Você sabe realmente qual o significado do símbolo do curso de direito?

Diversas pessoas conhecem a balança como símbolo do Direito. Ela geralmente aparece nos convites de formatura, na identidade visual de escritórios e advogados, em fotos, tribunais, entre outros. Mas, qual é o real significado do símbolo do Direito?

Cada curso de graduação é identificado por um símbolo que transmite certas características da profissão. No caso do curso de Direito a balança é um dos símbolos que representam o curso e a profissão.

Significado da balança 

O significado da balança no Direito se refere à necessidade de equilíbrio entre o certo e o errado, o castigo e a culpa. A balança está ligada à justiça em diferentes mitologias. Conta a história que Osíris, deus do antigo Egito, pesava o coração dos mortos em uma balança para decidir o seu destino após a morte. A deusa da justiça, Maat, acompanhava a cerimônia e auxiliava na decisão sobre a benção ou castigo de cada pessoa.

Símbolos da advocacia 

Além da balança, outros símbolos estão ligados à justiça e à advocacia. Cada um deles carrega um significado diferente, confira abaixo os principais símbolos da advocacia.

Martelo

No campo jurídico o martelo significa uma chamada para ordem, respeito e silêncio. A sua origem pode estar ligada ao cajado dos sacerdotes judeus, utilizado para chamar atenção dos presentes em uma assembleia, ou ao deus Hefesto, conhecido por sua ligação com o fogo e metalurgia.

Têmis ou Themis

Atualmente a Themis é conhecida como a deusa do direito, isso porque na mitologia grega ela era conhecida como a deusa da justiça. Filha de Urano (céu) e Gaia (terra), Themis é tradicionalmente representada com uma venda nos olhos. Recentemente tem sido representada com os olhos descobertos como significado da Justiça Social. Ela carrega a balança, para indicar que todos devem ser julgados com igualdade, a espada e as tábuas da lei.

Cegueira 

A cegueira ou venda indica a imparcialidade da justiça. Na Grécia antiga era comum a representação de poetas e adivinhos com vendas nos olhos como uma forma de exprimir a sua sabedoria. A deusa da justiça também aparece vendada para demonstrar o julgamento das ações sem a necessidade de ver a figura da pessoa julgada.

Espada 

Na justiça ou em outras áreas, a espada significa poder. É a arma contra a injustiça e o mal. A ferramenta também simboliza a misericórdia pelo bem e o perdão do inocente e a punição para o mal.

Astreia ou Astrea

Astreia é uma deusa também ligada à Justiça e virtude. Segundo a mitologia, ela é filha de Zeus e Themis e andava entre os homens espalhando bons sentimentos entre eles, mas quando o mal tomou conta da terra ela subiu de volta aos céus.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva
Fonte: www.educamaisbrasil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima