Aproveite a faculdade superando todas as dificuldades! 10 dicas para um calouro de Direito

goo.gl/JcL9Fd | Aproveitar a faculdade é muito mais do que ir em todas as festas ou tirar 10 em todas as matérias. Aproveitar a faculdade é saber viver superando todas as dificuldades impostas, sem desanimar e aprender a aceitar a conseqüência das escolhas. Na faculdade, se você falta aula o azar é seu! Se você foi mal em uma prova, porque tomou um porre na noite anterior, o azar é seu!

Por isso, o período inicial é fundamental para definir como você quer levar a sua faculdade, conhecer o que te espera e iniciar o amadurecimento necessário para a sua formatura, para facilitar, listei algumas dicas:

1 - Facilite sua vida na faculdade.


A faculdade será o seu mundo, ainda que o curso de direito não tenha uma carga horária tão pesada quanto medicina e engenharias, a maior parte da sua vida, do primeiro ano à formatura será dedicada a ela, não faça disso um problema, facilite as coisas. Reclamar da instituição é fácil, mas primeiro questione-se se você realmente tem razão em questionar, se você faz a sua parte como aluno. Sempre utilize os meios apropriados para apresentar soluções como representantes, coordenação, ouvidoria ou o centro acadêmico. Se não atingir o resultado esperado, não hexite em pedir transferência, principalmente se for particular. Vale muito mais ser feliz, do que viver reclamando.

2 - Professores podem ser bons amigos.


Você com certeza saíra da faculdade e não conhecerá todos os tipos de professores que podem existir. Uns mais amigos, uns carrascos, uns legalzinhos, outros complicados. O importante é saber respeitá-los, todos da mesma forma. Arranjar encrenca com um professor pode ser altamente prejudicial e, por isso, nem sempre é a melhor opção.

3 - Faça bons amigos.


É muito provável que você já tenha seu círculo de amizades que levou do colégio. Mas na universidade a tendência é que o círculo aumente muito, principalmente em razão do tempo que passarão juntos. Em geral, no começo, a turma é muito unida pois ninguém faz estágio, festa todo final de semana (e até durante a semana), procure manter todos os mais unidos possíveis. Como qualquer círculo de convivência, as diferenças começam a formar as “panelinhas”, fofocas e tudo aquilo capaz de destruir uma boa união. Evite, faça a sua parte.

4 - Não esqueça de sua família.


Mesmo que sua faculdade tome mais tempo, com leituras, trabalhos e aulas, não esqueça dela. Nos momentos de maior estresse, sua família vai sofrer junto, vai tentar ajudar, vai orientar.

5 - Leia muito.


Que um estudante de direito deve ler bastante você já deve ter ouvido, e não é mentira. A leitura é fundamental, para aprendermos a argumentar, a escrever e para crescermos. Leiam tudo o que puderem.

6 - Aprenda a escrever bem.


Escrever bem é a principal arma de um operador de direito, por isso, é muito comum professores serem poucos tolerantes com o português errado, por isso procurem escrever o mais correto possível.

7 - Estágio na hora certa.


Como falei no início, a prática é essencial a uma boa formação. Mas tenha paciência, trace o seu objetivo. Meça os prós e contras de fazer um estágio logo no início da faculdade. É neste momento que mais aprendemos.

8 - Feste muito, mas com responsabilidade.


Aproveite, é a melhor época da sua vida para curtir festas, você já não é mais criança e por isso é muito provável que seus pais presumam que você tenha responsabilidade (lógico que isso vai depender do seu histórico). Por isso, aproveite com responsabilidade. Não beba se for dirigir, saiba o momento certo de parar. E divirta-se, porque os anos de faculdade não são feitos só de livros!

9 - Aprenda a escolher o seu código.


Veja o artigo Códigos 3 em 1, Vade Mecum e algo mais high tech.

10 - E nunca se esqueça: VOCÊ faz a diferença na faculdade.


Se você pretende entrar na faculdade e esperar que um professor fique no seu pé, cobrando para que você não falte, não vá mal nas provas e preste atenção na aula dele, esqueça. Na faculdade quem faz a formação é você! Você tem todas as possibilidades do mundo: estudar apenas para a prova, estudar todos os dias, não estudar nada, festar o tempo todo, fazer estágio, não fazer estágio. Tudo vai depender do tipo de pessoa que você deseja ser. Faça de tudo, com equilíbrio e responsabilidade e saiba que além de um ótimo profissional, você saíra da faculdade uma ótima pessoa.

Fonte: estudante de direio blogspot

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima