Fumaça tóxica: projeto de lei quer proibir fumar com crianças e gestantes no carro

goo.gl/iC23gV | Fumar em um carro na presença de crianças, adolescentes e gestantes pode se tornar crime. Um projeto de lei de Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, está propondo alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em lei sobre fumo para proibir essa situação. A proposta está sendo analisada na Câmara dos Deputados.

Se aprovada, a lei tornará fumar em um carro ocupado por crianças, adolescentes e mulheres grávidas um crime com as mesmas punições de quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebidas alcoólicas ou outras drogas a menores de idade. Esta pena é detenção de 2 a 4 anos, e ainda pagar uma multa. De acordo com o projeto de lei, pessoa não responderá pelo crime se, quando advertida, interromper o uso do cigarro.

O projeto já foi aprovado por duas comissões (Viação e Transportes e Seguridade Social e Família) e agora será analisado por uma terceira (Constituição e Justiça e de Cidadania).

Fumante passivo


O projeto tem como objetivo evitar que pessoas em desenvolvimento se tornem fumantes passivas. De acordo com o pneumologista Sergio Ricardo Santos, presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), "o fumante passivo corre tantos riscos quanto o dependente em tabaco. Muitas vezes até mais do que o próprio fumante".

A especialista em tabagismo Sabrina Presman afirma que crianças expostas diariamente à fumaça do cigarro têm chances 50% maiores de desenvolver alguma doença crônica, como bronquite e asma.

Fonte: www.minhavida.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima