Orientação Profissional: É preciso cursar faculdade de Direito para ser perito criminal?

goo.gl/7tqY6G | "Meu sonho era ser juíza, mas conforme o tempo vai passando eu estou pensando seriamente em ser perita criminal. Creio que tenho que cursar a faculdade de Direito, queria que alguém pudesse esclarecer minhas dúvidas. Tenho que cursar Direito civil e fazer concurso para policial civil para ser perita criminal? Ou apenas fazer o concurso?

Ranna Hillary

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Olá Ranna, tudo bem?

Olha, não tenho como começar a te responder sem te questionar: por que deixar seu sonho de juíza de lado?

Pense bem, é muito mais prazeroso trabalhar e estudar em algo que se deseja, que brilhe os olhos e nos dá prazer, certo? Portanto, mesmo que esse sonho seja muito mais difícil que outros, acho que você deve investir nele.

Pergunte-se, sinceramente, o que fez você deixar esse sonho de lado, e repense se é isso mesmo.

Agora sobre perito criminal, esse é um profissional que pode vir de diversas formações acadêmicas, policiais ou não. O primeiro passo para ingressar na área é a obtenção de uma graduação específica. Por exemplo, para atuar em perícias contábeis, você deve ter formação em Ciências Contábeis. Outras áreas também têm grandes ofertas de concurso: Engenharias, Informática, Farmácia, Física, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, entre outras. Agora, já para algumas áreas (balística, grafotecnia, crimes contra a pessoa) não existe a necessidade de formação específica.

Como esse profissional entra na carreira via concurso público, depois da graduação concluída é necessária a aprovação no concurso. Assim, sendo aprovado para o cargo, o profissional é submetido a um curso de formação de aproximadamente 300 horas para exercer sua função específica.

Minha dica: antes de você se inscrever em alguma graduação, converse com pessoas que já atuam na área para que você tenha informações mais profundas de como é o dia a dia. Pode ser até que você tenha dificuldade de encontrar pessoas, mas acredito que esse seja o melhor caminho para saber exatamente o que vai te agradar e assim seguir com mais prazer!

Boa sorte!

_________________________________

Por Juliana Rissardi 
People & Results
Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).
Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, além do curso de Bacharel em Direito, quais outros requisitos necessários para se tornar um perito judicial? Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima