Você dorme pouco? Confira 6 dicas para ter hábitos de sono mais saudáveis; vídeo

goo.gl/jlRHO1 | Sabe o que acontece com o seu cérebro se você dorme 6 horas (ou menos)? Bom, o que acontece fora do órgão você sabe: você fica um bagaço.

Além disso, dormir pouco aumenta suas chances de ter doenças cardíacas e ser obeso. E um estudo mostrou que voluntários que dormiram 6 horas por noite por 14 dias seguidos tiveram suas funções cognitivas tão prejudicadas quanto alguém que tem 0,1% de álcool no sangue. E isso é o equivalente a estar bêbado.

O vídeo aqui embaixo fala de maneira didática sobre os efeitos negativos de dormir pouco a médio e a longo prazo:

Veja o vídeo:



Dormir bem melhora seu humor, sua produtividade, sua capacidade de aprender e se concentrar e, mais assustadoramente, sua capacidade de ser feliz. Quem dorme pouco ou mal pode ter que enfrentar as consequências na saúde e no cotidiano, mas quem dorme demais também não vai passar o dia na melhor forma. Se você vem de um longo ciclo de dias ou semanas dormindo mal, nós temos algumas dicas que vão te ajudar a encerrar esse hábito e recomeçar a dormir bem. Dá uma olhada:

1. Mantenha um diário do sono

Esse dá trabalho, mas se você está dormindo mal há dias, vale tentar: mantenha um diário do seu sono, que registre seu humor e hábitos antes de dormir, a qualidade do sono e seu nível de descanso e produtividade quando acordar. Você vai identificar padrões e gatilhos pra quando você dorme bem ou mal

2. Tenha um ritual

Não use a cama nem o quarto pra nada que não seja dormir. Faça do seu quarto um santuário do seu descanso e tenha um ritual de dormir: desligue os eletrônicos, coloque um pijama confortável e apropriado à temperatura da ocasião, vá deitar e acorde mais ou menos no mesmo horário todos os dias.

3. Se necessário, durma menos pra dormir mais

Essa dica é mais drástica, mas talvez seja melhor dormir pior em um dia - ou seja, se privar forçadamente de sono - pra cansar o corpo e fazê-lo dormir melhor no dia seguinte.

4. Se for tirar sonecas, faça do jeito certo

Se você dorme mal, fuja das sonecas no fim da tarde e das que durarem mais de 30 minutos.

5. Esvazie a cabeça

Olha a ironia: tem gente que não dorme porque fica se revirando na cama, preocupado com o que vai acontecer se não dormir. É ansiedade. A melhor solução pra isso é esvaziar a cabeça com práticas como meditação, por exemplo - que, se você lê a GALILEU, já sabe que é boa pra uma porção de coisas.

6. Se preciso, vá ao médico

Nada disso deu certo? Procure um médico. Privação de sono é um dos hábitos corriqueiros mais prejudiciais a nossa saúde. Não adie isso.

Fonte: revistagalileu globo 

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima