Advocacia: um mercado saturado ou carente? Por IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito

goo.gl/AxRca7 | Caríssimo, muito bom dia! Como é bom dialogar com você sobre assuntos que são do interesse geral da advocacia brasileira. Hoje quero refletir sobre uma aflição de muitos advogados, especialmente os que estão em início de carreira.

É muito comum eu ser indagado por colegas que se sentem inseguros em investir na sua carreira pelo medo da saturação do mercado para advogados.

Ora caríssimo, de fato o nosso mercado se encontra em um patamar muito individualizado: dados do Conselho Federal da OAB de 2016 contabilizaram que somos mais de 1 milhão de advogados no país. Além disso, no Brasil possui um número elevadíssimo de cursos de Direito em relação a outros países do mundo. De fato os números impactam e nos levam a refletir se realmente há espaço para todos esses profissionais no mercado.

Bom, eu quero te dizer uma coisa. Apesar desses números exorbitantes, o mercado da advocacia é, na realidade, carente. Ai você me pergunta, como assim professor? Carente com mais de 1 milhão de advogados?

Sim, nosso mercado é carente de profissionais especializados, que buscam se diferenciar para trazer aos seus clientes uma proteção eficiente de seus direitos. Para esse tipo de advogado o mercado é muito promissor e está em franca expansão.

Entendo que um grande erro de muitos colegas é a falta de construção de uma atuação especializada, voltada para uma seara específica do Direito. A generalização de serviços pode implicar em grande prejuízo à carreira do advogado, trazendo um volume alto de demandas e poucos resultados financeiros.

Por isso, a minha principal dica para você advogado em início de carreira ou para você que já possui uma experiência, mas quer ampliar seus resultados, é pensar uma estratégia de trabalho que busque a sua especialização em um ramo específico do Direito. Torne-se um expert naquilo que você pretende trabalhar e eu tenho certeza que você será um advogado diferenciado no mercado.

No mais, meu querido colega, mãos às obras! Não se abata em razão de números. Trabalhe duro para que você consiga se tornar um advogado diferenciado no mercado!

Até a nossa próxima reflexão!

IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
professores conceituados e cursos com aulas ao vivo e online.
O IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito - é uma comunidade acadêmica onde professores e alunos podem se conectar através de uma moderna plataforma de Ensino Virtual e participar de cursos, congressos e palestras virtuais transmitidas ao vivo e online, proporcionando a mesma dinâmica dos eventos presenciais. Faça parte do IbiJus! Cadastre-se e participe de eventos em diversas áreas do Direito! Siga-nos nas redes sociais e fique sempre atualizado! https://www.facebook.com/institutoibijus https://www.instagram.com/instituto_ibijus/ https://twitter.com/institutoibijus
Fonte: Jus Brasil

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima