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“Juntos e shallow now” é uma lição de casa para os advogados – Por Duerer Carvalho

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bit.ly/2JN4N7o | Nas últimas semanas, a expressão “juntos e shallow now” se tornou o meme mais utilizado na internet brasileira. Basta rolar a tela do Instagram, Facebook e Twitter para se deparar com alguém utilizando esse meme nas mais variadas situações.

Para muitos advogados, a expressão “juntos e shallow now” é um simples entretenimento para descontrair nas pausas do trabalho. Já para outros, é uma lição de casa para desenvolver seu marketing digital. Entenda o motivo neste texto.

Como surgiu o meme?


A expressão “juntos e shallow now” é parte do refrão na música “Juntos”, gravada pelos cantores Paula Fernandes e Luan Santana que decidiram fazer uma versão brasileira da canção “Shallow”, da cantora internacional Lady Gaga.

Você pode conferir a versão de Shallow neste link aqui e a versão brasileira, que deu origem ao meme, neste link aqui.

O motivo da expressão ter viralizado é, simplesmente, a graça de não haver sentido nenhum na presença das palavras inglesas na versão em português, já que “shallow now” significa, em tradução livre, “raso agora” ou “superficial agora”.

Com a velocidade da viralização na rede, logo a expressão explodiu nas hashtags das principais redes sociais e se tornou incontrolável.

Por que “juntos e shallow now” é uma lição para os advogados?


Para muitos advogados, pode parecer impossível existir alguma relação útil entre “juntos e shallow now” com sua atividade na advocacia.

Mas para o advogado ou advogada que está desenvolvendo seu marketing digital, é muito importante entender como expressões que estão em alta nos termos de pesquisa online podem ser úteis para atrair prospectos.

Num primeiro momento, perceba que a expressão “juntos e shallow now” ganhou muito destaque na internet, começando por brincadeiras diversas dos usuários da rede, porém logo passou a ser utilizada por empresas também.

Veja alguns exemplos


O Instagram passou a oferecer um filtro de imagem com a expressão “juntos e shallow now” num arco-íris sobre a cabeça do usuário.

A Uber mudou a sua opção de serviço “Uber Juntos” para “Shallow Now” e, ainda, oferece um cupom de descontos aos seus clientes chamado SHALLOWNOW.

A Rede Globo utilizou a expressão em uma chamada para a novela “Verão 90”, dizendo: “Lidiane descobre que João e Manu estão juntos e shallow now”.

Quando temos empresas entrando na onda dos memes, sabemos que a intenção não é apenas dar mais força e alcance para o meme, mas sim fazer parte do movimento e estar presente entre os usuários da rede (que também são seus potenciais clientes).

A ideia é utilizar o meme como estratégia de marketing, em forma de impulso, aproveitando o momento de grande repercussão de determinada expressão, como é o caso de “juntos e shallow now”.

É possível fazer isso na advocacia?


Sim, é totalmente possível utilizar a mesma estratégia para desenvolver o marketing de sua advocacia.

A lição que os advogados podem extrair disso é perceber que devem ficar atentos às expressões mais utilizadas na internet e que estejam em alta no momento para empregá-las a seu favor.

Claro que é aconselhada a utilização de expressões que, de alguma forma, se encaixem nos serviços prestados pelo escritório de advocacia e que, ao mesmo tempo, são atrativas para seus clientes.

Por exemplo, é comum nos depararmos com a veiculação de notícias a respeito de decisões polêmicas dos tribunais ou sobre leis que trazem obrigações mais severas.

Com essa repercussão nos canais de notícias, é provável que muitos interessados passem a procurar na internet mais informações sobre respectiva lei ou decisão naquela determinada semana em que está sendo noticiada.

Esse momento de alta repercussão é uma janela de oportunidade para os advogados utilizarem como uma forma de atrair mais visitantes para seu site, publicando conteúdo sobre o assunto e fazendo uma relação daquele tema com a área de atuação do escritório.

Inclusive, até mesmo alguns temas viralizados que não tratam necessariamente de leis ou decisões podem ser utilizados pelos mais criativos para atrair visitantes ao seu site.

Veja este exemplo hipotético: está em alta uma notícia sobre o valor muito baixo de passagens aéreas para o exterior. Um escritório especializado em direito de família pode utilizar o tema para explicar aos seus visitantes como os pais devem proceder para autorizar a viajem internacional de menor desacompanhado.

Assim, durante o tempo em que aquele tema permanecer com grande busca pelos usuários da rede, haverá muito mais chances de o conteúdo publicado pelo advogado atrair mais visitantes para conhecer seu site e seus serviços.

É necessário ser ágil


Quando temos um tema de alta repercussão na internet, chamamos de janela de oportunidade, pois sua repercussão não durará muito tempo.

Na internet, o tempo passa de forma muito mais rápida do que no nosso mundo físico. Assim, é provável que uma notícia de alta repercussão online numa semana já tenha sido esquecida na semana seguinte.

Até mesmo um meme superviralizado, como a expressão “juntos e shallow now”, tem seu prazo de validade. Muito em breve, ninguém mais irá querer saber desse meme e sim do próximo que surgirá em seu lugar.

Por isso, o ponto-chave dessa estratégia é ficar sempre atento às expressões, hashtags e memes que ganham destaque e, assim que o identificar, imediatamente publicar seu conteúdo relacionado e, assim, aproveitar a onda de visitantes interessados no assunto.

Não utilize apenas essa estratégia


Apesar de ser uma ótima estratégia para atrair visitantes durante um momento específico, saiba que essa deve ser apenas mais uma no seu leque de opções de conteúdo.

Não fique apenas esperando o próximo assunto bombar na internet para publicar conteúdo, mas tenha um planejamento com propósito e foco num determinado objetivo.

O marketing de conteúdo para advogados é uma das melhores estratégias para atrair prospectos pela internet, mas deve ser planejado para alcançar seu cliente ideal, criar autoridade para seu escritório e fechar contratos de honorários melhores.

Apenas publicar conteúdos aleatórios, simplesmente para ter algo no site, além de tomar muito do seu tempo, trará pouco ou nenhum resultado útil.

É importante identificar sua persona, criar um funil de vendas, utilizar uma linguagem acessível e manter um ritmo constante de publicações.

Nesse caminho, quando surgirem memes ou expressões com alta repercussão que sejam relevantes na sua área de atuação, você poderá aproveitar a onda para dar mais impulso no tráfego do seu site, mas sem perder seu foco.

Para entender melhor como fazer o marketing de conteúdo do seu escritório de advocacia de forma correta e eficaz, assine o blog da Prospecter.

Além de ser gratuito, é o melhor canal para encontrar materiais completos sobre marketing digital na advocacia, desde conceitos mais simples até estratégias mais complexas com maior capacidade de atração de prospectos.

Agora que você já conhece mais uma das estratégias de marketing de conteúdo, faça sua lição de casa e comece a identificar os temas em alta que você poderá utilizar na produção de conteúdo para seu site.

Fonte: Prospecter

Duerer Carvalho é advogado militante e cofundador da Prospecter, agência especializada em Marketing de Conteúdo Jurídico. Graduado em 2007. Possui pós-graduação em Direito Público e pós-graduação em Direito Aplicado, ambas pela Furb. Empreendedor entusiasta do marketing digital no universo jurídico. Acredita numa advocacia valorosa, colaborativa, digital e pluri presencial. www.prospecter.com.br
Fonte: duerercarvalho.jusbrasil.com.br

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