Condenado à prisão perpétua tem acusação retirada e é libertado após 38 anos nos EUA

goo.gl/jfYMVq | Um homem preso no estado da Louisiana há quase quatro décadas e condenado à prisão perpétua foi libertado na terça-feira (30), depois que sua condenação por um estupro em 1979 foi cancelada e procuradores concordaram em retirar a acusação.

Malcolm Alexander, de 58 anos, sentou-se silenciosamente e sorriu largamente enquanto amigos e parentes aplaudiram e choraram quando a juíza June Darensburg ordenou sua libertação. Aproximadamente duas horas depois, ele deixou a cadeia de Jefferson Parish, no subúrbio de Gretna, em Nova Orleans.

Advogados de defesa argumentaram que o advogado do primeiro julgamento de Alexander falhou ao não destacar que a vítima tinha tido dúvidas quando o reconheceu como o homem que a atacou em 1979. Darensburg cancelou a condenação baseada no argumento de defesa ineficaz.



Malcolm Alexander é visto pouco após ser libertado, abraçando seu neto, Malcolm Stewart Jr., ao lado do filho, Malcolm Stewart, em Nova Orleans, Louisiana, na terça-feira (30) (Foto: Matthew Hinton /The Advocate via AP)

Evidências de DNA – que se julgavam perdida, mas foi descobertas em 2013, quando Alexander continuava insistindo em sua inocência – também desempenharam um papel na reversão, segundo advogados do projeto nova-iorquino Innocence Project que lidaram com o caso.

As evidências consistiam em pelos pubianos recolhidos na cena do crime, um banheiro na loja da vítima. Testes de DNA mostraram que os pelos combinavam, mas não pertenciam à vítima ou a Alexander, reforçando o argumento de que ele não era o agressor, disseram os defensores.

O diretor do Innocence Project, Barry Scheck, disse que a cooperação do escritório do xerife de Jefferson Parish e da Promotoria do Distrito de Jefferson Parish foram a chave para conquistar a liberdade de Alexander.



Familiares de Malcolm Alexander comemoram o anúncio de sua libertação, em Nova Orleans, Louisiana, na terça-feira (30) (Foto: Matthew Hinton /The Advocate via AP)

“Agradeço a todos vocês do fundo do meu coração”, disse a mãe dele, Maudra Alexander, de 82 anos, soluçando em sua cadeira de rodas, a um grupo de advogados do Innocence Project e outros quando a corte entrou em recesso.

“Rezei a minha vida inteira por isso”, disse o filho de Alexander, Malcolm Stewart. Ele e outros familiares estavam separados de Alexander – ainda algemado e vestindo um uniforme laranja da prisão – por uma grade na corte, mas puderam falar com ele, e pedir informações como o tamanho dos sapatos e roupas que ele precisaria ao ser libertado.

O promotor Paul Connick mais tarde divulgou um comunicado no qual dizia que concordava que Alexander deveria ser libertado. “Após uma extensa investigação durante os últimos dois anos e meio, concordei com os advogados de pós-condenação do Sr. Alexander que o advogado de defesa durante seu julgamento de um dia ocorrido há 37 anos forneceu uma representação ineficaz em violação dos seus direitos constitucionais", dizia Connick no documento.

Por Associated Press
Fonte: g1 globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima