OAB: Especialista orienta para a segunda etapa

http://goo.gl/Cv9dgT | A segunda fase do Exame de Ordem é composta pela peça prática e por quatro questões discursivas. Ambas são referentes a apenas uma das disciplinas do conteúdo programático (Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário), pela qual o candidato opta no ato da inscrição.

No entanto, um fenômeno se repete a cada edição da prova: algumas disciplinas se mostram atraentes para um número maior de candidatos. De acordo com o coordenador geral da Rede LFG,  João Aguirre, as campeãs em popularidade entre os bacharéis e estudantes são Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Civil.

Segundo o especialista, duas razões explicam por que os candidatos optam mais por determinadas disciplinas. “Acredito que a procura maior se deve em razão da amplitude das respectivas áreas e devido à maior abrangência que possuem no mercado de trabalho”, diz.

O professor ressalta, porém, que esta escolha deve ser muito bem pensada, já que a falta de conhecimento básico sobre a disciplina escolhida pode prejudicar a realização da prova. “Aconselho o aluno a escolher a área com a qual possui mais afinidade e conhecimento e a não se pautar por boatos ou lendas de que existe uma área mais fácil do que a outra”, recomenda.“Como exemplo, podemos citar a situação de um aluno que sempre fez estágio na área trabalhista. A sua opção óbvia deve ser Direito do Trabalho. Escolher outra área que ouviu dizer ser mais fácil é uma temeridade”, acrescenta.

João Aguirre alerta que o candidato não deve acreditar no mito de que o grau de dificuldade de uma disciplina é menor que outra. “Com o exame sendo aplicado pela FGV o nível de complexidade das sete áreas tem sido elevado, o que não nos permite concluir que exista uma prova mais fácil do que as outras”, frisa.

O coordenador ainda deixa uma mensagem aos candidatos que enfrentarão o exame: “a combinação entre dedicação nos estudos e uma preparação adequada é o caminho para a aprovação”, finaliza.

Fonte: folhadirigida.com.br
Anterior Próxima