Meu pai morreu e deixou um Consignado em aberto. Sou herdeiro. Sou obrigado a pagar?

goo.gl/QrKoJ7 | Seu João, velho e farto de dias, fora vencido por um câncer que em poucos dias se alastrou, levando-o, infeliz e lamentavelmente a óbito.

A família lamenta, chora, sente sua falta, lembram dele todos os dias, mas não contavam com a ideia de ter que pagar os débitos do de cujus competentes aos Empréstimos Consignados contraídos por ele em vida.


Sim, os herdeiros começaram a receber cobranças das empresas credoras dos empréstimos consignados feitos pelo Seu João e agora não sabem como fazer, muito menos se tal cobrança é correta, pois muitos imaginam que ninguém merece pagar contas de finados.

Realmente a coisa mudou, não foi para melhor, e eu explico.


É que anteriormente estava vigendo a lei 1046/1950 e aquela dispunha que, com a morte do consignante, cessaria, extinguiria o débito, ou seja, não havia de se falar em quitar o consignado por parte dos herdeiros.

O que ocorreu foi o seguinte: a lei 1046/1950 fora revogada (extinta) e a nova lei vigente não tratou do tema, fazendo com que os débitos contraídos pelo sistema de consignados, sejam plenamente cobráveis e pagos pelos herdeiros na proporção da herança deixada pelo de cujus.

A nova Lei, qual seja, a lei 10820/2003 está plenamente vigente, não traz em seus dispositivos nada neste aspecto e agora o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao analisar o REsp (Recurso Especial) 1.498.200 entendeu como plenamente cabível a respectiva cobrança e satisfação da dívida por parte dos herdeiros, usando, obviamente montantes deixados pelo de cujus, logicamente observando os limites da herança transmitida.

Assim, em poucas palavras, entenda de uma vez por todas:


Se o seu papaizinho morreu e à época do óbito tinha empréstimos consignados, e deixou uma herança para os filhos amado; tais valores e bens auferidos com a sucessão, devem também quitar débitos contraídos com as instituições bancárias e financeiras que concederam o empréstimo consignado ao de cujus (finado).

E nem adianta dar uma de esperto, tentando burlar o sistema, pois os próprios credores (bancos e financeiras) se encarregarão de noticiar ao Poder Judiciário tais débitos deixados e em aberto pelo devedor à Justiça.

_________________________

Fátima Burégio
Especalista em Processo Civil, Responsabilidade Civil e Contratos
Dra Fátima Burégio, Advogada, Banca Burégio Advocacia em Recife-PE, Especialista em Processo Civil pelo Instituto de Magistrados do Nordeste, atuante em Direito Civil, Pós Graduada Responsabilidade Civil e Contratos pelo Rio Grande do Sul, formada em Conciliação, Mediação e Arbitragem pelo INAMA. Curso Defesa do Consumidor pelo Instituto Luiz Mário Moutinho, Curso de Combate à Corrupção MPPE. Cursando Pós Graduação em D.Trabalho e Previdência pelo IMN, Curso de Extensão em Prática Cotidiana (D.Família e Sucessões) pela OAB Federal e ENA. Atua na área Cível, Família, Consumidor, Empresarial, Previdenciário, Trabalhista, Contratos, Obrigações, Propriedade, e Responsabilidade Civil. buregioadvocacia@outlook.com Fone/Wpp 81-99210-1566 Site https://fatimaburegioadvocacia.wordpress.com
Fonte: Jus Brasil

15/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Não entendi muito bem essa situação. No caso, os filhos/herdeiros, são herdeiros dessas dívidas? Mesmo o falecido não tendo deixado nada como herança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não deixou herança nenhuma, não será pago nada. Somente paga do que sobrar da herança (espólio). Resumindo é isso.

      Excluir
  2. Os herdeiros são responsáveis pelo débito no limite da herança. Ou seja. Aqueles só serão responsabilizados caso exista bens deixados aos herdeiros.

    ResponderExcluir
  3. E o Itcmd incide sobre o saldo bancario antes do abatimento da divida, ou sobre o valor apos o abatimento da divida?

    ResponderExcluir
  4. E,dívida tem que pagar ne,mas o PIS dele eu nao consigo receber ,nem mesmo c a carta do INSS na qual consta que eu sou beneficiaria. Precisa de alvará judicial,é nenhum advogado pega por causa do valor ser pouco,nem consegui advogado na OAB. Nossa!!! O dinheiro e meu. Já fiz de TD. To com uma raiva disso!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu marido deixou dois consignados na Caixa Econômica,um deles, disseram a gerência,e mostraram,com documentação assinada e com seguro,o outro , fiquei muito desconfiada!Fossem que ele fez na mesma data e no caixa eletrônico.Achei muito estranho.Porque meu marido tem uma poupança na Caixa Econômica e dinheiro aplicado em consórcio e conta bancária com valor maior do que o empréstimo!

    ResponderExcluir
  6. No INSS disseram q não seria cobrado....mas mulher do meu pai falecido recebe pensão....Ela vai ter q pagar os consignados?

    ResponderExcluir
  7. "Se o seu papaizinho morreu..." cadê o respeito nobre doutora?
    "E deixou uma herança para os filhos amado..." e a concordância, esqueceu onde?
    "E nem adianta dar uma de esperto..." até porque as instituições financeiras passam a perna bem mais rápido que qualquer outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei isso Gilcimara.
      Se fala assim quando escreve aqui, imagino quando trata com as pessoas pessoalmente,inclusive a clientela mais simples....
      se é que a tem...

      Excluir
  8. Não é mais simples responder que quem paga as dívidas do falecido é seu espólio ?

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu sou o um credor de empréstimo privado, eu dou empréstimo para aqueles que precisam de empréstimo, e aqueles que querem iniciar um novo negócio. Eu dou empréstimos pessoais, Empréstimos de negócios, Empréstimos de estudantes, Empréstimos de empresas e Todos os tipos de empréstimos, na taxa de 2% de contatos interessados hoje em: kennethabrightenbusinesshome@gmail.com o www.kabusinesshome.com

    ResponderExcluir
  10. POR FAVOR LEIA!!!! POR FAVOR LEIA!!!! POR FAVOR LEIA!!!! POR FAVOR LEIA!!!!

    Ei pessoal Estou tão feliz por ter o meu de Mike Fisher. Meu cartão bancário em branco pode sacar US $ 2.000 por dia. Eu recebi de sua semana passada e agora eu tenho $ 14.000 de graça. O caixa eletrônico em branco retira dinheiro de qualquer caixa eletrônico e não tem nome, não é rastreável e agora eu tenho dinheiro para os negócios e dinheiro suficiente para eu e minha família vivermos. Estou muito feliz por conhecer Mike Fisher porque conheci duas pessoas antes dela e eles pegaram meu dinheiro sem saber que eram fraudes. Mas estou feliz agora. Mike Fisher enviou o cartão pela DHL e eu recebi em dois dias. Obtenha seu próprio cartão dela agora ela não é como outro golpista fingindo ter o cartão de ATM, ela está dando de graça para ajudar as pessoas, mesmo que seja ilegal, mas ajuda muito e ninguém nunca é pego. Sou grato a Mike Fisher porque ela mudou minha história de repente. O cartão funciona em todos os países, exceto no Mali e na Nigéria. O endereço de e-mail de Mike Fisher é blankatm001@aol.com

    ResponderExcluir
  11. Olá a todos!
    Eu sou Maria, atualmente moro no Porto, Portugal. Eu sou uma viúva no momento com dois filhos e eu estava preso em uma situação financeira em março e eu precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei obter empréstimos de várias empresas de empréstimos, tanto privadas quanto corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito. Mas, como Deus quer, fui apresentado a uma Cooperativa Executada por Um HOMEM DE DEUS, um credor de empréstimo privado que me deu um empréstimo de 80.000 euros e hoje sou proprietário de uma empresa e meus filhos estão indo bem no momento, se você deve entrar em contato com qualquer empresa com referência a obter um empréstimo sem garantia, cheque sem crédito, nenhum co-signatário com apenas 2% de taxa de juros e melhores planos e cronograma de pagamento, entre em contato com o Sr. Dante Paola pelo email: dantecooperativehelp@hotmail.com Ele não sabe que estou fazendo isso, mas estou tão feliz agora e decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais. Você pode contatá-lo através de seu email: dantecooperativehelp@hotmail.com para uma rápida conversa ou whatsapp / +35677926593

    obrigado
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Olá senhor / senhora
    Oferecemos empréstimos de: 10.000 a 9.500.000 € com uma taxa de juros de 2%.
    Você sabe que é proibido pedir dinheiro emprestado.
    Você precisa obter um empréstimo, observe as áreas em que podemos.
    ajudar você:
    * Financeiramente
    * Hipotecas
    * Empréstimos de investimento
    * Empréstimos de carro
    * Consolidação de débito
    * Linha de crédito
    * Segunda hipoteca
    * Recompra de crédito
    * Empréstimos pessoais
    Você está procurando um projeto e precisa de financiamento, de dinheiro para pagar suas contas, de dinheiro para investir em um negócio.
    entre em contato com os EUA por e-mail [georgewilliamsloanfirm333@gmail.com]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima