Enfraquecimento da advocacia no Brasil: Fim do Exame de Ordem preocupa OAB

goo.gl/Xy2hrk | O Projeto de Lei 832, apresentado pelo deputado federal José Medeiros, do Podemos, partido que faz parte da base aliada do governo, está tirando o sono dos advogados.

Ele propõe o fim do Exame de Ordem para ingresso na advocacia, sob o argumento de que “a eliminação da exigência do exame da OAB é uma forma de garantir o direito dos formados de exercerem a atividade de advogado.”

A ideia preocupa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que teme um enfraquecimento da advocacia e o ingresso de uma multidão de novos profissionais no mercado de trabalho.

A preocupação se justifica.

O Brasil conta com um dos maiores números de advogados do mundo – e o contingente não para de crescer.

Em novembro de 2016, superou a marca de 1 milhão de advogados com registro profissional válido.

Desde então, 177 profissionais estreiam na carreira diariamente, formados em uma das 1.561 universidades estabelecidas no país.

Estado de Minas
Fonte: www.em.com.br

56/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Parabéns ao Deputado.
    #fimdoexame
    Nosso dinheiro não é capim!
    CPI na OAB já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não estuda só quer galinha morta.se tivesse estudando no tempo que perde criticando a OAB respondia mais de 3 questões do exame da Ordem.

      Excluir
  2. Viável seria uma prova condizente, não absurdamente difícil como ocorre, mas extinguir é um erro gravíssimo. #nãoaofimdoexame

    ResponderExcluir
  3. Parabebs Deputado. Essa mamata ta na hora de acabar.

    ResponderExcluir
  4. Se fosse exigido exame de ordem para renovação da carteirinha, com certeza 70% dos advogados não passariam.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Vai estudar, em vez de perder tempo , e lute depois para aumentar a severidade do exame!

      Excluir
    2. Faça novamente, se vc passar, então reclame desse absurdo que é terminar um curso superior de 5 anos e nada valer sem esse exame que arrecada milhões

      Excluir
    3. O Exame da Ordem, tem que continuar, milhares de bacharéis, não sabem fazer uma petição fundamentada. Eu fiz a prova por 3 vezes, estudei muito e fui bem sucedido na terceira vez com a aprovação.

      Excluir
  6. Esse exame deveria não ter a inscrição cobrada e ser feito pelo governo federal que é quem autoriza a abertura do curso de Direito.

    ResponderExcluir
  7. Eu desaprovo, fiz o exame e se tornar a me submeter, provavelmente passarei novamente , pois vivo estudando! Um conselho: Por que não estudam em vez de perder tempo apoiando tal projeto, quem assim faz, dá tiro no próprio pe, haja vista a classe já hiper desvalorizada nos tribunais fluminense. Agindo digo mais, sou a favor de uma terceira fase, oral talvez e a me submeto com todo prazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS pela sua aprovação! Agora você precisa fazer um curso de Ortografia, pontuação, e interpretação, você escreve sem concordância,inaceitável para um adv.
      tá bão mermão, tamoligado na parrada, ediso que falu 😂😂😂😂😂😂😂😂

      Excluir
    2. Realmente é incrível a forma a qual vc conseguiu passar. Eu sou a favor do exame de ordem, não discordo de vc neste quesito. Todavia, no seu lugar eu teria medo de uma fase oral, pois se não sabe escrever, imagino seu discurso oral. Lamentável!!

      Excluir
  8. Se com o exame já passa um monte de gente que mal sabe escrever o próprio nome, imagina a situação que vai ser sem.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Deputado, vamos em frente acabar com esse jogo de interesse da OAB e FGV, CPI e uma investigação da PF e MPF para apurar a verdade que esta por trás desta entidade que não tem mais a credibilidade dos Brasileiros.
    Vamos solicitár o ministério da Justiça na pessoa do Senhor Dr. Sergio Moro, para apurar para onde vai tantos dinheiro arrecadado, e a manipulação de interesse de cursinhos e acabar com esse controle de mercado imposto pela essa instituição.
    Deus acima de tudo e o Brasil acima de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK pare de reclamar e vai estudar.

      Excluir
    2. Vamos solicitar ao Ministério...

      Escrever corretamente faz parte da vida de um advogado.

      ABC campeāo.

      Excluir
    3. O melhor seria se prepara mais para a prova, parar de chorar, a qual considero de certa forma até fácil, pois o dia a dia de um advogado é extremamente mais complexo que esse acessível concurso. Agora, imagine sem a aplicabilidade deste, como ficará o nosso sistema judiciário!! Uma aberração !! Seria o mesmo que pilotar um aviação sem brevê !! kkkkkk

      Excluir
  10. #fimdoexame, ou é para todas as profissões ou para nenhuma, em minha opinião é medo que os Advogados tem da concorrência. Apoio total ao PL 832

    ResponderExcluir
  11. Máfia da OAB a maioria dos advogados renomados não fizeram a prova é são donos dos cursinhos e se elaborarem uma prova mais fácil é prejuízo para eles e se acabar com a prova vão ganhar muito mais com anuidade só que poucos e é preciso dividir o pão e aqueles q são favoráveis à prova devia também pedir uma apuração para onde tanto dinheiro .

    ResponderExcluir
  12. Sério mesmo que você é advogado? Com tantos erros de concordância gramatical?

    Por que separado sem hífen em meio de frase? O correto seria por quê

    Em vez de ? O correto seria: ao invés de

    Que assim o faz? O correto é: que assim o fazem

    Haja vista ? O correto é: haja visto





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe nobre colega. O correto é HAJA VISTA, mesmo.

      Excluir
  13. kkkkkkkkkkkkk so vou contrata advogado com ao menos 5 anos de experiencia assim fico longe dos estelionatários profissionais

    ResponderExcluir
  14. Esperamos que esse projeto seja rejeitado .o fim da OAB séria quase uma extinção dos bons profissionais.

    ResponderExcluir
  15. Se a Oab aplicasse com seriedade o art.35, III (exclusão)Lei 8906/94, e código de ética, seria desastroso um número de advogados mais antigos e recém formados, que teriam que fazer novamente a prova. É assombroso a quantidade de advogados inidoneos. Não citarei as corriqueiras infrações não aplicadas pelas seccionais de cada estado.

    ResponderExcluir
  16. Caro, acho que não ao oral,porque não também exame psicológico, exame físico, exame de sangue e de urina, quem sabe deverá ser de grande valia...farei está sugestão a OAB ai gostaria de que passar e pelo crivo o que acha?

    ResponderExcluir
  17. Entendo que os cursos de graduação em ciências jurídicas no Brasil devem ser suficiente para preparar o bacharel para exercer a profissão de advogado.
    Esta responsabilidade ficou a cargo de cursos preparatórios e um exame de admissão na OAB para ser habilitado a advogar.
    Estranho não acham?

    ResponderExcluir
  18. Edilene Cerqueira28 fevereiro, 2019

    Parabéns Deputado, essa "fonte" tem q secar. Me formei em 2014, pago FIES, não tenho condições de pagar a inscrição para o exame da Ordem. Acho um absurdo o valor da inscrição, já é bastante a taxa q os Advogados pagam anualmente.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite nobres colegas. Soube recentemente q a Oab/Fgv iriam passar a corrigir tb, não sei a partir de qual certame, o aspecto ortográfico.

    ResponderExcluir
  20. Que tal submeter todos os Advogados, que iniciaram a carreira antes da exigência da prova da ORDEM, para prestarem exame para verificarmos a qualidade dos nossos profissionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos que estão se manifestando favoráveis, acredito eu, não tiveram a competência para lograr êxito no exame exigido! Vocês todos já pensaram em estudar mais e criticar menos? Talvez assim tenham um início de sucesso na valorosa profissão! FICA A DICA...

      Excluir
  21. A prova da Ordem apesar de parecer muito difícil, é o mínimo razoável de conhecimento que um Bacharel em Direito deve ter para atuar na carreira jurídica. Funciona com um filtro pela quantidade de formados, numa cadeia desenfreada em dezenas a centenas de Faculdades fundos de quintais espalhadas pelo Brasil. Retirá-la, seria um retrocesso. ESTUDEM QUE VOCÊS PASSAM! caso contrário a sociedade será a mais atingida pelo despreparo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, existe uma entidade chamada MEC, já ouviu falar?, quem da a nota de uma Instituição, e este orgao de fiscalização

      Excluir
    2. O fato é que pessoas como você é que envergonham a classe, pessoas que não desejam estudar e se dedicar para uma prova de nível intermediário que avalia apenas o conhecimento básico para exercer digníssima profissão. Defender a extinção do exame da ordem é defender a desvalorização da profissão, defender o enfraquecimento da mesma, em benefício de estudantes sem capacidade nenhuma de atuação, esses mesmo que na grande parte de sua graduação nunca se importaram com ela, procrastinam dia após dia. Não a desvalorização da profissão! Eu por mim deveria haver prova no mesmo nível técnico para renovação da licença, pois profissionais capacitados não reclamam de serem testados, apenas os incapazes, que certamente é o seu caso ou o caso de algum conhecido, que se formou e por falta de disciplina e qualificação técnica não tem capacidade de passar.

      Excluir
    3. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

      Excluir
  22. Fimdoexamedeordem,vamos nos unir e acabar com essa roubalheira.

    ResponderExcluir
  23. Jair Messias Bolsonaro, e corajoso porque nada tem a esconder

    ResponderExcluir
  24. Parabéns ao deputado pela coragem de enfrenta essa entidade OAB que está tirando o sonho de muitos bacharéis em advogar pois o único competente e o MEC pois ele emite o certificado

    ResponderExcluir
  25. O pessoal que passa os 5 anos de gradução só tomando cachaça e dando o cu, em vez de estudar, agradece o fim do exame da ordem. Pois quem realmente se interessa em estudar, passa na prova, não existe essa de nível elevadíssimo, mas existe o aluno energumíssimo, que sequer sabe diferenciar uma prescrição e uma decadência. É esse tipo de gente que vai querer entrar na oab sem exame e "defender" o cidadão?? Dá até medo só de pensar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você esqueceu da galera que mata aula para fumar maconha.

      Excluir
  26. Pela forma rude, grosseira, desrespeitosa que expressou sua opinião, eu teria medo de tê-lo como advogado, pois me pareceu dificuldade de argumentação. Não sou advogado. Nunca fiz o exame de ordem porquê estou muito bem colocado profissionalmente, não tenho interesse em mudar de profissão. Mas eu penso que a OAB seria mais produtiva fiscalizando os advogado que estão inscritos e cometendo erros absurdos, dificultando a vida de seus clientes, seja por imperícia ou negligência, do que controlando o mercado de trabalho através do exame.

    ResponderExcluir
  27. Assim como o exame da OAB, todos os outros cursos deveriam ter um exame..... è inadmissível um profissional pedir a extinção de um exame importantíssimo que filtra os bons dos ruins... sim... ruins... pois se tivesses estudado passariam com tranquilidade. Deviam, SIM, implantar exames em profissões que não os exigem, pois tem cada faculdade que dá até pena.... Cansamos de ver, na televisão, faculdades clandestinas, diplomas comprados, falsos, etc....

    A pergunta que fica é: Você contrataria um médico que não tem um CRM? Um dentista que não tem CRO? Por que contrataria, então, um advogado sem OAB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu contrataria qualquer um desses profissionais mesmo que sem crm cro ou oab simplismente mediante a comprovação de capacidade de acordo com indicações de mercado...índices de referência.. Somente para se exercer a advocacia é que existe esse exame fraudulento que nada mais é que uma forma de angariar FUNDOS pois não é competência de uma organização privada avaliar quem pode ou não exercer após ter se graduado completando todas as etapas, realizando provas, estágios e ao final atingindo a pontuação necessária para se formar e colar grau. Então não venha falar besteiras pois sabe muito bem que isso é uma prática inconstitucional feita por esta entidade que sabemos existir de fato porém NÃO DE DIREITO.

      Excluir
    2. Boa sorte em contratar um médico sem a licença e CRM. Vimos o caso de uma mulher que foi realizar uma cirurgia plástica de um médico por indicação que nem consultório tinha. Para quê dentista com CRO, vamos pela clandestinidade e profissionais de fundo de quintal. Penso que a aprovação na prova é necessária para separar os bons profissionais, ou seja, aqueles que estão prontos para exercer a profissão. Se para exercer um cargo público é necessário realizar a prova. Será que também é inconstitucional realizar prova? Hoje em dia até para você participar de um processo seletivo em qualquer escritório de advocacia ou departamento jurídico é necessário realizar um exame de conhecimentos, será inconstitucional também?

      Excluir
  28. amodireito Mas sinto *NOJO DA OAB*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem nojo porque nunca vai fazer parte da OAB. LAMENTÁVEL...

      Excluir
    2. Entendo você, eu também não gosto, até porque não vejo utilidade positiva alguma. Sou advogado e quando realizei a prova, no Rio de Janeiro, obtive a maior nota, o que me deixa mais decepcionado ainda com essa instituição.

      Excluir
  29. Acho que o único exame eficaz a ser aplicado aos bacharéis é o exame de caráter. Infelizmente não há esse exame. Não se enganem, não é o exame de ordem que irá garantir a qualidade dos profissionais, mas um bom aproveitamento no curso de direito aliado a um caráter exemplar. O Brasil não quer mais os doutos Gilmares da vida. Não é com esse tipo de gente que se faz um país decente.

    ResponderExcluir
  30. Realmente tenho medo de não conseguir passar na OAB, mas não posso deixar de dizer que, muitos alunos de Direito, como vejo em minha sala de aula, estão fazendo o curso sem propósito algum, apenas para dizer que estão fazendo uma faculdade.

    ResponderExcluir
  31. Pergunto o art 5º sera aplicado com o fim do exame de ordem?
    Ou a lei só e igual para políticos e impressórios e a mafia da OAB.
    EXAME PARA TODOS OU FIM PARA OAB.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Deputado Medeiros, assim como a Lava Jato acabou com a farra dos corruptos, é chegado a hora de acabar com a farra que a OAB vem fazendo desde 1994 as custas dos "BACHARÉIS EM DIREITO". Vamos unir nossas forças e acabar com mais uma roubalheira. Fim do Exame de Ordem (OAB).

    ResponderExcluir
  33. well can't say much its great for some and worst for some well not a law student and kind of have to do my online exam of accounting wish it could also get canceled

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima