Quer estudar fora? Confira 25 bolsas de estudo para dezembro e janeiro

goo.gl/tyZyB7 | Como todos os meses, o Estudar Fora compilou as melhores bolsas de estudo com inscrições aberta! Dessa vez, com o fim do ano se aproximando, a ideia é que você já possa se preparar para realizar o sonho de estudar no exterior em 2019.

Por isso, a seleção atual inclui as melhores bolsas tanto em dezembro quanto em janeiro. Há opções para graduação, mestrado e doutorado nos destinos mais procurados por quem deseja ter uma experiência de estudos fora. Isso inclui Estados Unidos, Austrália, Holanda e França. Também existem opções de programas de verão e oportunidade de participação em conferências globais. Confira!

Bolsas de Estudo para Cursos Curtos e Graduação

Graduação nos EUA, na Universidade do Oregon


A Universidade do Oregon está com inscrições abertas, até 1º de fevereiro, para o programa cultural que oferece bolsas de estudo para graduação. Trata-se do International Cultural Service Program, que pode dar direito à isenção da anuidade de quem participar ativamente.

O primeiro passo é aplicar para um dos cursos da instituição, até 15 de janeiro, neste link. A application varia conforme o programa escolhido (a lista de majors e minors da escola pode ser conferida aqui). Consequentemente, será possível se candidatar ao programa ICSP Scholarship Application.

Entretanto, essa possibilidade só está disponível para estudantes com excelente desempenho acadêmico e necessidade financeira comprovada. O prazo para submeter a documentação termina em 1 de fevereiro.

Bolsas de Estudo para mulheres da ciência e tecnologia em universidades americanas


O programa Science Ambassador visa aumentar a representatividade feminina em ciência e tecnologia. Lançada pelo Cards Against Humanity, a iniciativa está com inscrições abertas até o dia 11 de dezembro, pelo site.

O auxílio cobre os gastos com anuidade em universidades dos EUA para alunas que já estejam na graduação ou no último ano do Ensino Médio, e a única exigência é que a estudante faça o curso completo voltado a uma área que se encaixe na sigla STEM.

University of British Columbia oferece bolsas de graduação


A University of British Columbia, no Canadá, está entre as melhores instituições do país em rankings internacionais. Para permitir que mais estudantes tenham acesso às salas de aula de lá, a universidade disponibiliza uma série de bolsas. Duas delas valem para graduação e recebem inscrições até o dia 15 de janeiro de 2019. São a International Major Entrance Scholarship e o Outstanding International Student Award.

Os valores variam de acordo com o ano, e a instituição de ensino não informa detalhes para essa edição. Em termos gerais, a University of British Columbia, no Canadá, concede 21 milhões de dólares em apoio financeiro para graduação.

Bolsas para graduação e mestrado na Austrália


A University of Queensland (UQ), na Austrália está com inscrições abertas para a Bolsa de Líderes Globais da América Latina. A iniciativa é destinada a candidatos a cursos da Faculdade de Negócios, Economia e Direito da universidade. Os contemplados terão de 50% a 100% dos custos de tuition fee cobertos para até quatro semestres de estudo. Porém, tanto o critério de seleção quanto o valor final concedido aos selecionados dependerá do desempenho dos estudantes.

Os candidatos devem, primeiro, se inscrever ao curso de interesse e só então preencher o formulário de candidatura para o apoio financeiro. O prazo para ingresso no segundo semestre do ano que vem vai até  30 de abril de 2019.

Programa do ministério holandês para auxílio a cursos de bacharelado na Holanda


Estão abertas as inscrições para o Holland Scholarship, programa de bolsas financiado pelo Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura. É uma parceria com universidades holandesas de pesquisa e ciências aplicadas. O auxílio, no valor de 5 mil euros, é destinado a estudantes estrangeiros de fora do Espaço Econômico Europeu (EEA), interessados em cursar bacharelado ou mestrado na Holanda.

A contribuição cobre os gastos referentes ao primeiro ano do curso. Por essa razão, o prazo final para se inscrever ao Holland Scholarship depende do curso escolhido. O período de candidatura varia entre 1º de fevereiro e 1º de maio de 2019.

Bolsas de Estudo para Pós-Graduação

Pós-graduação na Bélgica com direito a mais de 600 euros por semana


A Ghent University (também conhecida como UGent) oferece auxílio financeiro aos melhores colocados para o processo seletivo de mestrado. Os programas, em inglês, são nas áreas de Biociência e Engenharia. Entretanto, não existe um formulário específico para concorrer a essa bolsa. Isso porque a própria universidade se encarrega de conceder o apoio financeiro aos primeiros colocados.

Anualmente, cerca de 15 bolsas desse tipo são disponibilizadas, sendo que o valor é estimado em 654 euros por mês. Além disso, os beneficiados terão as despesas com saúde e responsabilidades civis cobertas. Conheça os programas de mestrado da Ghent University aqui. As inscrições vão até 1º de março.

Bolsa para mestrado em Turismo do Vinho


O programa Wintour, do Erasmus Mundus, está com inscrições abertas até 14 de fevereiro de 2018. O mestrado em turismo do vinho faz parte dos programas oferecidos pela iniciativa Erasmus Mundus e aceita candidatos que tenham graduação em áreas como Marketing, Turismo e Enologia.

Com duração de dois anos, o “Master on Wine Tourism Innovation” permite que os alunos estudem em três universidades parceiras. São elas: Universidade Rovira i Virgili, em Tarragona, na Espanha; Bordeaux, na França e finalmente a Universidade do Porto, em Portugal. Todas as aulas são ministradas em inglês. Portanto, o candidato interessado deve encaminhar um comprovante de proficiência, como TOEFL e IELTS.

Universidade de Maastricht, na Holanda, oferece bolsas para pós-graduação


A Universidade de Maastricht deu início ao programa Holland High Potential Scholarship – que cobrem tanto a anuidade do curso como um auxílio financeiro para manutenção no país. As inscrições serão recebidas até o dia 1º de fevereiro.

O apoio é voltado para qualquer mestrado ou pós-graduação em tempo integral na instituição. Ao todo, estão sendo oferecidas 24 bolsas no valor total de 29 mil euros, que cobrem integralmente os valores de anuidade, seguro saúde, custos com visto e um auxílio financeiro para manutenção no país.

Em primeiro lugar, para concorrer à bolsa, é necessário se candidatar a uma posição no programa escolhido. O prazo final é 1º de fevereiro.

Fellowship para pesquisadores em Harvard


O Harvard University Center for the Environment abriu inscrições das fellowships para pesquisadores doutores. Os interessados podem se candidatar ao programa até dia 16 de janeiro, pelo site.

Durante os dois anos de programa, os fellows desenvolvem pesquisas sobre assuntos “complexos” ligados ao meio ambiente. Como requisito mínimo, o Environmental Fellows Program exige diploma de PhD obtido entre maio de 2015 e agosto de 2019. Cada pesquisador selecionado recebe apoio financeiro de 68 mil dólares anuais, entre outros benefícios.

Bolsas de Estudo do governo francês para mestrado e doutorado na França


O Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França anunciou as inscrições para as bolsas Eiffel. O programa concede a estudantes estrangeiros bolsas de estudo para realizar mestrado ou doutorado no país.

As bolsas de estudo na França são oferecidas diretamente às universidades francesas. O primeiro passo, no entanto, é enviar a candidatura aos programas de interesse. As instituições devem encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris até o dia 11 de janeiro de 2019. Leia aqui o edital completo do programa (em francês).

Bolsas de Estudo para mestrado em saúde pública na Europa


Estão abertas as candidaturas para o programa “EUROPUBHEALTH+” de mestrado em saúde pública na Europa, promovido pela Comissão Europeia. As inscrições para as bolsas de excelência disponíveis (cuja quantidade ainda não foi informada) podem ser realizadas até 8 de janeiro, pelo site.

O programa, que segue o modelo de outros mestrados Erasmus, pode ser realizado em 6 renomadas universidades da Europa, de diferentes, e em até 3 línguas. Para o ano letivo 2019-2021, serão distribuídas bolsas de excelência no valor de, no máximo, 46 mil euros pelos dois anos. Além disso, há bolsas adicionais especialmente destinadas aos melhores alunos de algumas regiões prioritárias – incluindo América Latina.

Universidade de Oxford lança bolsas para pós-graduação


As bolsas Oxford-Weidenfeld and Hoffmann, lançadas pela universidade britânica em 2015, estão com inscrições abertas até janeiro de 2018. Dependendo do curso, o prazo vai até dia 11 ou até dia 25. A iniciativa foca candidatos da pós-graduação que tenham desempenho acadêmico excelente e cujos projetos de pesquisa visem resolver questões sociais atuais.

Universidade Johns Hopkins lança bolsa de mestrado em homenagem a Marielle Franco


A universidade americana Johns Hopkins inaugurou recentemente a bolsa de estudos em homenagem a Marielle Franco, vereadora assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro. O apoio financeiro foi disponibilizado graças a uma doação anônima recebida em nome de Marielle.

O valor ainda não foi divulgado, mas o fato é que a bolsa vai custear parte das despesas do mestrado em relações internacionais com foco na América Latina. O curso faz parte do Programa de Estudos Latino-Americanos (LASP) da School of Advanced International Studies (SAIS) na Johns Hopkins. Candidatos a qualquer curso do SAIS da Johns Hopkins serão considerados para receber a bolsa Marielle Franco, desde que sua área de concentração na pesquisa sejam os estudos latino-americanos. A lista de cursos disponíveis pode ser acessada nessa página.

George Washington University lança bolsas de pós-graduação


Localizada nos Estados Unidos, a George Washington University lançou bolsas para programas de pós-graduação. Trata-se de uma fellowship com duração de até três anos, para mestrado, e até cinco, para doutorado. O prazo para candidaturas vai até 8 de fevereiro de 2019. O foco da iniciativa são estudantes que serão líderes em suas áreas de atuação, quando voltarem aos seus países de origem.

Fundação Boustany oferece bolsas para MBA em Cambridge e em Harvard


Esta oportunidade é um sonho para muitas pessoas, sem sombra de dúvida! É que os MBA de Harvard e Cambridge estão entre os melhores do mundo. Agora, imagine poder estudar em uma dessas duas instituições com uma bolsa de estudos…

As bolsas Boustany MBA Harvard Scholarship e Cambridge Scholarship  são oferecidas a cada dois anos para os programas de MBA das duas instituições. As inscrições para 2019 já estão abertas e vão até 31 de maio de 2019.

Um dos 10 melhores programas de MBA dos Estados Unidos oferece bolsas para brasileiros


A Marshall School of Business da University of Southern California (USC) está oferecendo três bolsas para estudantes brasileiros interessados em cursar o seu programa de MBA internacional em 2019. As inscrições estão abertas até 15 de maio de 2019. Entretanto, é aconselhável que os candidatos interessados na bolsa se inscrevam o quanto antes.

As bolsas para MBA da USC são oferecidas para candidatos com alto potencial e podem chegar a 50 mil dólares. Os alunos selecionados também receberão auxílio moradia, que pode chegar a 15 mil dólares para quem viaja com os filhos. No total, portanto, o valor da bolsa é de até 65 mil dólares.

Bolsas de Estudo de mestrado e doutorado na Hungria


Até 31 de janeiro estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado na CEU (Central European University), sediada em Budapeste, na Hungria. A iniciativa, apoiada pela Open Society Foundations, concede apoio financeiro para cobrir todos os gastos do período de estudos, incluindo hospedagem.

As pesquisas podem ser destinadas a diversas áreas de estudo, como Ciência Política, Economia, Meio Ambiente, Filosofia, Estudos de Gênero e até mesmo matemática. As inscrições, por sua vez, podem ser feitas pelo site do programa de bolsas.

Bolsas de Estudo Emile Boutmy para estudar no Sciences Po


Estão abertas as inscrições para as bolsas Emily Boutmy, que apoia estudantes de mestrado e graduação que queiram estudar no Sciences Po, renomada instituição em Paris. As inscrições vão até 3 de janeiro para os cursos de mestrado e até 8 de abril para os de graduação.

Todavia, o auxílio financeiro é destinado a estudantes internacionais aceitos para os programas da universidade e que tenham feito a candidatura pela primeira vez. Para escolhê-los, são considerados aspectos socioeconômicos, bem como o desempenho acadêmico do aluno. A candidatura às bolsas Emile Boutmy pode ser feita pelo site do Sciences Po.

50 bolsas de estudo para mestrado na Suécia


O programa IPOET está oferecendo 50 bolsas de estudo para estudantes que queiram fazer mestrado na Chalmers University of Technology, na Suécia. A iniciativa é apoiada pelo Conselho Sueco para Ensino Superior e custeia 85% da tuition dos alunos de quaisquer programas de mestrado da instituição. O critério de seleção, porém, é excelência acadêmica.

As inscrições vão até 15 de janeiro, pelo site.

EXTRA

Curso de verão em Yale oferece bolsas de estudo para estudantes do ensino médio


A Universidade Yale, considerada a 8ª melhor universidade do mundo pelo World University Ranking oferece bolsas de necessidade financeira para estudantes do ensino médio que sejam aceitos para participar do programa Yale Young Global Scholars (YYGS).  As inscrições até o dia 6 de fevereiro pelo site.

O YYGS é um curso de duas semanas que reúne jovens do ensino médio do mundo todo para estudar assuntos como ‘Política, Direito e Economia’ e Empreendedorismo. A taxa de inscrição para o programa é de 60 dólares. Por sua vez, o custo total do YYGS é de US$ 6,250 mil (gastos com alimentação e acomodação inclusos). No momento da inscrição, o estudante deve sinalizar que deseja concorrer às bolsas. Contudo, o auxílio  não cobre os custos com passagem aérea.

Inscrições abertas para preparatório gratuito da Fundação Estudar


A Fundação Estudar está com inscrições abertas para seu programa de preparação com foco em jovens que desejam cursar a graduação no exterior. Totalmente gratuito, o Prep Estudar Fora (antigo Prep Scholars) tem como objetivo oferecer orientação sobre o processo de candidatura a universidades de fora do país. O prazo para se inscrever vai até 9 de dezembro, pelo site.

Os cerca de 40 selecionados recebem orientação individualizada de especialistas sobre o processo de application utilizado na seleção para graduação no exterior, especialmente por instituições norte-americanas. São abordados temas como provas SAT e ACT, exames de proficiência em inglês como TOEFL e IELTS, essays, college list, etc. Além disso, ao longo do ano, os jovens são acompanhados por um mentor que tenha cursado a graduação em outro país. A organização também proporciona auxílio financeiro para os custos do application, caso necessário.

Fundação Lemann e Universidade Columbia anunciam bolsas de estudo do Teachers College


Os interessados em desenvolver pesquisas sobre educação podem contar com mais um programa de bolsas da Fundação Lemann, em parceria com o Teachers College (corpo docente da Universidade Columbia). Dessa vez, o apoio é dedicado a pesquisadores que se dedicam a estudar as desigualdades no ensino e na aprendizagem em salas de aula e escolas públicas brasileiras.

As bolsas de estudo cobrem os custos da viagem a Nova York para participação de um workshop na universidade (em 2019) e também da conferência American Educational Research Association (em 2021). Adicionalmente, às propostas selecionadas será concedido o benefício de 30 mil dólares, pago ao longo de dois anos. O prazo para se inscrever, pelo site, se encerra em 15 de janeiro de 2019.

Curso de liderança nos EUA com profissionais da NASA


Já pensou em fazer um treinamento intensivo, em meio à natureza, com experts da NASA e de instituições como Wharton e Harvard? É esse tipo peculiar de experiência que o Future Global Leaders (FGL) Fellowship proporciona! O programa é uma iniciativa da Fortis Society, uma rede privada mundial de jovens líderes.

Podem se candidatar ao FGL Fellowship estudantes que estejam no primeiro ano da graduação e que sejam os primeiros de sua família a cursarem o ensino superior. Os selecionados terão as despesas cobertas para participar do curso de 20 dias, que acontecerá na National Outdoor Leadership School (NOLS). Os detalhes sobre o que se espera dos futuros líderes podem ser encontrados nessa página.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site do programa, até 31 de janeiro.

Conferência de empreendedorismo social no México


Todos os anos a conferência Opportunity Collaboration reúne líderes emergentes e empreendedores sociais de diversos países, a fim de discutir soluções para pobreza e injustiça a nível global. Dessa forma, o programa Cordes Fellowship seleciona esses candidatos engajados e cobre sua estada no local da conferência.

A edição de 2019 da Opportunity Collaboration acontecerá em Cancun, no México, entre os dias 13 e 18 de outubro, mas o prazo para se inscrever às bolsas encerra em 31 de janeiro.

Programa de verão na Califórnia concede bolsa a jovens escritores


Fundada em 2008, a Breakthrough Generation é uma iniciativa do programa de pesquisa do Instituto Breakthrough, com sede na Califórnia, EUA. O objetivo da organização é promover o desenvolvimento de uma nova geração de pensadores e escritores capazes de encontrar novas soluções para os maiores desafios atuais nas áreas de energia, economia e meio ambiente.

Como incentivo, anualmente a instituição oferece bolsas a estudantes recém-formados e pós-graduandos do mundo todo. Eles participam de um programa de verão de dez semanas. As inscrições para a próxima edição, que acontece entre junho e agosto de 2019, estão abertas até 12 de fevereiro!

Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar.

Por Marcela Marcos, do Estudar Fora
Fonte: Exame

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima