Euro

Direito é o curso mais concorrido do vestibular

http://goo.gl/1lDzb9 | Com 139,29 candidatos concorrendo a uma vaga, o bacharelado em Direito no campus Camaragibe é o curso mais disputado do Vestibular 2015 da Universidade de Pernambuco (UPE), que divulgou ontem a concorrência do processo de ingresso. O segundo curso mais procurado pelos 88. 384 estudantes inscritos é o bacharelado em medicina no interior do estado, no campus de Serra Talhada, com 92,10 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, com 84,25 inscritos por vaga, novamente o curso de medicina, no campus Garanhuns.

Para quem vai tentar uma vaga na UPE através do sistema de cotas, a disputa será ainda mais difícil. No curso de direito de Camaragibe, para os cotistas, a concorrência chega a 149,75 por vaga, seguido de medicina (Serra Talhada) e odontologia (Arcoverde) com 117,50 e 86,50 candidatos por vaga, respectivamente.

Para quem está deixando o ensino médio, na terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) o curso de direito da unidade de Camaragibe também é o mais concorrido, com 66,80 estudantes disputando uma vaga.

A disputa acirrada por uma vaga no curso de Direito não surpreendeu Victor Ribeiro, 17 anos. A alta concorrência repete um cenário que começou no processo seletivo de 2013 e, para o estudante, é uma motivação extra. “Olhar para este resultado me faz querer ser melhor, merecer estar ali. Estou me preparando, estudo mais de quatro horas por dia, assisto aulas extras e estou confiante. Se eu não acreditar em mim, minhas chances diminuem bastante”, afirma o fera.

Para o presidente da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) da universidade, Ernani Martins, a grande novidade este ano é o aumento da procura pelos cursos do interior do estado. “Atribuímos este crescimento ao fato dos estudantes estarem procurando os cursos mais próximos aos locais onde residem, além do número reduzido de vagas se comparado aos cursos da capital”, explicou. Durante a divulgação da concorrência, o reitor da UPE, Carlos Calado, falou da importância de interiorizar o ensino, mas afirmou que até que os problemas enfrentados pela universidade sejam superados, nenhuma outra unidade será anunciada. “Precisamos de concurso público para docentes e, principalmente, para servidores técnico-administrativos. Trabalhamos hoje com mil docentes e cerca de 300 técnicos, enquanto quase 4 mil servidores estão nos hospitais universitários. Precisamos de, mais ou menos, 600 técnicos, a realização de concursos é muito importante”, finalizou.

Este ano 88.384 estudantes se inscreveram para concorrer a uma das 3.460 vagas em 53 cursos nos 10 campi da UPE. A queda de 3,6% do número de inscritos não preocupa a comissão organizadora do processo seletivo, que avalia como uma variação natural, dentro da margem observada nos anos anteriores. Do total de candidatos, 45% pretendem uma vaga no vestibular tradicional, 24%, 18% e 13% se inscreveram no SSA 1,2 e 3, respectivamente.

As provas da segunda fase do Vestibular 2015 da UPE acontecem nos dias 7 e 8 de dezembro e a partir do dia 10 de novembro os cartões informativos estarão disponíveis. Os inscritos no SSA 3, que fazem provas nos dias 16 e 17 de novembro, podem imprimir os cartões a partir do próximo dia 27.  Já os feras do SSA 1 e 2 fazem provas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e a partir do dia 3 de novembro poderão imprimir os cartões.

Fonte: diariodepernambuco.com.br
Anterior Próxima