Lula desafia juíza sobre ser dono do sítio, e ela rebate: "se começar nesse tom, teremos problemas"

goo.gl/q3uBfs | O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a juíza federal substituta Gabriela Hardt protagonizaram momentos de embate logo no início do interrogatório do petista no processo do sítio em Atibaia (SP) na tarde desta quarta-feira (14).

Neste processo, o ex-presidente é acusado de ter recebido propina de aproximadamente R$ 1 milhão por meio de reformas realizadas no sítio pelas empreiteiras Odebrecht, Schahin e OAS. O MPF (Ministério Público Federal) também atribui a Lula o sítio, cuja propriedade está registrada nos nomes de Fernando Bittar, amigo da família de Lula, e Jonas Suassuna.

A juíza iniciou o interrogatório perguntando ao ex-presidente se ele sabia do que estava sendo acusado no processo, ao que Lula prontamente respondeu: "Não. Gostaria que a senhora pudesse me explicar qual é a acusação".

Após Hardt explicar brevemente que Lula responde por supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, o ex-presidente rebateu: "Eu imagino que a acusação que pesava sobre mim é que eu era dono de um sítio em Atibaia".

"Não, não é isso que acontece. É ser beneficiário de reformas que foram feitas", interrompeu a juíza, dizendo que a acusação "passa pela relação" de Lula ser o dono do sítio.

O ex-presidente insistiu mais uma vez: "Doutora, eu só queria perguntar, primeiro um esclarecimento, porque eu estou disposto a responder toda e qualquer pergunta. Eu sou dono do sítio ou não?".

"Isso é o senhor que tem que responder, não eu, doutor, e eu não estou sendo acusada neste momento", devolveu a juíza. "Não, quem tem que responder é quem me acusou", rebateu Lula.

"Doutor, senhor ex-presidente, esse é um interrogatório. E se o senhor começar nesse tom comigo, a gente vai ter um problema. Vamos começar de novo", disse. "Eu sou a juíza do caso e vou fazer as perguntas que preciso que sejam esclarecidas para que o caso seja sentenciado ou algum colega possa sentenciá-lo", completou.

Discussão entre advogado e procurador 


O advogado José Roberto Batochio, um dos defensores de Lula, interveio e afirmou que, de acordo com as leis, o interrogatório é o "momento em que o acusado exerce a autodefesa".

A intervenção rendeu alguns momentos de desentendimento entre Batochio e o procurador Athayde Ribeiro Costa, do MPF. "Eu estou me dirigindo ao juízo", disse o advogado, que questionou: "O senhor quer substituir o juízo?".

A juíza repreendeu a discussão e então perguntou a Lula se ele se sentia apto a ser interrogado naquele momento. "Eu me sinto apto e me sinto desconfortável", disse Lula.

"Se o senhor se sente desconfortável, o senhor pode ficar em silêncio", respondeu Hardt. Lula ainda perguntou quando ele poderia falar, ao que a juíza disse, mais uma vez, que o petista poderia responder às suas perguntas.

"Eu não vou responder interrogatórios e nem questionamentos aqui. Está claro?", insistiu a juíza. O desentendimento durou mais alguns segundos, enquanto Lula dizia que "não imaginava que seria assim" e que era "vítima de uma mentira há muito tempo". Hardt prontamente cortou a fala do ex-presidente e insistiu: "então vamos para as perguntas".

Ao longo da oitiva, Lula e a juíza tiveram outros momentos de enfrentamento, vários deles com Hardt saindo em defesa do seu antecessor, Sergio Moro, a quem o ex-presidente acusou de condená-lo sem provas.

Também durante o interrogatório, Lula negou saber quem pediu, quem pagou e quem realizou as obras no sítio de Atibaia.

Após o depoimento, o ex-presidente retornou à Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde abril cumprindo pena de 12 anos e um mês de prisão pelo caso do tríplex de Guarujá (SP).

MPF culpa defesa por Lula não conhecer a denúncia 


Durante os questionamentos do procurador Athayde Ribeiro Costa, do MPF, sobre quem teria pagado as reformas no sítio, o ex-presidente voltou a dizer que "estranhou" que a juíza não não dissesse que a acusação contra ele era a propriedade do sítio.

"É que vocês começaram dizendo que era meu o sítio. Eu estranhei agora a doutora juíza dizendo, porque eu passei quatro anos apanhando porque o sítio era meu e agora o sítio desapareceu!", disse o petista exaltado.

Costa, do MPF, disse que o fato de Lula não saber qual é a denúncia contra ele "não é um problema do Ministério Público". E o procurador continuou: "eu também estranhei, senhor presidente, porque a denúncia está lá há muito tempo.Sua defesa poderia ter te explicado isso. Se ela não fez, infelizmente não é um problema do Ministério Público".

A juíza complementou que a questão da propriedade da empresa ainda está sendo investigada.

"Eu passei um monte de tempo, 'O Lula é dono de uma chácara', 'gente eu não sou'. Nem da chácara perguntaram mais porque não é minha. A mesma coisa aconteceu com o apartamento", repete Lula, referindo-se ao tríplex de Guarujá.

Se começar com discurso político, vou cortar, diz juíza


Enquanto Lula falava, Athayde Ribeiro Costa tentava interromper o ex-presidente, o que irritou Cristiano Zanin. Advogado de defesa, procurador do MPF e juíza iniciaram então um novo bate-boca.

"O senhor deveria aguardar a resposta dele", disse Zanin. "Ele está fugindo ao tema, doutor", respondeu Costa.

"Compreenda que embora eu tenha o casco duro, se uma bala pega no mesmo lugar muitas vezes machuca. Eu estou cansado, cansado de mentira", disse Lula com a voz embargada.

Zanin pediu questão de ordem à juíza para que Lula pudesse concluir seu relato sobre o processo do tríplex. "Que questão de ordem?", rebateu a juíza. O advogado afirmou que o relato era importante e que não ouvi-lo configuraria cerceamento de defesa.

"Mas se ele fugir do assunto e começar com discurso político, doutor, infelizmente, eu estou comandando a audiência e vou ter que cortar", avisou a juíza.

Ana Carla Bermúdez e Mirthyani Bezerra
Fonte: noticias.uol.com.br

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Espera se que Excelentissa Dra.juiza seja firme tão quanto seu antecessor.Pois ao meu ver data vênia -O Réu é dissimulado.
    Contra os fatos não há o que negar,...Muito feio toda esta encenação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima