Estudante de Rondônia é aprovado em Harvard e mais três universidades americanas

goo.gl/dHsJa3 | O estudante Leonardo da Silva Brito, de 17 anos, foi recebido com festa nesta quinta-feira na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, que fica em Presidente Médici, cidade a 400 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia. O jovem, que estudou na escola pública desde a 1ª série do ensino fundamental, acaba de ser aceito em quatro universidades americanas. Leonardo já está com as malas prontas para estudar em Harvard, onde conseguiu uma bolsa integral. As outras três são Columbia, Tufts e Stanford. A Universidade de Harvard é uma das mais prestigiadas do mundo, fundada em 1636. Por lá passaram nomes como Barack Obama, Al Gore, Bill Gates e John Kennedy. Foi em Harvard que Mark Zuckerberg estudou e criou o Facebook.



Apesar da conquista, Leonardo fala de uma rotina que ele não considera pesada. No ano passado, quando cursava o 3º ano do Ensino Médio pela manhã, dedicada a tarde para os estudos em casa.

— Eu aproveitava o máximo de tempo em sala de aula. Em casa, estudava das 13h às 21h revisando conteúdo e explorando coisas novas. Sempre gostei de desafios. Minha rotina durante a semana era bastante puxada, que não era ruim. Nunca encarei o estudo como obrigação, mas sim como prazer — frisou Leonardo. — Durante a semana era assim, mas o fim de semana era dedicado aos amigos. Gosto de jogar videogame, futebol.

Mas revela que até na hora do lazer, cuida dos estudos:

— Sempre gostei de assistir séries americanas para aprimorar o meu inglês.

Leonardo é filho da professor de Matemática Andreia Silva Brito e do policial militar Luiz da Rocha Brito. No entanto, quando o assunto é sobre qual a profissão ele vai escolher, a resposta é taxativa: ainda não sei.

— Não tenho certeza do quero fazer. Como nos dois primeiros anos em Harvard não preciso escolher um curso específico, pretendo usar o sistema a meu favor. Quero explorar o máximo todas as áreas e só depois escolher o curso — explicou o estudante, revelando que tem interesses em Matemática Aplicada, Ciências Políticas e Economia.

Em 2015, com apenas 15 anos, Leonardo foi para a Universidade de Oxford. Lá fez um curso de Relações Internacionais e acumulou mais experiência. Também em 2015, conquistou o primeiro lugar em um concurso de redação e foi indicado para representar o Brasil na Suécia no 44º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU). Participar da maior gama de concursos possível também era uma forma de aprendizado.

— Participar de programas, de olimpíadas, é uma experiência que nos torna mais humilde. Sei que vou sempre ter muita coisa a aprender e terá alguém melhor que eu para ensinar — ensina Leonardo Silva Brito.

*Leia essa matéria na íntegra através do link abaixo:
https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/estudante-de-rondonia-aprovado-em-harvard-mais-tres-universidades-americanas-21295272

Por Célia Costa
Fonte: oglobo globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima