Estudante, conheça 5 habilidades que devem ser desenvolvidas para ter sucesso no futuro

goo.gl/KI9D6L | No ambiente educacional atual, dominado pelo avanço tecnológico e onde tudo está conectado, o perfil dos estudantes e professores não é o mesmo que aquele encontrado há alguns anos.

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, os jovens devem ser preparados, como futuros profissionais, para estarem dispostos a lidar com diferentes situações de uma forma criativa e eficiente. Essa preparação já começa na escola, onde certas habilidades devem ser começar a serem desenvolvidas pelo estudante.

Confira a seguir 5 principais habilidades que todo estudante precisa desenvolver para garantir um futuro promissor:

1 - Administrar os seus próprios estudos

O estudante é capaz de controlar o seu próprio processo de aprendizado quando aprende a ter conhecimento a respeito das suas necessidades, ou seja, daquelas matérias que ainda não estão claras para ele. Além disso, ele também costuma estar sempre à procura de uma oportunidade para aprender um assunto novo, em qualquer ambiente.

2 - Realizar pesquisas online de uma forma eficiente

Um bom estudante sabe utilizar, da melhor maneira possível, sites de busca como o Google, por exemplo. Para isso, ele sabe escolher os termos mais adequados para direcionar corretamente a sua pesquisa, além de limitá-la para obter os melhores resultados. É importante ressaltar que esse tipo de aluno também é capaz de avaliar a credibilidade das fontes utilizadas por ele, considerando o estilo, objetivo e público dos conteúdos acessados, para, dessa forma, determinar se o assunto tem ou não credibilidade.

3 - Manter a saúde física e emocional 

Para ter sucesso na vida acadêmica, não basta só estudar. O estudante deve encontrar um equilíbrio entre a vida escolar e a vida pessoal, entendendo a importância das do lazer para a saúde. O aluno deve procurar praticar algum esporte ou algum outro tipo de atividade física, assim como realizar atividades de relaxamento, como yoga e a meditação, por exemplo. Além disso, ele deve cuidar bem de sua alimentação.

4 - Administrar bem o próprio tempo

Em geral, o estudante que sabe administrar o seu tempo tem uma grande capacidade para controlar a sua própria vida. Como consequência, ele diminuirá o estresse do dia a dia, garantindo uma vida mais saudável. Certos hábitos são considerados como pré-requisitos para gerenciar o tempo de uma forma eficiente: organização, planejamento, priorização das tarefas mais importantes, manutenção da saúde física e mental, foco e flexibilidade.

5 - Saber perguntar

Um bom aluno sabe direcionar as suas perguntas ao professor de maneira que elas sejam relevantes e apropriadas ao respectivo contexto. Uma boa forma para estimular essa habilidade é treinar a elaboração de perguntas em casa: você pode reservar um momento do seu dia para escrever questões sobre os assuntos abordados em sala de aula, de forma que elas sejam compartilhadas com os demais colegas.

Se você ainda está na escola e já planeja conquistar os seus objetivos, tais como ingressar em uma boa universidade ou conseguir uma posição destacada no mercado de trabalho, não deixe de aplicar essas dicas na sua rotina de estudante. A construção do seu sucesso começa desde cedo!

Fonte: noticias universia 

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima