Leis universais: veja 10 ótimas regras de etiqueta que todo profissional deveria seguir

goo.gl/8yCTcy | Regras de etiqueta no trabalho variam amplamente de acordo com fatores como nível hierárquico, área de atuação e até região geográfica.

Ainda assim, algumas leis de comportamento no mundo corporativo são universais.

Reunimos algumas dicas da especialista norte-americana Barbara Pachter, autora do livro "The essentials of business etiquette", compiladas pelo site Business Insider.

As orientações vão do uso do celular em reuniões às regras para o aperto de mão. Navegue nos slides para conhecê-las.

Antes de uma reunião, socialize



Você está numa reunião com colegas que não conhece tão bem? Em vez de ficar no "casulo", procure interagir de forma leve e agradável com quem está ao seu lado.  Também vale apresentar desconhecidos, recomenda Pachter, começando normalmente pela pessoa com o cargo mais alto.

Inicie o aperto de mão se você tiver um cargo mais alto



Trocar um aperto de mão no mundo corporativo é muito mais complexo do que parece. Mas há uma regra básica, fácil de memorizar: a pessoa hierarquicamente superior deve sempre iniciar o gesto. Se você está recebendo alguém na sua empresa, também cabe a você a iniciativa de estender a mão.

Sempre se levante para cumprimentar o outro



Não abandonar a cadeira ao ser apresentado a outra pessoa é, antes de tudo, uma postura mal educada. Porém, mais do que isso, levantar-se indica que a sua presença é importante, segundo a autora norte-americana. Se você permanece sentado, corre o risco de ser ignorado.

Não puxe a cadeira para outra pessoa sentar



Antigos "rituais" ditados pelo gênero estão ficando fora de moda - inclusive no âmbito profissional. Por isso, diz Pachter, não faz sentido puxar a cadeira para a mulher se sentar num encontro de negócios. Já segurar a porta para um convidado passar é aceitável.

Guarde o celular



Não disfarçar a sua fixação pelo celular pode gerar grandes constrangimentos para um executivo. Deixar o aparelho sobre a mesa de reunião é desaconselhável. É melhor que fique no bolso, para que suas luzes e ruídos não virem fonte de distração.

Evite comer em reuniões



A não ser que se trate de um café da manhã, almoço ou jantar de negócios, é melhor não ingerir nada em reuniões. É que algum constrangimento pode surgir, diz a especialista, por causa dos barulhos de mastigação ou dos odores da comida. Beber água ou café é permitido.

Cuide da sua postura na cadeira



A menos que você precise demonstrar poder, o ideal é ajustar a altura da cadeira para ficar no mesmo nível de todos os presentes numa reunião. Também evite cruzar as pernas - independentemente do seu gênero. "Pode ser uma distração e até um pouco 'sexy' demais para o ambiente de trabalho", afirma Pachter.

Vista-se adequadamente



A sua imagem profissional depende muito mais das suas roupas do que você imagina. Descobrir qual é o código de vestimenta de uma empresa ou encontro profissional - e segui-lo à risca - é essencial para garantir a sua credibilidade.

Seja pontual



Comparado a outras nacionalidades, o brasileiro tende a ser pouco pontual. No mundo dos negócios, é bom conter essa tendência. Segundo Patcher, chegar na hora para compromissos profissionais é uma atitude que denota seriedade, organização e respeito ao outro.

Vá direto ao ponto



O conselho é simples, mas fundamental: não faça o outro perder tempo. No mundo corporativo, isso significa se comunicar de forma objetiva e concisa. Evitar repetições, comentários desnecessários e digressões também é um sinal de educação no trabalho, diz a especialista.

Por Claudia Gasparini
Fonte: Exame

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima