740 candidatos foram eliminados do Enem, diz ministro da Educação Aloizio Mercadante

http://goo.gl/XHhVHu | Nos dois dias do Enem 2015, 740 candidatos foram eliminados, segundo Mercadante. Além disso, houve três casos de postagem de fotos das provas dentro do local de provas. "Foi um número muito pequeno. Foi um vitória de regras que estão se consolidando", disse Mercadante.

O ministro afirmou ainda que o total de abstenções (faltosos) foi de 25% dos 7,7 milhões de candidatos.

De acordo com o MEC, por uso de equipamentos inadequados, foram 347 participantes eliminados neste domingo (25). Outros 330 participantes foram eliminados no primeiro dia.

A queda no número de candidatos eliminados mostra que "a cultura de respeito às regras" e outras medidas, como formação dos fiscais, uso de detector de metais, estão "surtindo efeito", diz Mercadante.

"Acho que estamos avançando, é uma vitória de regras que estão se consolidando".

Mercadante afirmou que foram eliminados 677 candidatos por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metais.

"Houve redução, o que mostra que a cultura de respeito às regras, com ajuda de detectores de metal, com a formação de fiscais e certificadores e parceria com a Polícia Federal. Acho que estamos avançando. Menos participantes eliminados é uma vitória de regras que estão se consolidando", disse ele.

OCORRÊNCIAS NA PROVA

No segundo dia do Enem, houve quatro emergências médicas e uma gestante que foi encaminhada ao hospital em trabalho de parto.

Mercadante afirmou que três estudantes de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, poderão refazer o Enem, porque a coordenadora encerrou a prova antes do fim. "Foi a única sala de aula com essa ocorrência, a coordenadora encerrou meia hora antes o exame. São três estudantes e eles terão a chance de fazer de novo a prova."

Na Escola em Regime de Convênio Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, no Pará, todos os cerca de 600 participantes terão o direito a fazer o novo exame nos dias 1 e 2. A prova deles foi prejudicada por causa da queda de energia no local.

O ministro Mercadante confirmou que a prova foi cancelada em uma escola de Marituba (Pará) por falta de energia neste domingo (25). No sábado (24), as provas já haviam sido canceladas em Taió (SC) e em Rio do Sul (SC) por conta das chuvas que castigam a região.

Em Marituba, 661 participantes não puderam fazer a prova. Ao todo, 5.203 participantes não fizeram as provas nestes municípios, que poderão fazer o exame em 1 e 2 de dezembro. Segundo ele, as provas terão o "mesmo padrão", com o mesmo nível de dificuldade.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

Segundo o ministro, 831.315 dos participantes que confirmaram a inscrição no Enem 2015 não chegaram a acessar o cartão do Enem com o local de provas. Isso representa 10,7% do total de 7.746.436 candidatos.

TEMA DA REDAÇÃO

"Nos parece também uma reflexão bastante interessante e estimulante para o Brasil, para a nossa cultura e para as escolas brasileiras", disse o ministro sobre o tema da redação.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, rebateu os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marcos Feliciano (PSC-SP), que usaram as redes sociais neste fim de semana para acusar o Exame Nacional do Ensino Médio de doutrinação, por conta de uma questão da prova de ciências humanas, que abordou a célebre frase "Não se nasce mulher, torna-se mulher", da escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir.

Segundo o ministro, a escritora e filósofa teve "grande contribuição" sobre a condição da mulher na sociedade. Ele lembrou que, no passado, as mulheres não podiam votar e eram consideradas incapazes, sem direitos.

"Esse é o contexto do debate. Pessoas podem divergir. Na Educação, tem de estar aberto a discutir, a aceitar", declarou. Acrescentou que não teve acesso às questões antes da prova, por conta do sigilo imposto.

Ainda sobre o tema da redação, que abordou a violência contra as mulheres, ele afirmou que é um assunto importante e que ainda está presente na sociedade brasileira. Ele disse ainda que achou o tema "excelente" para que os mais de sete milhões de participantes reflitam sobre isso. "Mais respeito às mulheres brasileiras", concluiu.

Fonte: G1

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima