Como deixo o escritório e me torno advogado de empresa? Por Marco Zanini

goo.gl/2uodyc | Sou advogado em início de carreira e tenho interesse em atuar como gerente ou diretor jurídico em alguma empresa ou banco. Tenho pós-graduação em direito da seguridade social e advogo há um ano. Gostaria de ter um currículo no qual uma empresa grande possa se interessar e com o qual eu possa concorrer a algum cargo desse tipo. Estou disposto a fazer outros cursos de pós ou MBA. Como me preparar para migrar do escritório para um jurídico de empresa?

Advogado, 34 anos

Prezado Advogado,

Saber o que quer é importante, e pela sua pergunta você parece saber. Isso é bom. Mas eu gostaria de comentar um pressuposto do seu texto que acho que merece inspeção crítica. Não é verdadeira a ideia de que fazendo cursos ou acumulando diplomas você conseguiria um currículo que geraria o interesse de uma grande empresa em contratá-lo para uma posição de liderança.

Há uma divisão clássica nas carreiras, que pode acontecer formal ou informalmente: há a carreira com ascensão hierárquica para cargos de liderança ou carreira em Y. A carreira em Y é para os bons técnicos, para os indivíduos que dominam academicamente uma área e tem muitos diplomas e certificados. É ótimo para especialistas, consultores e acadêmicos.

A carreira de liderança, ao menos teoricamente, depende menos disso. Ter uma boa formação é condição necessária, mas não suficiente para os cargos executivos. Portanto, muitos cursos e diplomas não abrem, necessariamente, portas nessa direção. Os líderes nas organizações normalmente são indivíduos que se provaram bons “resolvedores” de problemas práticos e concretos, bons articuladores de pessoas e tem foco naquilo que interessa à organização.

São capazes de olhar para os problemas sistemicamente e garantir que a coordenação interna garanta a capacidade de adaptação externa, garantindo resultados. Hierarquizam bem prioridades e tem forte consciência de custos. Isso demanda outro tipo de disciplina pessoal e outras habilidades e atitudes. É necessário foco, vontade, resiliência para a política organizacional e para lidar com as resistências e com a natural competição entre pessoas e capacidade de avançar com uma agenda estratégica.

É importante notar que há algo que atua contra você: você pode estar no inicio da carreira de advogado, mas já está com 34 anos. Nessa idade, normalmente, já temos um número maior de compromissos que nos obriga a produzir certa renda. As pessoas que chegam a uma diretoria já estão em posição de gerente em torno dos 30. Isso significa que com 20 e poucos estavam aceitando desafios que abririam esse caminho. Agora, aos 30, já tem acesso a essa renda. Já construíram uma reputação e já se provaram na prática.

Isso não quer dizer que seja impossível. Mas você estaria competindo com gente mais bem posicionada nessa carreira. Fazer um MBA poderia ajudar a entrar em empresas, mas pode também ser uma perda de tempo se você já não tem um pé nesse mercado, pois o MBA por si não garante a oportunidade. Se você já tiver o pé em uma organização ou conseguir, o MBA pode facilitar a ascensão e a compreensão dos desafios do negócio.

A sua área de especialização está mais para gestão pública do que privada. Imagino que você tenha escolhido essa área para fazer algum concurso público, pois não me parece em foco com quem quer uma carreira em empresas. Você teria, agora, que transformar isso em vantagem competitiva para você. Como essa formação poderia te ajudar nas empresas?

Talvez empresas com muitos problemas trabalhistas e dificuldades de se ajustar à legislação de seguridade social pudesse se beneficiar do seu conhecimento. Esse seria o “pé dentro”. Mas para chegar a uma diretoria seria necessária uma visão mais ampla dos desafios jurídicos da empresa e do setor. E para isso não são necessários muitos cursos, mas certamente estudo, foco, resiliência e visão estratégica.

Boa sorte!

Por Marco Tulio Zanini é professor e coordenador do mestrado executivo em gestão empresarial da FGV e consultor da Symballein.
Fonte: www.valor.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima