Ministro faz ironia com fala de Joaquim Barbosa sobre advogados que acordam tarde

Em 2013, presidente do STF disse que advogado 'acorda lá pelas 11h'. 'Advogados acordam cedo, presidente', brincou Barroso nesta quinta.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma ironia ao final da sessão da Corte desta quinta-feira (21) ao se referir a uma brincadeira do presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, feita no ano passado. Na ocasião, Barbosa disse que advogado "acorda lá pelas 11h". Depois, esclareceu que se tratava de uma "brincadeira".

Os ministros discutiam se deixavam marcada uma sessão na manhã da próxima quinta-feira (27) para concluir o julgamento dos recursos do processo do mensalão, quando Barbosa disse que era preciso avaliar, consultar os advogados.

Barroso, que era advogado antes de virar ministro do Supremo, afirmou: "Advogados acordam cedo, presidente", e deu risada. Joaquim Barbosa, também sorrindo, disse: "Só nós é que não dormimos". Depois disso, ficou confirmada a sessão para a manhã da próxima quinta.

Relembre o caso

Em maio do ano passado, quando presidia sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa brincou sobre os advogados.

O CNJ discutia uma regra do Tribunal de Justiça de São Paulo que, embora comece a funcionar às 9h, impôs restrição para o atendimento de advogados, ao decidir que eles só poderiam atuar a partir das 11h.

"Mas a maioria dos advogados não acorda lá pelas 11 horas da manhã mesmo?", indagou Barbosa ao rejeitar a possibilidade de mudança, arrancando risos de parte da plateia.

Um advogado tentou rebater, mas foi impedido por Barbosa, que afirmou tratar-se de uma "brincadeira": "Vossa excelência não tem essa prerrogativa, de se referir ao comentário que fiz em tom de brincadeira com os meus colegas conselheiros", afirmou Barbosa ao advogado, encerrando a discussão.

Após a fala de Barbosa, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou, em nota pública, que a declaração foi "preconceituosa e desprovida de conhecimento da realidade" do trabalho da categoria. “O advogado acorda cedo e dorme tarde, vigilante na defesa do cidadão", registrou a nota na ocasião.

Fonte: G1
Anterior Próxima