Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas denuncia maus tratos de animais em rodeio

http://goo.gl/i4vRYo | A presidente da Comissão de Bem Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Rosana Jambo, irá encaminhar à Polícia Civil denúncia envolvendo maus tratos de animais durante o evento Circuito Nacional de Rodeio, realizado em Rio Largo.

Por meio da assessoria de Comunicação da Ordem, a advogada informou que recebeu uma série de imagens fortes mostrando os maus tratos contra bois, touros e bezerros durante uma brincadeira que acontece no rodeio para interação com o público.

“São imagens fortes, que mostram enforcamentos de bezerros, de bois sendo montados por mais de três pessoas, com atividade exaustiva sem descanso, além de um flagra de pessoas jogando areia nos olhos de alguns animais. A atividade de rodeio é regulamentada, mas o que vemos naquele espaço não é isso. E o pior, é que o relato do organizador, um homem identificado como Baiano, é que ele afirma ter incrementado o rodeio, porque o modelo tradicional não agrada o nordestino”, contou Rosana.

Ela explicou que, na ação que será entregue à polícia, irá anexar imagens que mostram os maus tratos. “Vamos denunciar o organizador do evento e também todos os participantes que interagem com os animais em claro caso de maus tratos, assim como as autoridades cientes das práticas que estiveram patrocinando esse tipo de atitude irresponsável e criminosa. É importante que os gestores saibam que tipo de lazer estão levando para as suas cidades e que este tipo de lazer é crime”, destacou, acerca do fato de o evento ter o apoio de prefeituras.

 “É inadmissível que uma atividade dessa impingindo maus tratos tenha apoio de gestores municipais, pelo que não consigo vislumbrar que tenham ciência de tal caso. O que vi nas imagens me deixou estarrecida e sem dúvida iremos tomar todas as medidas cabíveis contra esse tipo de ‘brincadeira’”, revelou a advogada, garantindo também que irá denunciar o caso também ao Ministério Público

Segundo Rosana Jambo por trás de rodeios e vaquejadas existem normas a serem seguidas de proteção ao bem estar animal, além da Legislação na Lei 9605/98 que resguarda os bichos. “Mutilar, ferir, causar danos, usar instrumento para esse fim e qualquer tipo de maus tratos é crime”, afirmou.

O evento tem o apoio de prefeituras. A primeira cidade que eles estiveram foi Rio Largo, mas já existe programação para as cidades de Santana do Mundaú, Viçosa e São Miguel dos Campos.

Fonte: cada minuto

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima