Confira 5 excelentes dicas que utilizo para você melhorar agora mesmo sua escrita

goo.gl/hLErvf | Escrever é necessário, agradável e muito importante que seja de uma forma que atinja seu objetivo, afinal de nada adianta transmitir um conteúdo se ele não for recebido da maneira correta ou de forma agradável ao leitor.

Olá pessoal tudo bom? No artigo de hoje, quero passar para você algumas dicas das quais já utilizo para que você melhore a partir de agora sua escrita.

1ª dica - Escreva sobre algo que você ame ou tenha conhecimento 

A primeira dica, pode até parecer chover no molhado, mas é muito importante. Quando escrevemos sobre algo que já temos conhecimento, torna-se muito mais fácil tratar do assunto com autoridade, ser mais direto e mais claro naquilo que pretendemos abordar.

Um conselho que eu dou a vocês, é que não é preciso ter o conhecimento daquele conteúdo hoje para elaborar um bom artigo sobre o tema amanha, para isto basta estudar a matéria, beber de diversas fontes e organizar o conteúdo para distribuir da forma que você considere de melhor compreensão ao leitor.

Muito provavelmente, você ao elaborar seu TCC, tenha tido diversos temas em mente onde provavelmente nem sabia por onde começar a abordagem, mas após pesquisar sobre o assunto, tornou-se apto a emitir uma opinião sobre o assunto e conseguiu elaborar um conteúdo de qualidade.

Portanto, escrever sobre algo que se tenha conhecimento, é o primeiro fator que irá lhe ajudar a produzir conteúdos melhores. E lembre-se, não é preciso ter a expertise daquele conteúdo hoje. Se você gosta da área trabalhista ou qualquer outra, entretanto não tem muito conhecimento no assunto, basta se aprofundar e com certeza você estará apto e emitir excelentes opiniões sobre o tema.

2ª dica - Evite o "juridiquês" ou qualquer outro termo que torne difícil o entendimento do seu texto

Já foi a época que as pessoas se impressionavam com quem utiliza jargões rebuscados, inclusive com o advento da internet, os textos se tornaram cada vez mais claros e de fácil compreensão.

Como já falei em artigos anteriores, vivemos tempos líquidos, onde as pessoas querem cada vez mais consumir conteúdo de forma rápida. Inclusive este artigo deve estar sendo lido apenas em partes por muitas pessoas, ou por falta de tempo, paciência ou simplesmente preguiça.

Outro ponto importante sobre esta dica, é que seu texto poderá ser lido por diversos públicos, e você deve pensar em qual deles você pretende atingir. Um artigo voltado para profissionais do direito, deve ter uma abordagem diferente para aquele focado a possíveis clientes, um texto de doutorado, terá uma escrita diferente de uma graduação e por ai vai.

Portanto, se você pretende atingir um público geral na internet ou para possíveis clientes, evite jargões de difícil entendimento ou qualquer outro termo que tornará seu texto de difícil compreensão pelo leitor.

Por fim, importante ressaltar que termos como "vc" e "fds", devem ser completamente descartados do seu vocabulário, seja em um post descontraído em sua rede social, seja em um artigo jurídico, ressalvando apenas sua conversa com familiares e amigos. Mas lembre-se, jamais fale com um cliente utilizando estes termos.

Vale destacar que escrever de forma descomplicada, não significa escrever errado.  

3ª dica - Utilize uma estrutura textual que torne seu conteúdo leve para o leitor   

A minha terceira dica vai para que você se atente também a estrutura do seu texto, organizar parágrafos, fontes, títulos e subtítulos, são técnicas poderosas que tornarão seu texto de fácil compreensão e muito mais leve para o leitor.

Você provavelmente já deve ter notado que textos grandes e sem parágrafos são muito mais difíceis de ler que um bem estruturado.

No vídeo acima, trago 02 exemplos de um texto idêntico formatado de formas diferentes onde você notará a diferença na leitura

4ª dica - Evite dar voltas

Algumas pessoas as vezes se empolgam na hora da escrita e acabam passando da conta na hora de tentar esclarecer sobre um determinado assunto.

Com certeza você já deve ter se visto falando sobre um assunto, seja de forma escrita ou mesmo falada, onde acabou tocando no mesmo ponto algumas vezes até concluir seu pensamento.

Em um texto, isto se torna brutal para deixar seu conteúdo pesado de forma desnecessária, portanto sempre que possível, evite falar a mesma coisa mais de uma vez.

5ª dica - Sempre revise seus textos

Esta talvez seja a dica mais importante de todas, o processo de revisão.

Revisar é um processo tão importante quanto o criativo para se criar um bom conteúdo, através da revisão, podemos corrigir falhas na abordagem do nosso material e acrescentar informações perdidas e de grande importância no entendimento do tema.

Dentro deste conselho, considero de grande importância revisar o material após 1 ou 2 dias de criado, este tempo se faz necessário para que você "refresque" sua mente e possa ler o conteúdo sem tanta influência do momento em que escreveu, afinal sua mente trabalha tanto na hora de criar um texto que todas aquelas informações permanecem ao mesmo tempo na sua cabeça, fazendo com que você acabe desconsiderando alguma coisa no momento da revisão.

Estas foram algumas dicas que considero de grande importância na hora de criar textos, espero que elas lhe ajudem assim como me auxiliam diariamente.

Por Philipe Monteiro Cardoso
Fonte: Jus Brasil

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima