Melhores dicas para concurseiros que trabalham

Conferir dicas para concurseiros que trabalham é uma forma dos candidatos conhecerem técnicas que funcionam e podem ser facilmente inseridas em sua rotina. Conciliar os estudos, as obrigações do trabalho e da vida familiar não é tarefa fácil. No entanto, não faltam bons exemplos de pessoas que conseguiram alcançar o seu objetivo e conquistar a tão sonhada vaga no concurso desejado. Por isso, se você almeja passar em um concurso, mas não sabe como conciliar estudo e trabalho, confira algumas dicas de estudo para concurseiros.

Motivação

Esse deve ser o seu ponto de partida. O que te motiva a conquistar essa vaga? É somente para agradar aos pais? É uma realização pessoal? Qual o real motivo? Ter isso bem definido é fundamental para que a sua jornada seja bem sucedida. É isso que te lembrará o motivo pelo qual você está abrindo mão de tantas coisas em prol dos estudos. Por isso, o primeiro passo é refletir sobre isso e entender aquilo que é capaz de te impulsionar.

Foco

Agora que você sabe a sua motivação, fica mais fácil ter foco em seus estudos. Mas, ao contrário do que as pessoas imaginam, não somos focados o tempo todo e precisamos aprender a condicionar o nosso cérebro a focar nas atividades necessárias. Para isso, existem algumas atitudes que podem ser tomadas. 

Confira algumas delas:

- Escolha um local adequado

- Evite distrações, como celular, televisão e conversas paralelas

- Tenha as suas tarefas organizadas por ordem de prioridade 

- Faça pequenas pausas

- Cuide da sua saúde

Disciplina 

Ser uma pessoa disciplinada significa que você consegue colocar a sua força de vontade para seguir o planejamento realizado. Através dela é possível seguir o cronograma para alcançar determinado objetivo. Também existe treinamento para ser uma pessoa mais disciplinada. É necessário criar bons hábitos e utilizar o foco e motivação para conseguir manter-se firme em seu plano.

Rotina de estudo

Definir uma rotina e cronograma de estudos é essencial para a sua evolução. Reflita sobre o seu dia a dia e separe os momentos disponíveis para se dedicar exclusivamente aos estudos. Em seu cronograma, defina as disciplinas e conteúdos a serem estudados em cada dia. Existem aplicativos que auxiliam na organização dos estudos, sendo uma forma de utilizar a tecnologia a favor do seu aprendizado. 

Priorize as suas dificuldades

Com pouco tempo disponível, é bom criar estratégias para otimizar os estudos. Uma dica é priorizar as disciplinas e assuntos que possui mais dificuldades. Dê atenção especial a eles para que você consiga se desenvolver. Também é importante revisar as matérias que você considera ter mais aptidão e começar a compreender como esses conteúdos aparecem nas provas de concurso público. 

Responda questões 

Você entende sobre Direito Penal, por exemplo. Mas, como são as questões que envolvem esse tema? Como ele geralmente é cobrado nas provas? Responder questões, além de dar esse panorama, também é uma técnica de estudo poderosa, pois auxilia o cérebro a fixar o conteúdo estudado. Responda provas antigas para o edital que pretende concorrer e outros exercícios disponíveis na internet. 

Acompanhe a sua evolução

Ao responder as questões, registre a sua taxa de erros e acertos e quais são os assuntos que apresenta maior percentual de erros. Assim, você pode acompanhar a sua evolução ao longo da sua trajetória. Outra dica é criar metas objetivas para aumentar o número de acertos. 

Utilize qualquer momento que tenha disponível para revisar 

Se você gasta muito tempo no trânsito entre a sua casa e o trabalho, que tal aproveitar para revisar o conteúdo? Seja por apostila ou vídeo-aula, use esse período do deslocamento, e até mesmo a hora do almoço, para dar aquela revisada no assunto. Outra tática é usar esse tempo para descansar um pouco e recarregar as energias. Assim, quando estiver em casa terá mais disposição para o estudo. 

Estudo X Lazer 

Trabalhar, cuidar das obrigações e estudar para concurso significa que será necessário abrir mão de certos eventos e festividades. No entanto, você não deve se prender somente às obrigações. É fundamental ter um tempo para o lazer e “desligar” um pouco a mente. Encontre o equilíbrio para não ter prejuízos nos estudos e nem na saúde mental.

Curso para concurso online

Que tal optar por um curso para concurso online? Assim, além de ter o apoio de uma equipe qualificada, você não gasta tempo se deslocando para as aulas presenciais. Outra vantagem é poder escolher o melhor horário da sua rotina para dedicar às aulas. 

Fonte: educamaisbrasil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima