http://goo.gl/pr1rZT | O juiz da 2ª Vara Cível de Itu (SP) condenou por improbidade administrativa o deputado federal e ex-prefeito Herculano Passos Junior, o vereador e ex-vice prefeito Josimar Ribeiro e a atual secretária de Educação do município, Marilda Cortilo. A condenação prevê que os três tenham os direitos políticos cassados por oito anos e paguem multas. Além deles, também foram condenados os donos de três empresas.
A ação do Ministério Público apontou que houve contratação irregular da empresa Pekos para capacitar, na área de música, os professores da rede pública. A investigação encontrou ainda fraude na licitação e superfaturamento de preços envolvendo outras duas empresas.
A Justiça determinou que todos os condenados devolvam mais de R$ 60 mil aos cofres públicos. A decisão ainda cabe recurso.
O vereador Josimar Ribeiro e Renato Benedetti, que representa a empresa RB Produções Artísticas, informaram que ainda não foram notificados e disseram que vão recorrer da decisão.
A Prefeitura de Itu mandou nota sobre Marilda Cortilo informando que a secretária de Educação continua no cargo , vai recorrer e acredita na reversão do resultado.
Herculano Passos Junior, deputado federal e ex-prefeito da época, informou que ainda não foi notificado e quando isso acontecer vai tomar as medidas judiciais cabíveis, pois tem consciência da sua inocência.
A empresa SQN Evento - Artes e Criações Artísticas foi procurada e até o momento não se manifestou.
A Pekos Eventos e Produções Artísticas LTDA não foi localizada.
Fonte: g1.globo.com