Ex-ministro Joaquim Barbosa elogia veto do STF a empresas que financiam partidos

http://goo.gl/qfuMcJ | O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa comemorou, em postagem na rede social Twitter, o fato de o Senado ter vetado o financiamento de partidos políticos por empresas privadas: “Uma boa notícia: o Senado rechaçou projeto sobre financiamento de partidos e de campanhas políticas por empresas privadas. Alvíssaras!”, afirmou Barbosa. “Por que num país com tanta miséria, onde os salários são tão baixos, empresas encontram meios de doar bilhões a políticos e a partidos?”, questionou o ex-ministro, que atualmente advoga em Brasília.

O comentário de Barbosa no miniblog foi feito no dia 3 de setembro. Na mesma data, por 36 votos a 31, o Plenário do Senado vetou doações de pessoas jurídicas a partidos e a candidatos. O veto se deu em emenda a projeto de lei da Câmara dos Deputados.

O ex-presidente do STF, que foi responsável por conduzir o julgamento do mensalão na corte, afirmou ainda em um de seus posts no miniblog que “doação a partido é escolha que deve ficar circunscrita à esfera individual: é expressão das preferências político-partidárias do cidadão”.

Por André Guilherme Vieira
Fonte: valor.com.br
Anterior Próxima