"Charlatanismo": Proposta que transforma coaching em crime será discutida no Senado

bit.ly/2XbrLYX | Uma proposta popular em tramitação no Senado pode colocar em cheque o futuro do coaching no Brasil: a possível criminalização da profissão. A sugestão causou mal-estar entre os profissionais do setor de recursos humanos e treinamentos pessoais e dividiu a opinião dos especialistas da área. Há um grupo que critica a proposta e outro que defende a regulamentação, com o objetivo de acabar com os charlatões do mercado.

De autoria pelo sergipano William Menezes, a sugestão foi enviada pela plataforma de participação legislativa e-Cidadania em abril último. Como recebeu mais de 20 mil assinaturas em oito dias, foi encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida pelo senador Paulo Paim (PT/RS).

“Se tornada lei, não permitirá o charlatanismo de muitos autointitulados formados sem diploma válido. Não permitindo propagandas enganosas como 'reprogramação do DNA' e 'cura quântica', que desrespeitam o trabalho científico e metódico de terapeutas e outros profissionais das mais variadas áreas", diz o autor da proposta.

De acordo com a International Coach Federation (ICF), a atividade do coaching é exercida atualmente por 70 mil profissionais no Brasil. Na teoria, qualquer pessoa pode se tornar um coach, desde que domine os conhecimentos da área. Entre as tarefas do coach, está ajudar os clientes a identificar limites, superar desafios e desenvolver seu potencial.

Coach há oito anos, Bárbara Nogueira, conselheira de carreira e headhunter da Prime Talent, afirma que a discussão é prudente, mas acredita que a profissão deveria ser regulamentada, não criminalizada. "Banalizaram o termo coach. Hoje, há coaching de exercícios físicos, de relacionamento, de felicidade, entre outros. A profissão é mais profunda que isso, porque ajuda a pessoa a atingir objetivos claros de vida", diz.

Formação regulamentada


Na avaliação da profissional, o que deveria ser criminalizado são os cursos enganosos para formação de coaches. "Ninguém consegue se formar em um ou dois dias de treinamento. Um curso ideal leva um ou dois anos", afirma a headhunter. Ela sugere que a regulamentação padronize os requisitos necessários para a formação de um coach.

Rhandy Di Stéfano, presidente do ICI (Instituto de Coaching Integrado), afirma que um bom profissional de coaching deve passar anos estudando e praticando técnicas de psicologia organizacional e liderança executiva. "Se você não tem formação adequada e tudo o que possui são frases de efeito e gritos de guerra, que tal usar outro nome para o que você faz?", diz.

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o cenário se agrava quando as pessoas confundem coaching, uma metodologia de desenvolvimento, com terapia. "É importante ressaltar o que um coach faz. Não se trata de um tratamento terapêutico, mas sim de um processo no qual se estabelece, junto ao cliente, a melhor estratégia para alcançar um objetivo determinado", diz em nota o instituto.

Na visão da organização, que tem como presidente José Roberto Marques, o próprio mercado deve regular os preços, a qualidade dos produtos e a qualificação dos profissionais. Ou seja, não é necessário regulamentar o setor. "Aquilo que não é bom, não tem qualidade e não entrega o que promete também não sobrevive no mercado."

Por Patrícia Basilio, com Agência Senado
Fonte: epocanegocios.globo.com

5/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Regulamentação é preciso e fundamental.
    Não, se pode criminalizar.
    O Brasil, é pródigo em criminalizar e ridicularizar as inovações e soluções.
    Creio. Q não se pode deixar tudo nas mãos dos congressistas, pois, sabe se lá o q estes sabem sobre o referido tema e assunto.
    Mas, q o oportunismo está solto na midiacursos relâmpagos, promessas milagrosas, isso é um fato.
    Fiquemos atentos!

    ResponderExcluir
  2. Tem um monte de gente que simplesmente se auto intitula de coaching e sai por ai divulgando algo que não sabe fazer ! É preciso sim mexer nesta coisa e poder dar credibilidade aos que realmente são do ramo !

    ResponderExcluir
  3. Mais um conselho de classe à vista para reduzir a concorrência. E quem paga vai pagar a conta? O usuário, não tenham dúvidas. Regulamentação ou proibição é para isso.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Coach a 2 anos e quem ainda não entendeu a importância e os benefícios de um processo de Coaching,provavelmente é pelo fato de não ter participado de um processo inteiro de Coaching,ou ter feito um curso em um instituição renomada do mercado, se permitindo a mudança de paradigma e crenças. Existem cursos fantásticos no Brasil onde é levado muito a sério a formação. Criminalizar envolve o medo, espero atentamente que como qualquer profissão o Coaching tenha seu espaço por direito e respeitado.

    ResponderExcluir
  5. pg slot เกมแตกดีเยี่ยม เล่นเกมสล็อตสมรรถนะสูง สัมผัสการเล่นสล็อตแตกหนัก แตกจริง ที่มีความล้ำยุค เปิดให้เข้ามาเล่นเกมพนันที่ยอดเยี่ยม ค่ายเกมใหม่ที่มีคุณภาพ pg slot เกมแตกดีเยี่ยม นับได้ว่าเป็นอีก

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima