Enem, ProUni, Sisu e Fies: confira o calendário de 2019 e não perca os prazos

goo.gl/CC2Py4 | Início de ano é época de muito estudante ficar contando os dias para o resultado do Enem. Isso porque a nota, que deve ser divulgada pelo Ministério da Educação no próximo dia 18, pode ser utilizada de diversas maneiras para ingressar em um curso de ensino superior.

Para quem quer conquistar a tão sonhada vaga em um das instituições públicas de ensino superior, as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas do dia 22 ao dia 25 de janeiro. Podem se inscrever na primeira edição do Sisu estudantes que fizeram as provas do Enem  2018 e obtiveram nota na redação acima de zero. Para se candidatar, é necessário informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no site.

O sistema foi desenvolvido pelo ministério da Educação para selecionar candidatos às vagas que utilizarão a nota do exame nacional como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato.

No site do MEC, será possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. A quantidade de vagas ofertadas ainda não foi divulgada pelo MEC. O resultado da chamada regular do Sisu 2019 vai ser divulgado pelo MEC no dia 28 de janeiro.

Já para quem deseja uma vaga em alguma instituição particular de ensino superior, as inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 29 de janeiro até o dia 1º de fevereiro.

Podem se inscrever candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior, mas que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio em 2018. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos um dos requisitos a seguir: ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. As integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais contemplaram os candidatos que têm renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para o dia 4 de fevereiro de 2019.

Outro programa do governo federal que exige a nota do Enem , o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda não tem data de inscrição para o primeiro semestre deste ano. O programa financia o curso de graduação em universidades não públicas de estudantes que atendam a alguns critérios específicos, como faixa de renda familiar e é dividido em duas modalidades. Neste ano, cerca de 100 mil vagas serão ofertadas por meio de financiamento direto do governo.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima