Educação Top: As 10 melhores universidades do Brasil, segundo ranking da Folha

goo.gl/75ST6Y | Após dois anos fora da primeira posição, a Universidade de São Paulo (USP) voltou ao topo do Ranking Universitário Folha de 2018. Nas duas edições anteriores, a USP havia perdido a liderança para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ficou em segundo lugar este ano.

No entanto, as duas universidades ficaram muito próximas na pontuação total, com diferença de 0,23 pontos entre o primeiro e o segundo lugar. A UFRJ supera a USP em três das cinco categorias do ranking, ficando em primeiro lugar em inovação enquanto a outra está apenas na oitava posição.

A federal do Rio também supera a paulista em internacionalização e ensino. E a USP lidera em pesquisa e mercado. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficou em terceiro lugar, mas foi avaliada como a melhor em ensino.

E o primeiro lugar em internacionalização surpreende e fica com a Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, que está na 37º colocação no ranking geral.

O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual de 195 institutos públicos e privados de ensino de todo o país utilizando bases de dados e pesquisas de opinião. O resultado depende de cinco componentes: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

Este ano, a publicação mudou sua metodologia, passando a contar na categoria de inovação com patentes e parcerias entre estudos acadêmicas e o setor produtivo. A produção científica também teve um aumento no recorte temporal de 2 para 5 anos para a coleta de dados. E aumentou o peso para a nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) na pontuação.

Entre as dez melhores instituições, todas são públicas e há uma concentração no sul-sudeste, com três delas em São Paulo. Apenas duas fogem desse eixo: a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).



Fonte: Exame

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima