Mulher vence na Justiça batalha para recuperar bens doados à Universal: 'Lavagem cerebral'

73 comentários
goo.gl/RzC2MM | A gaúcha Carla Dalvitt estava com problemas financeiros quando começou a frequentar a Igreja Universal do Reino de Deus, onze anos atrás. A pequena loja que tinha com o marido estava com pouco movimento, e havia várias prestações para pagar - ela e o marido, João Henrique, tinham acabado de comprar um Palio para levar o filho pequeno dos dois à escola. O casal queria construir uma casa, mas, sem dinheiro, estava morando na residência dos pais dela.

Mas o que ela esperava que representasse uma saída para sua crise pessoal acabou se tornando um pesadelo, conta hoje. Carla diz que foi coagida pela congregação religiosa a doar a ela tudo o que tinha e acabou ficando sem dinheiro, sem carro e mal falada na pequena cidade onde mora, Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul.

Ela afirma que mudou de ideia logo em seguida, mas que a igreja se recusou a devolver sua doação. Foi quando decidiu entrar, ao lado do marido, com uma ação judicial contra a Universal pedindo de volta os valores dos bens e uma indenização por danos morais.

Em 2012, o grupo religioso foi condenado a pagar uma indenização de R$ 20 mil e devolver o valor de parte dos bens que a gaúcha diz ter doado. A igreja recorreu, e o caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), corte na qual o recurso da igreja foi negado em uma decisão na semana passada. Ainda cabem novos recursos.

Procurada pela BBC Brasil para comentar o caso, a Igreja Universal do Reino de Deus não respondeu às perguntas feitas pela reportagem. Enviou uma nota dizendo que "o dízimo e todas as doações recebidas pela Universal seguem orientações bíblicas e legais, e são sempre totalmente voluntários e espontâneos".

'Fogueira Santa' 


Carla conta que resolveu começar a frequentar os cultos após ver pastores falando na TV. "Eram mensagens positivas, de esperança, prosperidade. Tinha muitos depoimentos de gente que falava que tinha saído de crise, gente que dizia que devia à igreja tudo o que tinha", diz.



Templo da Igreja Universal na cidade de Carla Dalvitt 

A gaúcha também conhecia pessoas que frequentavam a igreja - e falavam sempre bem. Seu marido não a acompanhava, mas também não se opunha à atividade religiosa da mulher.

Ela diz que as doações que fez à Igreja começaram com o dízimo. O problema, afirma, é que não pararam por aí.

"Eles diziam que você tinha que dar 10% de tudo o que você ganhava, e que tudo o que você desse, ia receber de volta", conta. "O problema é que tinha um evento especial, a Fogueira Santa, onde as pessoas iam e doavam casa, carro. E eu não sei o que me deu... Eu estava desesperada."

Carla afirma que havia um evento em que os fiéis faziam promessas de doações, no qual ela disse que entregaria suas posses à igreja.

"Depois disso eu fiquei na dúvida, pensei em desistir. Mas eles sempre falavam que tinha uma maldição para quem prometeu e não doou, que a pessoa ia ser amaldiçoada", diz. "E eu fiquei pensando na maldição, com medo da maldição."

Carla então vendeu o carro por um valor bem abaixo do valor de mercado - já que o comprador teria que pagar o resto das prestações - e doou o dinheiro à igreja.

E deu também, segundo ela, um colchão, um computador, dois aparelhos de ar condicionado que vendia em sua loja, joias, um fax, uma impressora e alguns móveis de cozinha que sua mãe havia acabado de comprar. Tudo isso escondido da família.

Nuvem negra 


"Aí, quando cheguei em casa, que meu marido descobriu, aí que me deu um chacoalhão, que eu acordei. Não sei o que aconteceu, eu estava mesmo... Era como se eu tivesse sofrido uma lavagem cerebral. Como se tivesse uma nuvem preta sobre minha cabeça, e quando meu marido conversou comigo ela foi embora. Me senti muito mal", afirma.

No mesmo dia, ela, a mãe e o marido foram ao templo tentar recuperar os bens doados. Conseguiram levar de volta o colchão, o fogão e os outros itens de cozinha - mas apenas porque a mãe de Carla ainda tinha nota fiscal de tudo, de acordo com seu relato.

A gaúcha diz que nenhum dos outros itens foi devolvido. "A gente implorou, insistiu muito, mas eles disseram que não iam devolver."

Ela então registrou um boletim de ocorrência e procurou um advogado.

"Já fui procurado por pessoas com casos parecidos, mas nem todo mundo tem coragem de seguir com o processo - é demorado e desgastante. Ela foi muito corajosa", afirma Marco Alfredo Mejia, advogado de Carla no caso.

"Eu jamais teria entrado na Justiça se eles tivessem me devolvido na hora", argumenta ela.

No processo, a Igreja Universal se defende dizendo que não há comprovação da doação de itens como as joias e o dinheiro do carro - o que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acatou. A entrega dos celulares, da impressora e dos aparelhos de ar condicionado, no entanto, foi comprovada, e o tribunal entendeu que se tratava de "coação moral irresistível" e "abuso de direito", por isso estipulou a indenização.

A decisão foi confirmada pelo STJ na semana passada, mas a igreja ainda pode recorrer.

A gaúcha afirma que, além do grande prejuízo financeiro, todos na cidade ficaram sabendo do caso, o que a prejudicou muito. Ela acabou fechando a loja que tinha. Ficou sem carro, sem dinheiro, sem negócio - ou seja, em uma situação pior que a de antes.

"Por sorte uma pessoa de bom coração me deu um emprego de vendedora e, aos poucos, eu fui reconstruindo. Antes teria dado também, mas eu estava desesperada e fui enganada. Quem abriu meus olhos foi o meu marido, ele me disse que Deus não ia colocar maldição em ninguém, que Deus não faz isso. E ele tem razão", diz Carla.

Ela hoje diz acreditar em Deus - mas não ter mais nenhuma religião.

Por Letícia Mori
Fonte: noticias.uol.com.br

73 comentários

  1. Esse povo da universal é tudo safado, se aproveita da ingenuidade de algumas pessoas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sao uns ladrões explora a fe aleia o Edir até tráfico de criana.

      Excluir
    2. Safado voce.... Vai ler a bíblia pra começar o dízimo foi Jesus que ensinou e da oferta quem quer jamais fui forçado a fazer coisa alguma

      Excluir
    3. Já estive lá com.um.olho aberto outro fechado.Com minha irmã, para que ela não doasse, nada. É uma lavagem cerebral é caso de polícia, esse ritual. Ladrões tem que ir para cadeia. Imundos.

      Excluir
    4. Chega dói ler uma pessoa escrever que foi Jesus que ensinou a dar o dízimo e ofertas. Quantas vezes Jesus falou sobre dízimo durante Seu ministério!? Hã!?. Larga de ser analfabeto bíblico. Sanguessugas do diabo.

      Excluir
    5. Concordo, o povo distorce Jesus para tirar proveito dos menos maldosos, acho que se igreja pagasse tributo parava esse tanto de malandragem.

      Excluir
    6. Lá vem as justificativas bíblicas... Um livro q ninguém sabe quem escreveu. Eu acredito em Deus, no criador, mas não dou meu dinheiro p igreja nenhuma. Mal tenho p mim. Se eu tiver o suficiente, prefiro dar às pessoas q precisem, mas igreja nenhuma leva meu dinheiro.

      Excluir
    7. Safado voce.... Vai ler a bíblia pra começar o dízimo foi Jesus que ensinou e da oferta quem quer jamais fui forçado a fazer coisa alguma

      OI? kkkk, onde aprendeu isso? Dizimo vem do judaísmo, Jesus nunca pediu dizimo, nenhum apostolo dele deu dizimo seu doido. Dizimo era alimento recolhido para doação seu cretino... Ainda manda outros lerem a biblia

      Excluir
  2. Se essa mulher realmente conseguir ser indenizada pela Universal, já que eles ainda podem recorrer, vai ser uma marco no judiciário brasileiro, além do que se virar jurisprudência, o pau vai quebrar.

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo! Essa mulher foi muito corajosa e determinada, a maioria das pessoas sofrem caladas esses abusos que relacionam o nome de Deus para se locupletar ilicitamente, lastimável tal situação, espero que sirva de exemplo para os demais.

    ResponderExcluir
  4. É DE ESTARRECER O QUE ESSAS "IGREJAS" FAZEM NA LAVAGEM CELEBRAL DAS PESSOAS. DEVIAM SER PROIBIDAS DE EXERCER A SUA ATIVIDADE. ATÉ "FAZEM MILAGRES" , VEJAM SÓ...COMO É QUE AS PESSOAS SÃO ILUDIDAS NA SUA BOA FÉ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, são ladrões, sem vergonh a na cara

      Excluir
  5. Ja tive amiga que ja passo por isso chego a dormi no papelão do chão de casa por que tinha doado tudo pra universal pra recebe uma bênção e muito triste isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem minha opniao e que o poder de Deus e existente na igreja.Qdo eu ouvia a voz do Espírito Santo atravése do homem de Deus que se prestava a se dedicar ao sacrifício a viver a palavra de Deus e eu idem.Tudo dava e deu certo.Depois qdo cânCEI e vi que também muitos pastores tinham deijado de se sacrificar,vivemos pela sorte e a fé. Reparei em muitos obreiros calçados e falando pelo seu eu,seu egoísmo.Qdo nos vamos a igreja em busca de ajuda se Deus entendemos que o sacrifício do Sr.Jesus Cristo por nós teve um valor.Qdo a pessoa vai viver uma história uma colocação no seu lar falar que é evangélico p/ter uma figura perante a sociedade e os vizinhos e bem diferente.Eu já passei pelo processo de fanatismo durante 4 anos.Parei ,mas depois foi o resultado de ter ganhado minha vida 3x. Estava andando na ferrovia do trem que estava de greve em iEstação Manuel feio ((Itampaulista),qdo tirei o pé do trilho de repente o trem passou,ele veio e não havia barulho.2 fui vítima de envenenamento já estava perdendo a visão o ar e a fala,perguntei a Deus tudo que fiz foi de coração porque está maldade,fui socorrida as pressa e medicada fiquei em observação a noite e voltei p/casa tonta fiquei 2 dias de cama minha sobrinha adotiva me ajudou.3 levei 2 ou 3 pancadas na cabeça Onde a garrafa quebrou e que perdi um olho rassou a pele décima mas o vidro não furou meus olhos,fiquei por algumas horas em estado de coma,eu ouvia tudo mas não conseguia me Cher nada.Voltei ao mundo lutei orei graças a minha busca na aprendizagem do poder da fé e a palavra de Deus eu venci,ho jeito estou fora da igreja mas não dirijo Deus,Quis viver a fe e não uma vida totalmente Santa que todos lá dentro cobram de mim porque estava como Candidata a obreira.Dízimo e a palavra de Deus.E verdade que pedem oferta todos os dias,mas todos os dias entra e sai pessoas,e o tal vinde os cansados e oprimidos eu os aliviarei,viné a mim e o vosso reino?!O problema destas mandamos e que elas só gostambém de ser servidas.Vai p/hospital e bom ser servida e levar picada toda hora!
      Também já fui várias vezes oferta e o pastor falou que agente fica na igreja só engordando.Mas e questão de fé e verdade.Paraíso só no céu pela portá estreita pois larga e a do mundo,vivo pela,estou feliz procuro um marido e fé de ter um filho.Mas não culto a igreja e sim por ter acreditado que todos são bono e si em porta com nos.Feliz, coragem e trabalho e a receita.

      Excluir
    2. Vou esperar virar filme

      Excluir
    3. É triste dos 2 lados né...Porque sua amiga só doou porque estava de olha grande em receber mais em troca infelizmente as pessoas estão assim só fazem as coisas por interesse próprio se fosse pra doar a alguém que estivesse precisando , com certeza ela não doária.
      Me desculpe mas não sinto pena nenhuma de pessoas que quebram a cara por ser ambiciosas.

      Excluir
  6. NESTE MUNDO TEM TROUXA PRÁ TUDO TCHÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é hora para um comentário assim tão .

      Excluir
    2. Concordo Rafael! Eu fui quatro vezes numa igreja evangélica pra agradar minha ex e minha ex sogra e mano ele fazem de tudo pra querer enganar o povo trouxa que vai lá e sugar a grana deles... a sorte que minha cabeça não é fraca e eu vi a enganação e eu ia mesmo pra agradar ex e sogra! Enfim larguei a namorada e quero distância daquele ambiente do mal!

      Excluir
  7. Conheço algumas pessoas que foram curadas nessa igreja... inclusive de aids e câncer... meu tio, se livrou dos vícios do crack, comia comida do lixo e dormia na rua.. hoje tem casa, carro, saúde e trabalha... Acredito que quem tem poder para mudar algo é Deus, porém, Ele conhece o coração de cada um... eu já fui nessa igreja, nunca fui obrigada a dar nada, sempre dei o que eu quis! Acho interessante, quem tem dúvida se eles falam a verdade ou não, lerem a Bíblia pra testificar se o que falam é verdade ou mentira. Eu admiro essa obra, não sou nada, mas o que eles fazem pelos viciados, pelas mulheres que já sofreram abusos, pelos casamentos, pelos presos e etc.. diz muito provinde vai o dinheiro que eles pedem.. eu não me importaria de dar algo para ajudar, afinal, o que eles fazem ou deixam de fazer com o dinheiro não é problema meu, obedecer a palavra de Deus é o que me importa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que se faz com o dinheiro interessa sim até pq deve ser usado em pro do próximo mesmo . E vc pode não ligar mais a maioria liga sim e muito.Curada de aids e câncer bem interessante.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Até agora ha somente dois casos documentados de cura de HIV e nenhum deles no Brasil. Talvez a cura mencionada acima foi uma dor de barriga

      Excluir
    4. Cura de HIV??? Me poupe kkkkkkk tá igual a uma igreja que eu fui onde o "tio" da mulher que fez o "testemunho" estava com 90 por cento das veias entupidas (então já era pra ter morto) e foi pra cirurgia e no mesmo dia já estava "andando" de uma cirurgia grande dessas... Kkkkkk me poupe! E sempre aquela velha frase no final desses testemunhos: " como e bom ser dizimista". Bando de ladrão do dinheiro alheio de pessoas que se deixam enganar! Quer fazer o bem ajude o próximo que realmente necessita pare de ser besta e enriquecer pastores!

      Excluir
    5. Jesus disse: O ladrão veio pra matar,roubar e destruir....e esse ladrão não é o diabo não!!!,que esses falsos profetas dizem nas suas pregações ambiciosas de ganancia,esta falando deles mesmos... lobos devoradores!!!...E quantos enganados como essa aí,q qu não tem dircenimento das escrituras sagradas... lamentável!!!

      Excluir
    6. Mais fácil pegar HIV do pastor que ser curado!

      Excluir
    7. Querida quero saber que foi essa pessoa dessa igreja curada de aids e câncer

      Excluir
  8. se fudeu kkkkk + uma vez cai bo golpe do vigario tbm, vc realmente n percebe o golpe

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho horror dessa igreja.
    Em uma época da minha vida, eu ia pra uma feira vender objetos pessoais pra conseguir o dinheiro pra doar para a tal fogueira santa, que de santa não tem nada, só de fogueira mesmo. Consome tudo o que é dos membros.
    Passei muito perrengue, a gente se sente coagido, humilhado se não atende às exigências das doações.
    Fazem você acreditar num Deus que pune, um Deus furioso, exigente, que não existe.
    É, sem tirar nem pôr, lavagem cerebral mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Esteleonato lavagem cerebral cai fora e demônios ladrões, Edir Macedo e maus exemplos Brasil

    ResponderExcluir
  11. A igreja preçisa de mantimento,
    Mas Deus diz na sua palavra dai de graça o que de graça recebeis.
    A prosperidade do crente ta na obediência la em deuterononimo 28
    A obediencia é conheçer a sua palavra e seguir seus mandamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tá na bíblia que é pra apedrejar filhos desobedientes, pessoas que trabalham no sábado e mulher que se casam não sendo virgens(além das estupradas que não gritaram suficiente). Proíbe comer frutos do mar, carne de porco, vestir com roupas de 2 tecidos diferentes, cortar os lados do cabelo e fazer a barba. Diz tbm que existia unicórnio, beemote, vai existir dragão de 7 cabeças, que existia gigante, que numa arca coube mais de 15 milhões de animais, que um homem ficou 3 dias dentro de um PEIXE(não baleia, peixe mesmo, sendo que nem de baleia cabe um ser humano, estou falando do estômago), que 3 jovem andaram dentro de uma fornalha em chamas, que uma virgem engravidou de um pombo, que um velho ferveu no óleo quente e não se queimou, que ursos mataram crianças por chamar um careca de careca, e que a lei patriarcal deve ser cumprida(ou seja tá valendo o antigo testamento). Conto de fadas meio cheio de absurdos pra se levar a sério, não acha? Qualquer um dotado de um cérebro entende.

      Excluir
  12. As pessoas querem é trocar dinheiro e bens por mais dinheiro, prosperidade e saúde. Deus não trabalha com permuta. O problema não são as igrejas, são as pessoas. Se doar e ganhar algo no futuro a igreja é boa, caso contrário, a igreja não presta. A índole da pessoa não conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALOU MUITO BEM.INFELIZMENTE AS PESSOAS SÓ ACREDITAM EM BENS MAYERIAIS E AÍ PROCURAM ESSAS IGREJAS QUE LHES PROMETEM MUNDOS E FUNDOS. NÃO ENTENDEM QUE DEUS QUER QUE SEUS FILHOS ENRIQUEÇAM ESPIRITUALMENTE.

      Excluir
    2. Seu deus, como os outros 5.000 existentes, não trabalha, mesmo dizendo que criou alguma coisa, ele vai ficar o dia 7 descansando ou seja eternamente sem fazer nada. Tá escrito na livrinho mágico de vcs, e no sétimo dia descansou(sete para os hebreus representa o infinito), segundo estudiosos/teólogos(desocupados) estamos ainda no dia 6, pois um dias no paraíso são várias eras.(que plano de criação de universo mais estúpido, sou mais inteligente que o deus de vcs)PS.: Escrevo deus com "D" minusculo propositalmente.

      Excluir
  13. Uma coisa que não entendo, uma vez que a justiça reconhece que houve "coação moral irresistível" e "abuso de direito", por que o MP não inicia uma investigação generalizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda a razão, Eduardo.
      António d'Alte da Veiga.
      Porto, Portugal

      Excluir
  14. Já frequentei essa igreja muitos anos e realmente eles coagem as pessoas a doarem. Saí de lá porque um pastor disse que quem não doasse tudo na Fogueira Santa iria para o inferno. Um absurdo.

    ResponderExcluir
  15. SÓ PARA LEMBRAR, DEUS JAMAIS VAI QUERER TIRAR TUDO Q VC TEM, PARA DEPOIS TE DAR EM DOBRO, O Q DEUS QUER, É TE DAR MUITO MAIS DO Q VC TEM, SÓ PELA SUA FÉ E SUA OBEDIÊNCIA...
    EU FREQUENTO A UNIVERSAL, MAIS NÃO CAIO NAS HISTÓRIAS DELES PQ EU ESTUDO A BIBLIA, E NÃO ME DEIXO LEVAR PELAS CONVERSAS DOS PREGADORES.

    ResponderExcluir
  16. A Universal não é Religião. É uma seita. Uma vez fui convidada a ir conhecer como aconteciam os cultos. Eu fui à meia-noite e terminou às três da manhã. O momento mais inusitado e charlatânico foi quando o pastor levantou um envelope e disse literalmente: "QUEM QUISER SER SALVO DEPOSITE R$ 50,00 NO ENVELOPE QUE VC RECEBEU E SUA ENTRADA NO REINO DE DEUS ESTÁ GARANTIDA". ABSURDO ISSO!!!!! NINGUÉM ME DISSE ISSO, EU VI E OUVI. CONHECI PESSOAS QUE
    FICARAM SÓ COM A ROUPA DO CORPO. Isso é um absurdo.

    ResponderExcluir
  17. Existe sim nos cultos uma a pregação das pessoas fazer seus propósitos, as vezes penso pregam como se estivessem colocando a prova as fé das pessoas em troca do dinheiro, mas na minha opinião a pessoa chegar ao ponto de doar tudo que tem é ganancia, ninguém colocou uma arma na cabeça dessa moça, ela fez por quis, por pura ganancia por mais, foi na igreja buscando ser rica ou buscar aquele momento com Deus? Loucura!!!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu pergunto.Onde está escrito no novo testamento que tem que pagar o dízimo?

    ResponderExcluir
  20. Eu não acredito nestes vigaristas ,minha religião é somente DEUS esta corja de desocupados roubam tudo das pessoas se eleas forem fracas é claro , eles não tem DEUS no corção eles são protegidos pelo SATANÁZ , sa. vigaristas proficionais ,porque que valdemiro é o maior fazendeiro porque que o falsasrio EDIR Macedo está podre de rico eles não tem vergonha e ninguem cobra NEM IMPOSTOS DESTA CORJA. eU SOU O aDÃO.

    ResponderExcluir
  21. E essa mesma igreja tem diversos deputados eleitos. Não dou meu voto para nenhum político "pastor" ou indicado por igrejas. Fogueira Santa é fichinha perto do que esse bando faz na câmara.

    ResponderExcluir
  22. Que mentira, jamais a igreja forçou alguém a doar algo e tudo é em prol de ganhar almas, sempre deixaram claro que Deus não precisa de dinheiro e que tudo é para sustentar a obra de Deus, e ninguém é obrigado a nada. E se as pessoas não acreditam, podem ganhar almas evangelizando, fazendo a obra de Deus, levando a palavra para os necessitados.Tenho certeza que Deus se agrada mais do que doar algo de valor para a obra de Deus e depois inventar mentiras para conseguir tudo de volta.

    ResponderExcluir
  23. Esse negócio que a universal ja curou alguém com aids e mintira,estive em um hospital e vir muitos morrendo pq abandonaram o tratamento pq estavam curado (o pastor tinha revelado a cura)
    ,eles deveriam e incentivar a Pessoa com hiv se cuidar seguir o tratamento, eles so vivem em prol do dinheiro isso sim

    ResponderExcluir
  24. Eu fico espantado com a ingenuidade das pessoas que doam tudo que têm para essa congregações. Mais espantado ainda porque o poder publico, até hoje, não fez nada para impedir esse tipo de evento amaldiçoado,pelo contrário, ao não se cobrar impostos das igrejas, o poder público incentiva a criação de mais e mais exploradores como eles.

    ResponderExcluir
  25. Esta seita está espalhada por vários países, incluindo Portugal. E os problemas que causa são semelhantes.

    Uma aluna minha resolveu assistir a uma sessão da Universal só por curiosidade. A certa altura, o pastor perguntou se estava lá algum doente. Aproximou-se um homem em cadeira de rodas. O pastor fez as suas orações e bênçãos e mandou o homem levantar-se, o que ele fez. MILAGRE! Montes de dinheiro. Algum tempo depois essa minha aluna teve de ir a outra cidade e também havia lá outra sessão da IURD. Como tinha tempo suficiente, tornou a ir. Era a mesma coisa. Até o "miraculado", a cadeira de deficiente o monte de esmolas e de dinheiro eram os mesmos! Mais MILAGRE.
    Uma colega minha que andava cheia de aflições de toda a ordem, foi à IURD procurar apoio. Quando ouviu o pastor dizer que quem tivesse só um pouquinho de fé desse uma nota de 5 euros, e o pedido ia aumentando de acordo com a suposta fé. Quando chegou aos 100 euros, a minha colega gritou desde quando a fé se media em euros e saiu da sala.
    Quanto aos milagres comprovados que mencionaram, tive conhecimento deles. Procurei as provas e nunca as encontrei.
    Em Portugal houve um caso com a IURD que chegou a tribunal acerca, de crianças. Eles conseguiram a absolvição, mas (não "mais" como escrevem) temos muitas suspeitas.

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente, estas empresas multinacionais , que operam em países de baixa cultura , e onde a Miséria é Acentuada, e os desesperados são induzidos em um Trabalho de CONDIÇÃO DE REFLEXO, por elementos treinados , onde através da energia Quântica, despertam a força interior de alguns , ai eles Informam aos induzíveis, que devido a pessoa ter PAGO doações dízimos ofertas compras de lencinhos pedaços de pau cajado de Moises, DEUS deles que é chegado a uma Grana Fácil , Manda um tal de Esprito $santo, (segundo eles ) e ai Cura , abre caminho desencosta epriritos danados e ETC , Não é atoa que constroem Templos de salomões e outras Obras faraônicas , como se ver e utilizam indevidamente o Nome de J E S U S !
    Mestry Badahra

    ResponderExcluir
  27. É,ela não quiz queimar na fogueira santa,não pagou o dízimo,não teve FÉ e vai queimar nas profundezas do Inferno.Mulher sem ´FÉ.

    ResponderExcluir
  28. É incrível como até hj as pessoas ainda caem nesse tipo de golpe, mas não só a igreja está errada, mas tb tem pessoas lá infiltradas entre fiéis p abordar as pessoas c conversas do tipo sou advogada e vou conseguir sacar o seu FGTS isso aconteceu c a minha mãe que é esquizofrênica e foi abordada dentro da igreja assim que deixou o emprego

    ResponderExcluir
  29. Gente é por isso que essa igreja está bilionária.So com o dinheiro dos Fies

    ResponderExcluir
  30. Para alegrar minha esposa, participei de alguns cultos, não desta denominação religiosa, mas de outra, e inicialmente fiquei feliz e comovido com a demonstração de fé e júbilo das pessoas que ali estavam presentes. Em grande parte me identifiquei com um jovem pastor, muito culto, inteligente, simpático e que transparecia grande honestidade por ser uma pessoa “muito transparente”, até que um dia...eu não sei em que problema financeiro que a denominação religiosa havia entrado, mas estava precisando arrecadar R$ 60.000 naquele culto e nos próximos! Eu fiquei consternado, e se eu fosse uma pessoa rica, doaria este valor sem maiores problemas ( já que realmente me senti compelido a contribuir de alguma forma ), mas nisto fiquei pensando que em todo culto que participei anteriormente eu havia doado R$ 50,00 ou R$ 100,00 de coração, pois não iria me fazer falta, e comecei a multiplicar pela quantidade de pessoas que estavam ali presente...concluí que aquilo era uma “máquina” de fazer dinheiro servindo como entretenimento aos fiéis ( com shows musicais, efeitos multimídia, conforto e sensações de bem estar )...desculpem-me pelo texto longo, meu objetivo não é o de enfraquecer a fé de ninguém, mas algumas pessoas estão tão fragilizadas que acabam sendo alvos fáceis da pior espécie de golpista! ( Espero que aquele jovem pastor esteja bem, aparentemente ele foi direcionado a coagir as pessoas com a sua palavra, e até onde sei ele havia se mudado para o exterior para se aproximar dos valores originais da igreja...)

    ResponderExcluir
  31. O dízimo foi implantado pelo homem quando começou a transformar a fé cristã em uma religião.
    Jesus nunca implantou essa idéia de dízimo.
    Jesus, pelo contrário, dava importância ZERO ao dinheiro que se colocava na sacola que JUDAS ISCARIOTES era encarregado de administrar.
    Jamais Jesus iria pedir o dinheiro de alguém para sustento de templos luxuosos e administração de religião.
    Ele sim, falava que era pra dar aos pobres...nada mais que isso.

    ResponderExcluir
  32. os que não são safados, são otários.

    ResponderExcluir
  33. infelizmente as táticas de hipnose funciona muito bem, exemplo pegue uma grande quantidade de pessoas eles fazem as orações com sonoplastia comovente, fica mandando a pessoa levantar e sentar toda hora(é aí que já começou o primeiro paço da hipnose, que é camnçar o fisico e mental das pessoas para elas ficarem mais facil de manipular com sugestões! repare que quando uma pessoa que vc conhece caiu na universal ou ficou possuida pelo sposto demonio que foi sugerido pelo pastor! Funciona mesmo!

    ResponderExcluir
  34. É triste saber que uma instituição religiosa cristã utiliza da fragilidade humana para obtenção de dinheiro!...
    A pior ignorância que pode existir em um ser humano é a religiosa!

    ResponderExcluir
  35. É bíblico doar 10% todo mês mas não é algo que seja obrigado tem que ser de boa fé para a manutenção da obra de DEUS.
    Em relação a oferta que seja o que vc puder ofertar na quele momento não e obrigatório.
    A igrejas que se aproveitam e cobram como se fosse algo obrigatório. Ninguém será amaldiçoado ou qualquer outra coisa que seja por não dizimar ou ofertar,as igrejas que prometem algo pelo seu dinheiro estão enganando os fieis que por fé entregam todo. tudo o que DEUS nos oferece se paga com obediência seguindo o que a bíblia nos ensina,não há dinheiro algum que te levará para o céu só a sua vida com Jesus pode te salva e te abencoar.

    ResponderExcluir
  36. Meu irmão foi curado de Leucemia graças a fé da minha mãe em Deus. E essa fé, ela aprendeu a ter na igreja universal. Eu só tenho a agradecer...
    Deus não precisa de dinheiro, mas a obra dele sim!!E outra, ninguém força ninguém a dar nada , dá quem quer!! Engraçado que tem pessoas que dão seus carros, suas casas e muito dinheiro na MACUMBA pra conquistar as coisas ou ate destruir a vida dos outros. Mas quando é pra fazer uma prova de fé, ninguém se desgarra dos seus bens materiais. E sabe porque?? O Deus das pessoas é o dinheiro! E onde estiver seu coração ali estará seu Deus. Não estou falando que temos dar tudo que temos pra igreja. Mas se vc esta numa situação onde não tem nada a perder, e só um milagre resolveria, porque não exercitar a fé provando Deus?? Aceite o desafio é faças prova , mas sem duvidar como essa senhora duvidou! Deus é um Deus de milagres e Verá se no seu coração há verdade pelo sacrifício e confiança depositados nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus se sacrificou na cruz para que nós não tenhamos que fazer qualquer sacrifício nesta terra.

      Confiar nEle e em seu sangue derramado é o sacrifício perfeito!

      O resto é engodo de charlatões.

      Excluir
    2. A meu ver, esses homens que se auto intitulam apóstolos ou bispos não passam de empresários gananciosos que descobriram na fé cega e no misticismo brasileiro uma ótima fonte de arrecadação. O brasileiro já traz em sua cultura a crença em diversas entidades ou objetos, mas nem sempre em um Deus Eterno e Soberano. Ou quando buscam ao Deus do cristianismo, incorporam misticismo oriundo de religiões diversas. Fico pensando em Paulo e Pedro, por exemplo, disputando entre si quem pregava o evangelho melhor ou mais poderoso... O que vemos hoje é um conflito de quem é mais forte e de quem arrebanha mais seguidores para encher seus templos. Não é um poder advindo do verdadeiro evangelho bíblico, mas um poder dado pelo deus Mamon (dinheiro), aos quais esses homens tanto servem explícita e descaradamente. Um duelo de poderes monetários que para nada serve à obra de Deus, visto que, se o Reino de Deus não é desse mundo, não cabe auferir lucros para aumentar o patrimônio financeiro à Igreja. Os verdadeiros e maiores Apóstolos se encarregaram de anunciar o evangelho somente com esses recursos: o caminhar em Cristo, o anunciar as Boas Novas, e ao mesmo tempo, levar uma vida de humildade e sem focar em riquezas. Nunca com somas exorbitantes, seja em ouro ou prata para expandir negócios! Como é que duas igrejas QUE SE DENOMINAM CRISTÃS são inimigas, e vivem duelando através da mídia? A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS e a IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS representadas pelos seus donos realmente esperam se encontrar na Eternidade? Ou pior, como uma pessoa que se diz cristã tenta impedir a outra de pregar o Evangelho? (se isso que eles pregam realmente é evangelho...) 
      Estão desviando a Glória que deveria ser de Deus para eles mesmos. São mega empresários, são vendilhões da fé, são aproveitadores da desgraça alheia... Creio que sobre eles, o Juízo do Eterno será implacável!


      Excluir
  37. Ninguém prova DEUS... ele abençoa, cura, opera onde quer e da forma que quer. A igreja universal que tanto condena a católica faz o mesmo o que esta fazia quando vendia indulgências e salvação e o criador do protestantismo Martin Lutero se opôs e protestou contra os abusos... precisamos de.outros Luteros agora dentro do próprio protestantismo... É vergonhosa a forma como essa.igreja explora a fé dos mais humildes. Pq elas não se instalam em bairros nobres das cidades??? Onde ficam as obras sociais que dizem fazer????

    ResponderExcluir
  38. Gente !!!li comentários de pessoas dizendo que conhecem pessoas que se curaram do hiv? Kkkkkk não me façam rir.

    ResponderExcluir
  39. O Plobrema e que os pastor coloca as mulheres delis bem vestida con jois elas comesa dando chequi de valores alto para despois as pessoa faser igual, eu sei ja pasei pela igreija universal, ja vi pastores que ja foron de macumba feser despaicho e despois comer e dicer que nelis nao pegava nada porque elis dava tudo que elis tinha no bolço e e mentira. Elis sao porcaria e muito mas de porcaria

    ResponderExcluir
  40. O que seria dos espertos se não fossem os idiotas!!?

    ResponderExcluir
  41. A meu ver, esses homens que se auto intitulam apóstolos ou bispos não passam de empresários gananciosos que descobriram na fé cega e no misticismo brasileiro uma ótima fonte de arrecadação. O brasileiro já traz em sua cultura a crença em diversas entidades ou objetos, mas nem sempre em um Deus Eterno e Soberano. Ou quando buscam ao Deus do cristianismo, incorporam misticismo oriundo de religiões diversas. Fico pensando em Paulo e Pedro, por exemplo, disputando entre si quem pregava o evangelho melhor ou mais poderoso... O que vemos hoje é um conflito de quem é mais forte e de quem arrebanha mais seguidores para encher seus templos. Não é um poder advindo do verdadeiro evangelho bíblico, mas um poder dado pelo deus Mamon (dinheiro), aos quais esses homens tanto servem explícita e descaradamente. Um duelo de poderes monetários que para nada serve à obra de Deus, visto que, se o Reino de Deus não é desse mundo, não cabe auferir lucros para aumentar o patrimônio financeiro à Igreja. Os verdadeiros e maiores Apóstolos se encarregaram de anunciar o evangelho somente com esses recursos: o caminhar em Cristo, o anunciar as Boas Novas, e ao mesmo tempo, levar uma vida de humildade e sem focar em riquezas. Nunca com somas exorbitantes, seja em ouro ou prata para expandir negócios! Como é que duas igrejas QUE SE DENOMINAM CRISTÃS são inimigas, e vivem duelando através da mídia? A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS e a IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS representadas pelos seus donos realmente esperam se encontrar na Eternidade? Ou pior, como uma pessoa que se diz cristã tenta impedir a outra de pregar o Evangelho? (se isso que eles pregam realmente é evangelho...) 
    Estão desviando a Glória que deveria ser de Deus para eles mesmos. São mega empresários, são vendilhões da fé, são aproveitadores da desgraça alheia... Creio que sobre eles, o Juízo do Eterno será implacável!


    ResponderExcluir
  42. A maioria das igrejas evangélicas e principalmente essas que se apresentam em redes de televisão, nada mais são que lojas comerciais vendendo seus produtos, ou seja, vendem mentiras, falsas promessas. Enganam com a maior simplicidade. Isso se dá pelos estudos e aprendizados para retirar todo dinheiro de quem se apresentam querendo uma ajuda, um conselho, por um momento de aflição e ai se tornam presa fácil. Cai na armadilha. Tinham que ser presos, não passam de charlatões, vigaristas sem escrúpulos. Bandidos.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo seu comentário!