Tarifa para o pet: projeto de lei pede a permissão de animais de estimação em ônibus

goo.gl/CY4dje | Muitos tutores de cães não possuem automóvel próprio e acabam tendo muita dificuldade na hora de ter que levar seus animais para lugares distantes, incluindo para consultas com veterinário.

Pensando nisso, na cidade de São Paulo já é permitido transportar animais nos ônibus coletivos. Agora, Belo Horizonte parece estar caminhando para trazer essas mesmas facilidades para os tutores e pets da cidade.

Um projeto de lei que pede a permissão que tutores possam levar seus animais de estimação nos ônibus de Belo Horizonte está pronto para votação no plenário da Câmara Municipal da capital de Minas Gerais.

“Muitos alegam que deixam de levar seus animais ao médico veterinário em virtude de não possuírem condições de arcar com o custo de transporte de animais que não o coletivo de passageiros. Normalmente, o serviço de transporte de animal particular é equivalente a o preço de consulta do médico veterinário”, disse o ex-vereador Leonardo Mattos, que ainda estava cumprindo mandato quando criou o projeto de lei.

O texto ainda precisa de uma aprovação dos vereadores e sanção do prefeito Alexandre Kalil (PHS), mas o original diz que é permitido o transporte dos animais domésticos de até 10 kg no serviço municipal coletivo de passageiros, mediante cobrança de tarifa regular da linha.



Para que possam andar nos ônibus os cães devem estar em caixas específicas de transporte. (Foto: Reprodução / Cultura Mix)

Para poder ser transportado no ônibus, os cães devem estar em caixas específicas de transporte e, caso exista assento disponível, a caixa de transporte poderá ser colocada na cadeira.

Atualmente, apenas cães-guias para cegos são permitidos nos ônibus, porém não existe nenhum tipo de punição para quem levar seu animal de estimação no coletivo. Já a empresa que “permitir o acesso ao interior do veículo por pessoas conduzindo ou transportando animais, exceto cão-guia” deve pagar uma multa de R$ 98,06.

Fonte: portaldodog.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima