9apps piada.

    ResponderExcluir
  2. I often hear this from straight women who, when trying to compliment me, end up making a grotesque mistake.

    ResponderExcluir
  3. We need specific rights and laws to repair this difference and, thus, continue the fight so that one day we can truly be on an equal footing. indigocard activate
    roblox exploit

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima