Advogada é presa por participar de quadrilha que aplicava golpes em vagas de emprego no RJ

bit.ly/2xcv5rg | Uma advogada foi presa por integrar uma quadrilha que aplicava golpes em ofertas em empregos no Rio de Janeiro. Adriana dos Santos Stumbo foi detida em casa, em Vila Valqueire, na Zona Oeste, por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos.

A advogada tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça e foi encaminhada à Cidade da Polícia, no Jacarezinho. Ela é acusada de participar de uma associação criminosa especializada em aplicar o golpe da pirâmide do emprego, que causou um prejuízo para mais de 2 mil pessoas.

A quadrilha anunciava pela internet falsas vagas de emprego nas áreas de importação e exportação. Os candidatos aos empregos tinham que pagar uma taxa de inscrição de R$ 50, mas ninguém era contratado.

As investigações da polícia começaram no ano passado, e parte da quadrilha havia sido presa em abril de 2018, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Fábio Alexandre de Moraes, Rodrigo Martins e Rafaela Andrion estavam em uma palestra para os futuros candidatos aos empregos.

No local, a polícia arrecadou recibos dos pagamentos das inscrições e falsos contratos de trabalho. Os investigadores acreditam que os bandidos chegaram a lucrar R$ 8 mil por dia com o golpe.

Polícia prende advogada acusada de aplicar golpe em trabalhadores

Cuidados na procura por vagas de emprego


A busca por um emprego é uma realidade para mais de 1,3 milhão de pessoas no Rio de Janeiro, como aponta pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o recorde em números absolutos já registrado em toda a série histórica, iniciada em 2012.

A quadrilha também oferecia palestras para os candidatos às vagas que não existiam — Foto: Reprodução/TV Globo

Mas, na hora de procurar por vagas, alguns cuidados podem ser tomados para não cair em golpes. De acordo com o comentarista de segurança, Fernando Veloso, é preciso desconfiar sempre de taxas de serviço no momento da inscrição e também da cobrança por serviços de melhorias no currículo, por exemplo.

Outro cuidado é com relação aos sites para as candidaturas. Os portais oficiais para vagas de empregos públicos possuem a terminação ".gov", e também é preciso procurar pelas agências oficiais das empresas recrutadoras. Havendo algum tipo de suspeita, o candidato pode denunciar a situação ao Ministério Público do Trabalho.

Sistema Nacional de Emprego oferece vagas no RJ


Um dos canais oficiais de oferta de trabalho é o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que oferece vagas captadas junto a empregadores. No mês passado, mais de mil e 600 vagas foram anunciadas pelo Governo do Rio no sistema.

Para se candidatas a uma das oportunidades, o interessado deve comparecer a um dos postos do Sine no Rio de Janeiro com RG, Pis e carteira de trabalho. Na capital, são 15 postos disponíveis, além de 20 no interior e Região Metropolitana. Confira aqui a lista completa dos endereços.

As unidades funcionam das 8h30 às 18h de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e pontos facultativos estaduais. Mais informações podem ser obtidas por meio do serviço de atendimento ao trabalhador pelo telefone: (21) 2332-9999.

Por Eduardo Tchao
Fonte: g1 globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima