OAB/SP deve julgar na próxima segunda pedido de cassação da inscrição de José Dirceu

http://goo.gl/ZGnt9X | A OAB/SP deve julgar na próxima segunda-feira, 24, o pedido de cassação da inscrição nos quadros da Ordem do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O pleito consta na pauta do pleno da seccional paulista.

Embora Dirceu tenha sido condenado na AP 470 pela prática de crimes de corrupção ativa (9 vezes) seu cadastro está regular na OAB. O ex-ministro foi preso preventivamente recentemente no âmbito das investigações da operação Lava Jato.



Em fevereiro deste ano, o advogado Mauro Scheer apresentou pedido neste sentido ao Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem, embora alegasse ter "praticamente certeza" de que foi instaurado processo ético-disciplinar de ofício, "considerando-se tamanha gravidade e repercussão do caso de corrupção".

Segundo o causídico, a corrupção cometida por Dirceu desonra a profissão de advogado, que "é essencial à administração da Justiça, e para que a população reconheça essa característica só pode ser operada por mulheres e homens honrados". Ele argumenta também que o ex-ministro violou diversos dispositivos do Código de Ética e Disciplina da OAB relacionados às condutas vedadas aos advogados.
Que a Ordem dos Advogados do Brasil tome as providências necessárias em relação ao representado, contribuindo assim não somente para a manutenção da honra da classe dos advogados, mas como forma de oferecer uma resposta À sociedade brasileira, que não suporta mais tanta corrupção.
Confira a carta escrita por Mauro Scheer à época.

Fonte: Migalhas
Anterior Próxima