Quase nota máxima! Em Santarém, jovem de 19 anos tira 980 na redação do Enem 2015

http://goo.gl/0gvOs2 | O jovem músico Márcio Sousa Lima, de 19 anos, que mora em Santarém, oeste do Pará, por pouco não alcançou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. De 1000, ele atingiu a nota 980, mas a pequena diferença não o desanima, pelo contrário, não esperava que chegasse a essa pontuação e a expectativa é grande para conseguir cursar medicina.

O resultado da prova foi divulgado na sexta-feira (8). O estudante viu o resultado em casa  por volta das 18h. “Quando eu vi fiquei chocado, a gente nunca espera”, revela.

A redação do Enem 2015 abordou o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Lima conta que imaginava que viesse algo em relação à mulher e que durante o cursinho pré-vestibular escreveu uma redação sobre a Lei do Feminicídio, e por isso não sentiu dificuldades em discorrer sobre o assunto no exame.

Desde o mês de março de 2015, Lima escrevia uma redação por semana no cursinho. Ele ressalta que sempre foi atento às normas da Língua Portuguesa e estrutura da redação. “Acho que os pontos perdidos foram por causa de alguma vírgula”, avalia.



O jovem explica que segue um roteiro para escrever redação e o resultado foi positivo no Enem. No primeiro parágrafo do texto ele expõe as ideias a serem abordadas, como um resumo. A partir daí ele se sente seguro para não fugir do tema. “Na redação coloquei que o Brasil havia evoluído muito criando as leis do Feminicídio e Maria da Penha. Na introdução eu sintetizei o que falei no resto do texto. No segundo parágrafo comecei falando de uma ideia que coloquei na introdução e no terceiro fiz contraponto a ideia do segundo parágrafo. No último parágrafo fiz a proposta de intervenção. Coloquei duas, a educação como base de tudo, de fazer palestras nas escolas, e também palestras e campos de apoio dentro de associações de bairro, coisas próximas às mulheres para que possam denunciar”, lembra.

Medicina

Desde 2013 o jovem faz o Enem, mas em 2015 foi o primeiro ano que estudou exclusivamente tentando para medicina. “Antes eu não sabia o que realmente queria fazer. No começo tentei para Ufopa e fui aprovado para Biotecnologia, mas durante o curso observei que realmente não era o que queria. Então decidi realmente tentar medicina”.

Com a nota do Enem 2015, Lima tentará medicina na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Amapá (Unifap) no sistema de cota, pois estudou em escola pública.

Nota geral

Na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias Lima atingiu 654,1; em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 694,1; em Ciências Humanas e suas Tecnologias 716,2; e em Matemática e suas Tecnologias 670,9. Com isso, somando todas essas notas com a redação e dividindo por cinco, a nota geral de Lima foi 743.

Enem 2015

O Enem 2015 foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro em todo Brasil. No primeiro dia foram aplicadas questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza; no segundo dia os candidatos responderam questões de Linguagens, Códigos, Matemática e fizeram a redação.

Fonte: G1

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. ทดลอง เล่น pg สล็อต ไม่ สะดุด ให้บริการสมาชิกอย่างเต็มรูปแบบ และยังสามารถสมัครผ่านเจ้าหน้าที่ในแอพพลิเคชันที่ใช้งานได้ทั้งบนมือถือและคอมพิวเตอร์ pg slot นอกจากนี้ยังมีช่องทางอื่น ๆ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima