Pesquisa da Universidade de Stanford revela os benefícios do Coaching Educacional

http://goo.gl/vf4vTK | Os Estados Unidos possuem atualmente grandes empresas de treinamento especializadas em coaching para estudantes universitários. Os trabalhos são realizados com dois treinamentos básicos: o primeiro é voltado para os estudantes universitários jovens; um dos principais focos de trabalho com esse público é o alto índice de desistência nos cursos de graduação; o segundo treinamento é voltado para estudantes adultos, com foco no aperfeiçoamento da capacidade de aprendizado.

Pesquisa do professor Eric Bettinger, da Universidade Stanford, demonstra que nos grupos de estudantes que realizaram treinamento de Coaching o índice de estudantes que consegue concluir os cursos de graduação aumenta em média 15%. A Universidad de Almeria, na Espanha, oferece desde 2009, atendimento de Coaching a seus estudantes, sobretudo em programas que estimulam o empreendedorismo.

De acordo com Allan Alves, Diretor Presidente da RHSG Gestão de Pessoas e Soluções empresa especialista em Educação Corporativa e Desenvolvimento Humano e que desenvolve o Coaching Educacional em universidades e escolas de todo o Brasil, o Coaching Group Educacional é um extraordinário método que interage com os alunos em busca de compartilhamentos de conhecimentos e trocas de experiências, fazendo com que sejam mais assertivos e estabeleçam um compromisso mútuo. “Diferentemente do procedimento individualizado, este trabalho é executado a um grupo, visando atender de forma geral o maior número possível de pessoas, claro mantendo um número máximo de pessoas, a fim de manter a qualidade e comprometimento para com o intuito do trabalho”, comenta Allan Alves.

“O trabalho de Coaching com estudantes segue algumas estruturas como: definição de uma meta em relação aos estudos; identificação dos obstáculos para o cumprimento da meta; levantamento de estratégias comportamentais que precisam ser adquiridas e aplicação de um treinamento específico para cada uma delas, com avaliação periódica dos resultados alcançados”, afirma Allan Alves.

Muitos cursos oferecem alternativas de estratégias para serem desenvolvidas baseadas em pesquisas sobre o comportamento de estudantes de sucesso; isso é o que se chama de modelagem do comportamento para adquirir hábitos eficientes. “Um bom exemplo disso é o treinamento de capacidades que ampliam a eficiência do aprendizado, como técnicas de leitura dinâmica”, finaliza Allan Alves.

Um tipo de público que obtém excelentes resultados com coaching são vestibulandos e pessoas inscritas em concursos públicos. O coach (treinador) potencializa a motivação dos estudantes e a utiliza como ponto de apoio para produzir grandes mudanças na estratégia de aprendizado e na melhoria da autoconfiança.

Fonte: maxpressnet.com.br

Anterior Próxima