Descubra como os videogames podem melhorar sua atenção

http://goo.gl/dP89hP | A gameficação tem sido uma tendência nas salas de aula, por tornar o aprendizado mais divertido e estimular a vontade dos estudantes de continuar progredindo, como se estivessem alcançando os níveis de um game.

No entanto, não são apenas essas as vantagens que os vídeo games podem trazer para o aprendizado. Se usados com moderação, os games têm a capacidade de aumentar a concentração, memória, coordenação motora e habilidades de planejamento das pessoas.

A explicação, segundo um estudo recente publicado pelo Instituto Max Planck e a Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus, está no fato de que as áreas do cérebro responsáveis por tais funções são desenvolvidas com o uso de videogames. No experimento, voluntários jogaram Super Mario 64 por 30 minutos diários, no período de um mês. Os voluntários apresentaram ganho de massa cinzenta no hipocampo direto, córtex pré-frontal direito e no cerebelo, provando que a melhora para a saúde do cérebro é real.

Os benefícios são tão positivos que podem afetar positivamente até crianças com Dislexia, conforme comprovou umestudo realizado por especialistas da Universidade de Pádua, na Itália. Ao observar um grupo de crianças disléxicas após todos os participantes terem jogado por 80 minutos diários, ao longo de nove sessões, os cientistas comprovaram que houve melhora nas habilidades de leitura de todas.

Os jogos de ação também exercem um efeito benéfico na visão dos jogadores. A professora Daphne Bevelier, da Universidade de Rochester, conduziu uma pesquisa que comprovou uma melhora de 58% na percepção de contrastes de tons de cinza em pessoas que praticaram tais jogos, algo que só costuma ser obtido através de cirurgias ou do uso de óculos.

Porém, para aproveitar os games em seu maior potencial e não provocar efeitos prejudiciais, como dor nas costas gerada por má postura, ou tendinite, o ideal é jogar por um tempo delimitado, sem excessos.

Fonte: noticias.universia.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima