Haitiano chega 3 horas antes do Enem em MS: "Minha chance de entrar numa universidade"

goo.gl/xmLZK8 | O haitiano Bernard Denord de 29 anos vai fazer neste domingo (4), pela segunda vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Campo Grande. Ele chegou ao local da prova com três horas de antecedência e diz que é para evitar qualquer imprevisto.

"Logo hoje que mudou o horário decidi vir cedo para deixar a cabeça bem calma e ter muita disposição para enfrentar a prova. Cheguei aqui às 8 horas para não ter nenhum problema", explica ao G1.

Há seis anos vivendo em MS, ele deixou a cidade Marchand Dessalines, no Haiti, para trabalhar, estudar e ajudar sua família que ainda vive em seu país de origem.

"Eu acredito que terei a oportunidade de mudar de vida por meio dos estudos. Terei a possibilidade de estudar em uma universidade e depois ter um emprego melhor para manter minha família ", conta.

Bernard, que trabalha como conferente em uma empresa distribuidora, diz que tem dificuldade com a interpretação de texto por conta do idioma. Alfabetizado em francês, língua oficial do Haiti, ele conta que teve que se esforçar para dominar o português.

"O esforço tem que ser redobrado. Na primeira vez que fiz tive um pouco de dificuldade na interpretação. Para essa edição da prova estudei mais e me preparei com muita pesquisa. Agora vai dar certo", afirma

O haitiano Bernard Denord quer cursar engenharia elétrica. — Foto: Fabiano Arruda/TV Morena

Ele explica que se prepara para essa edição do Enem desde o final da prova da edição anterior. Bernard teve que conciliar a rotina do trabalho com o estudo.

"Eu estudei todo esse tempo sozinho em casa por meio da internet. Li muito e com investimento em pesquisas, acredito que ano que vem vou estrar no ensino superior do Brasil", finaliza.

Enem 2018


Mato Grosso do Sul tem 72.393 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa neste domingo (4), com aplicação das provas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias; e termina no próximo (11), com os testes de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de inscritos para a edição 2018 do Enem no estado é 21,5% menor que o registrado em 2017, quando 92.300 pessoas se inscreveram para o exame.

As provas serão realizadas em 41 municípios de Mato Grosso do Sul, sendo que cinco cidades concentram 65,6% dos inscritos: Campo Grande, com 30.850; Dourados, com 6.449; Três Lagoas, com 3.783; Corumbá, com 3.758 e Ponta Porã, com 2.699.

Orientações gerais


Neste primeiro dia de Enem, as provas terão duração de 5 horas e 30 minutos. As 11h (horário de MS) os portões dos locais onde o exame será aplicado serão abertos e às 12h fechados (de MS). As provas terão início às 12h30 (de MS) e terminarão às 18 (de MS).

Os inscritos deverão levar caneta esferográfica de tinta preta, que tenha tubo transparente e documento oficial de identificação com foto. São aceitos como documentos: RG, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte e carteira nacional de habilitação, identidade funcional, ou se for estrangeiro: identidade expedida pelo Ministério da Justiça ou protocolo provisório de solicitação de refúgio emitido pela Polícia Federal.

Por Flávio Dias
Fonte: g1 globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima