Look du Jour: O que vestir como estudante de Direito e advogado em cada momento

bit.ly/look-dele | Indo direto ao ponto. Você que é estudante de Direito, anote: até começar o estágio você pode ir pra faculdade como um estudante universitário qualquer no seu combo jeans, tee e tênis sem problema. Deixarei aqui alguns exemplos, com um leve dress up pra começar a entrar no espírito da coisa.

Se você apreciar essas nossas dicas, compartilhe com seus amigos da faculdade. Com certeza eles apreciarão as sugestões e buscarão novas orientações sobre outros estilos. Sua moda é você quem faz! Portanto, confira os looks e não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo. É sempre importante! E vamos ao que interessa.
Confira também: Look du Jour Femilino

Looks da faculdade


Looks do Estágio

Quando o estágio começa, aí o terno com gravata se faz necessário. Porque sim, pro seu estágio você terá que usar terno e gravata. Se você for direto da faculdade pro estágio ou vice-versa, pode ir pra Faculdade no combo típico de um advogado, sem problema. E pra ir à alguma audiência, mesmo sendo estudante de direito, tem que usar terno com gravata.


Looks do Advogado

Pra quem advoga já, terno com gravata é o uniforme default. Pro dia a dia vale um terno claro (fique com um cáqui ou cinza e esqueça as outras possibilidades… safer!), já para uma ocasião mais formal ou onde queira dar um ar mais imponente fique com ternos mais escuros, marinho ou cinza. Sim, vale um preto também, fazer o quê… estou falando isso porque usar terno preto, de manhã nos trópicos é a pior de todas as opções. Calor na real e visual wise.

Em ambos os casos (claro ou escuro) podem até ter padronagem como um xadrez ou um risca de giz. Aposte nos mais discretos que não tem erro.

O paletó pode ser de abotoamento simples (2 ou 3 botões) ou duplo (jaquetão), slim fit ou tradicional. Pode ter lapela notch ou pontuda, abertura única ou dupla na traseira do paletó. Não acho uma boa um cropped, mas se quiser usar um, escolha uma versão ligeiramente cropped no paletó. A calça pode ter barra normal ou italiana. Mas que não faça volume em cima do pé. Pra saber como um terno deve cair to a T, clica aqui. E/ou dá uma boa olhada nas fotos.

Camisa branca ou azul clara para os escritórios mais tradicionais. As camisas podem ser listradas ou xadrez mas do tipo discretas. Valeria ainda uma clara gelo, rosa, lilás etc e tal para escritórios mais flexíveis. O colarinho it is up to you e o seu rosto/pescoço, o nó idem. O nó simples continua curinga. E o semi-windsor uma alternativa na medida. Pode usar colarinho com botões, mas deixe este pro dia a dia e não para ocasiões mais importantes. E sim, pode vez ou outra se valer daquela camisa com colarinho/punho contrastante. Mas nessa fique com camisa azul e colarinho e/ou punho brancos e vice-versa que dá mais certo. O corpo da camisa pode ser aquele listrado também.

Pode usar uma camisa de punho duplo com abotoadura to kill it. E hankie também. Um prendedor de gravata está nessa. Um colete pra variar idem.

A gravata que pode ser skinny desde que não superskinny, listrada, de bolinhas (ou com outros desenhos geométricos, tipo quadrados pequenos por exemplo), xadrez ou lisa. Uma paisley também valeria. E a gravata pode ser o elemento que vai dar uma quebrada na sisudez do look, via cor ou cores.

Sapatos de couro de amarrar, escuros (preto ou marrom), mas valeria um mocassim mais durinho ou um monkstrap ou slip on as well. Falei neste post sobre os sapatos e o terno. Dá uma olhada neste post aqui e neste outro aqui.

Meias na cor da calça ou do sapato. Sapato marrom escuro ou preto (se o terno for preto, preto é a única opção). Cinto to match a escolha. E aqui eu falei sobre os cintos formais/sociais que são os indicados pra usar com terno.

E pasta executiva e afins. Que pode ser uma mais moderna até.

Pode usar também um terno na base do mismatched. Tipo calça de uma cor e paletó de outra pra trabalho do dia a dia, mas não pra coisas importantes como audiências por exemplo.

Se por algum acaso você for trabalhar num escritório mais informal daqueles que aboliu o terno, escolha uma calça social com camisa e blazer com ou sem gravata e um mocassim, sapato de couro ou de camurça como seu uniforme. Ah, Di mas no meu até rola jeans… então fique com um jeans escuro, sem detonações, com a barra no lugar e camisa e sapato ou mocassim no mínimo. É sempre bom ter um blazer (marinho é um ótimo curinga, e o cinza idem) à mão pra atender alguém importante do nada. Camisa sempre pra dentro da calça. Na cor que desejar. Mas em tons clarinhos ou medianos top é uma escolha melhor pro dia. Vale ainda suéter e cardigan. Com ou sem gravata.

Mas ó, mesmo trabalhando num ambiente mais informal, ir ao tribunal, assistir a audiências, falar com o juiz são situações que pedem um terno com gravata. 

Uma dica: se trabalhar num escritório, você até pode ficar no escritório trabalhando na sua mesa sem o paletó, mas se for atender a algum cliente ou ao chefe, coloque o paletó. E feche accordingly. E isso vale pra estudante e profissional formado.

Detalhe: Andou aparecendo por aí um projeto de lei ou uma lei que abolia o uso de terno no Rio de Janeiro e acho que em outros estados. Mas por aqui não vingou. Quer dizer, com esta “lei” fica a critério da empresa ou escritório decidir qual o seu dress code, (como aliás acontece em todas as áreas) e a maioria esmagadora ainda aposta no terno com gravata pra advogar. Ou seja…

Help do Felipe Rigueira, futuro advogado e leitor do blog dudesmodernos.com.

Fonte: dudesmodernos.com

14/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. E a materia de como as advogadas devem de vestir? Deixaram a desejar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERO DEIXA A MINHA INSATISFAÇÃO,ESTA FALTANDO LOOK FEMININO AQUI NA CAPA DA MATÉR

      Excluir
  2. E a materia de como as advogadas devem de vestir? Deixaram a desejar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira o Look du Jour feminino: www.amodireito.com.br/2014/09/look-du-jour-feminino-o-que-vestir.html

      Excluir
  3. Um post para as advogadas sera justo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira o Look du Jour feminino: www.amodireito.com.br/2014/09/look-du-jour-feminino-o-que-vestir.html

      Excluir
  4. Mulher não estuda Direito? ¬¬

    ResponderExcluir
  5. E nos futuras advogadas, nao precisamos nos vestir bem??? Valeu aiiii!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira o Look du Jour feminino: http://www.amodireito.com.br/2014/09/look-du-jour-feminino-o-que-vestir.html

      Excluir
  6. Meu que aburso essa matéria. Na vida real nemo os advs usam terno completo todos os dias!!

    ResponderExcluir
  7. Estudante pode ir tambem de havaianas, bermuda e qualquer camisa.... alias, e com muito sono. Kkkkk

    ResponderExcluir
  8. 5 Anos de estudo, pós graduação, investimento financeiro, emocional, provas e mais provas, inumeros trabalhos, TCC...etc....etc...etc e mais tudo isso acima pra ficar desempregado(a) ou concorrer a vagas como associado que pagam R$2.000,00, se tiver mais de 35 anos é considerado velho(a), se for formado(a) em outras faculdades que não as de Primeira Linha e não falar inglês esta fora das boas e raras oportunidades mas, pode-se optar para os concursos onde quinhentas pessoas disputam uma vaga e estudam por varios anos para, apos a aprovação, se houver, ficar o resto da vida fazendo o a,b,c...
    Realmente uma excelente carreira!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamento de perdedor ,toda carreira tem dificuldade ,fala uma que é dinheiro em abundância e certeza ??

      Excluir
  9. Não estamos tendo é o dinheiro msm pra ir desse modelo pra faculdade. Tô preparado "guarda-roupamente" pra isso não

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima