Relatório apresentado pela OAB expõe situação preocupante do sistema carcerário

http://goo.gl/pRLlVM | Um relatório expondo a situação carcerária do Ceará foi apresentado pela Ordem dos Advogados (OAB-CE) nesta quinta-feira, 13, resultado de um trabalho desenvolvido desde 2011.

Delegacias, cadeias públicas e presídios da Capital e do Interior foram visitados pela Comissão de Direito Penitenciário, que identificou situações semelhantes, como: presos em delegacias, superlotação de detentos, precariedade da estrutura física e falta de segurança tanto para os servidores, quanto para a sociedade, já que em alguns casos as delegacias se encontram ao lado de residências.

Neste ano, as unidades de Tianguá, Horizonte, Canindé, Maracanaú, Baturité, Aracati e Maranguape já foram visitadas. Em Fortaleza, a Delegacia de Capturas e Polinter (DECAP) e o 8º Distrito Policial (DP), na Cidade 2000, foram analisados.

O problema mais evidenciado pela análise é a lotação das celas. O presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Márcio Vitor de Albuquerque, citou, na ocasião de apresentação do relatório, o caso ocorrido em Canindé como exemplo da situação preocupante dessas unidades, onde um preso foi obrigado a se vestir de mulher e humilhado. Um vídeo que revela imagens dos abusos foi enviado de forma anônima à OAB-CE.

Segundo Márcio, “situações como esta prejudicam os direitos humanos e mostram a situação lamentável em que as cadeias do Estado se encontram”.

Entre outros fatores apontados no relatório estão ainda as ferramentas utilizadas por policiais e profissionais de segurança, que estavam vencidas, e a dificuldade para cumprir ações policiais em áreas de risco, pela ausência de materiais adequados para a ação.

O presidente da Ordem, Valdetário Andrade Monteiro enfatizou que “o sistema penitenciário é parte da violência”, e que, a partir destes dados, medidas precisam ser tomadas por meio de órgãos responsáveis.

Fonte: opovo.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima