Idosa analfabeta será indenizada por empréstimo não autorizado

goo.gl/rjgWYL | A 2ª câmara Cível do TJ/MS condenou um banco a pagar indenização por dano moral a uma idosa analfabeta e indígena em razão de empréstimo consignado feito de forma indevida. Para o colegiado, o contrato do serviço é nulo pois não seguiu formalidade específica diante da vulnerabilidade da autora.

A idosa ajuizou ação contra o banco alegando que não fez e nem autorizou a fazerem em seu nome o empréstimo bancário. Pleiteou, então, a nulidade do contrato. Consta nos autos que a idosa teria “assinado” o referido contrato com apenas sua digital. No entanto, o juízo de 1º grau considerou o documento válido por serem as partes capazes e não ter sido comprovado qualquer vício.

Já no TJ/MS, o entendimento foi diferente. Para o desembargador Alexandre Bastos, relator, a declaração de nulidade encontra fundamento também no princípio da boa-fé, ante o evidente analfabetismo da idosa. Para ele, o banco "deveria ter procedido da forma mais cautelosa possível no sentido de assegurar-lhe pleno conhecimento daquilo que contratava".
"Esclarece-se que, considerado o fato da parte ser analfabeta e indígena, tal contrato é nulo, pois os contratos ao serem estabelecidos com pessoas analfabetas devem observar a formalidade específica, sendo necessário a assinatura a rogo, com duas testemunhas e devidamente acompanhado com instrumento público."
Assim, fixou o valor de R$ 1 mil para os danos morais. O entendimento do relator foi acompanhado por unanimidade pela turma.

Processo: 0802061-67.2015.8.12.0031
Veja a decisão.

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Olá, eu sou Roseline Lerato atualmente morando nos estados unidos. Eu estava preso em uma situação financeira em junho de 2019, eu precisava para refinanciar e iniciar um novo negócio do meu próprio, porque eu perdi meu marido 16 de outubro de 2017 e saiu com dois filhos que eu precisava para cuidar. Eu tentei buscar empréstimos de várias companhias de empréstimo privadas e corporativas mas nunca com sucesso, mas com Deus me ajudando, fui apresentado a um credor de empréstimo privado Michael Welsh que me deu um empréstimo de US $ 70.000 dólares cinco dias atrás, agora estou muito feliz porque eu posso pagar minhas dívidas e cuidar dos meus dois filhos também, eu oro para que Deus dê a Linda Robert uma vida feliz pela boa ajuda que ele e toda a sua empresa prestaram a mim, eu só preciso deixar o mundo inteiro conhecer a bondade e grandeza desta empresa, se você deve contactar qualquer empresa ou empresa com referência à obtenção de um empréstimo, entre em contato com Linda Robert imediatamente, e eu garanto que eles não vão deixar você para baixo também, ele não sabe que estou fazendo isso, mas estou tão feliz agora e eu decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais e mais. Você pode contatá-lo através de seu email: (mrslindarobertloanfirm@outlook.com)

    Deus abençoe a todos vocês ao ler minha história, mais uma vez sou Roseline Lerato.

    Via Email: mrslindarobertloanfirm@gmail.com

     OR WhatsApp +1 (334) 203-7399

    https://mrslindarobertloan.wixsite.com/website

    ResponderExcluir
  2. Do you need Finance? Are you looking for Finance? Are you looking for finance to enlarge your business? We help individuals and companies to obtain finance for business expanding and to setup a new business ranging any amount. Get finance at affordable interest rate of 3%, Do you need this finance for business and to clear your bills? Then send us an email now for more information contact us now via (muthooth.finance@gmail.com) Call or add us on what's App +91-7428831

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima