Detento aprovado na UFBA aguarda decisão da Justiça, para reescrever a própria história

http://goo.gl/9AgLeL | Condenado a 14 anos de prisão, o detento Osmar Santos encontrou na educação uma chance de reescrever a sua própria história. Ele é um dos três internos do complexo penitenciário de Salvador aprovado na UFBA (Universidade Federal da Bahia), uma das mais cobiçadas e disputadas da capital baiana, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

Foram horas dedicadas aos estudos e um resultado que surpreendeu o detento que já cumpriu três anos de prisão. Ele foi aprovado no curso de administração de empresas e espera se ressocializar por meio dos estudos.

— Pra mim, é muito gratificante, estou muito feliz, apesar de estar no momento como preso, como interno, mas estou realizado. Eu quero recomeçar a minha vida, preciso fazer a faculdade e espero que a Justiça me dê essa oportunidade, essa chance de eu poder cursar, levantar a minha cabeça, voltar para a minha família com outro pensamento, com outro desejo no meu coração.

O complexo penitenciário possui uma escola que oferece cursos do ensino fundamental e médio. Em 2015, 1.160 presos frequentaram as aulas. A proposta é que a educação também ajude no processo de reintegração social dos detentos.



Outro detento aprovado, que não quis se identificar, revelou a importância do feito não só para a autoestima, mas também melhorar a minha visão dele aos olhos dos outros.

A rotina dele é trabalhar na padaria do presídio durante o dia e estudar à noite./ Ele cumpre uma pena de 13 anos e foi aprovado em Letras, na UFBA. O detento teve pontuação de 860 na redação, bem acima da média nacional que foi de 500.

Mesmo sem saber se vão conseguir ingressar na faculdade, pois dependem de uma autorização judicial, eles não param de sonhar e já fazem planos para o futuro.

— Sair daqui já formado e poder desfrutar essa conquista com os familiares lá fora.

— Poder dizer: "Você agora é um universitário". Então eu vou de ex-presidiário para universitário. Legal!

Fonte: Notícias R7
Anterior Próxima