Aos 19 anos, advogado de Brasília se torna o mais jovem do mundo a entrar em mestrado em direito em Harvard

bit.ly/2J2Qfxp | O brasiliense Mateus Costa Ribeiro, de 19 anos, é o mais jovem do mundo a conseguir uma vaga em um programa de mestrado em direito, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A instituição é uma das mais renomadas do mundo.

A carta confirmando que Mateus Ribeiro foi aceito para estudar na Faculdade de direto de Harvard chegou em março deste ano. O processo de aceitação foi concluído há poucos dias. O curso em Harvard é correspondente ao mestrado, e tem previsão de começar em agosto.

"Aos 19 anos de idade, você será o membro mais jovem do LL.M. Program at Harvard Law School", diz a carta.

Em novembro de 2018, Mateus ficou conhecido após se tornar o advogado mais jovem do Brasil a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF). À TV Globo, o advogado contou que a experiência foi fundamental para ele tentar a vaga em Harvard.

"Ainda que eu fosse jovem, ainda que eu fosse um advogado recém-formado, eu seria capaz de talvez enfrentar um desafio maior. Acho que a sustentação mostrou isso de certa forma."

Carta confirmando que Mateus Ribeiro foi aceito para estudar na Faculdade de direto de Harvard. — Foto: TV Globo/Reprodução

Líderes mundiais


A Escola de Direito de Harvard é a mais antiga e uma das mais conceituadas dos Estados Unidos. É famosa por formar líderes mundiais. O ex-presidente americano, Barack Obama, foi aluno da instituição. Para Mateus Ribeiro, o ambiente competitivo não intimida.

"É um ambiente desafiador, a melhor mesa é aquela que você não é o mais inteligente. A mesa de pessoas que te puxam para cima. Essa é a mesa que eu quero, por isso eu estou indo para Harvard."

O mestrado termina em maio de 2020. A família vai pagar metade da bolsa de estudos. Na bagagem para Harvard, Mateus vai levar uma foto, tirada pelo pai. Aos cinco anos, com roupa de super-herói, em frente à Faculdade de Direito de Harvard.

Mateus Ribeiro, aos cinco anos, com roupa de super-herói, em frente à Faculdade de Direito de Harvard. — Foto: Arquivo pessoal

Advogado mais jovem do país


Em julho de 2018, a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal entregou a carteira profissional ao advogado mais jovem do país. Aos 18 anos, Mateus Ribeiro se formou na Universidade de Brasília (UnB) e, foi aprovado "de primeira" no Exame da Ordem.

Advogado Mateus Ribeiro, 18 anos, em cerimônia de entrega da carteira profissional no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

A trajetória acadêmica começou em 2014, quando o estudante foi aprovado no vestibular da UnB com apenas 14 anos. Pela lei, ele não poderia se matricular na universidade, porque ainda cursava a 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental.

Uma decisão liminar permitiu que ele entrasse na faculdade, desde que passasse em uma prova com o conteúdo do ensino médio.

Por Gioconda Brasil e Afonso Ferreira, TV Globo e G1 DF
Fonte: g1 globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima