Acompanhe o novo site direitonews.com.br

Idosa analfabeta será indenizada por empréstimo não autorizado

Um comentário
goo.gl/rjgWYL | A 2ª câmara Cível do TJ/MS condenou um banco a pagar indenização por dano moral a uma idosa analfabeta e indígena em razão de empréstimo consignado feito de forma indevida. Para o colegiado, o contrato do serviço é nulo pois não seguiu formalidade específica diante da vulnerabilidade da autora.

A idosa ajuizou ação contra o banco alegando que não fez e nem autorizou a fazerem em seu nome o empréstimo bancário. Pleiteou, então, a nulidade do contrato. Consta nos autos que a idosa teria “assinado” o referido contrato com apenas sua digital. No entanto, o juízo de 1º grau considerou o documento válido por serem as partes capazes e não ter sido comprovado qualquer vício.

Já no TJ/MS, o entendimento foi diferente. Para o desembargador Alexandre Bastos, relator, a declaração de nulidade encontra fundamento também no princípio da boa-fé, ante o evidente analfabetismo da idosa. Para ele, o banco "deveria ter procedido da forma mais cautelosa possível no sentido de assegurar-lhe pleno conhecimento daquilo que contratava".
"Esclarece-se que, considerado o fato da parte ser analfabeta e indígena, tal contrato é nulo, pois os contratos ao serem estabelecidos com pessoas analfabetas devem observar a formalidade específica, sendo necessário a assinatura a rogo, com duas testemunhas e devidamente acompanhado com instrumento público."
Assim, fixou o valor de R$ 1 mil para os danos morais. O entendimento do relator foi acompanhado por unanimidade pela turma.

Processo: 0802061-67.2015.8.12.0031
Veja a decisão.

Um comentário

  1. Olá, eu sou Roseline Lerato atualmente morando nos estados unidos. Eu estava preso em uma situação financeira em junho de 2019, eu precisava para refinanciar e iniciar um novo negócio do meu próprio, porque eu perdi meu marido 16 de outubro de 2017 e saiu com dois filhos que eu precisava para cuidar. Eu tentei buscar empréstimos de várias companhias de empréstimo privadas e corporativas mas nunca com sucesso, mas com Deus me ajudando, fui apresentado a um credor de empréstimo privado Michael Welsh que me deu um empréstimo de US $ 70.000 dólares cinco dias atrás, agora estou muito feliz porque eu posso pagar minhas dívidas e cuidar dos meus dois filhos também, eu oro para que Deus dê a Linda Robert uma vida feliz pela boa ajuda que ele e toda a sua empresa prestaram a mim, eu só preciso deixar o mundo inteiro conhecer a bondade e grandeza desta empresa, se você deve contactar qualquer empresa ou empresa com referência à obtenção de um empréstimo, entre em contato com Linda Robert imediatamente, e eu garanto que eles não vão deixar você para baixo também, ele não sabe que estou fazendo isso, mas estou tão feliz agora e eu decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais e mais. Você pode contatá-lo através de seu email: (mrslindarobertloanfirm@outlook.com)

    Deus abençoe a todos vocês ao ler minha história, mais uma vez sou Roseline Lerato.

    Via Email: mrslindarobertloanfirm@gmail.com

     OR WhatsApp +1 (334) 203-7399

    https://mrslindarobertloan.wixsite.com/website

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo seu comentário!