O que faz um Analista Judiciário?

Os concursos voltados para os tribunais são tradicionalmente conhecidos pelo grande número de candidatos interessados, e um dos cargos mais desejados é o de Analista Judiciário, que oferece muitas vagas todos os anos.

Pensando na grande procura por esses certames e nas eventuais dúvidas que podem surgir sobre o cargo de Analista, preparamos este artigo para te explicar os detalhes sobre assunto! Vamos entender?

O que faz um Analista Judiciário?

Os Analistas são servidores públicos que desempenham funções de apoio nos tribunais estaduais e federais. O cargo é dividido em diversos campos de atuação, de acordo com diferentes especialidades, e entre as áreas Judiciária e Administrativa, sendo esta última conhecida também como área-meio.

O ingresso na carreira se dá através da aprovação em concurso público e, como requisito, é exigido nível superior. Essa formação dependerá da especialidade para a qual o candidato concorre, podendo ser específica em Direito, em outras áreas, como, por exemplo, Tecnologia e Psicologia, ou até em qualquer curso superior, sem maiores especificidades.

O cargo de Analista Judiciário da área Judiciária é restrito aos bacharéis em Direito. Suas atribuições estão ligadas ao suporte técnico-jurídico de desembargadores e de juízes. Cabe a esses profissionais, dentre outras atribuições, analisar e movimentar processos, verificar provas, elaborar modelos de decisões e cumprir e fazer cumprir determinações judiciais.

Já os Analistas Judiciários da área Administrativa, ou área-meio, são profissionais que desempenham funções ligadas à organização, à saúde, à contabilidade, à engenharia, à psicologia, à tecnologia e a inúmeras outras áreas específicas e essenciais ao funcionamento dos tribunais.

Entre os possíveis órgãos de atuação dos Analistas Judiciários da área Judiciária e da área Administrativa estão os Tribunais de Justiça dos Estados, a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho e também a Justiça Eleitoral.

Os salários do cargo são bem atraentes. Dependendo do órgão em que atuam, os Analistas podem receber, inicialmente, entre R$ 8.000,00 e R$ 10.000,00 reais, com as gratificações, tendo direito, ainda, a plano de saúde. Além disso, as jornadas de trabalho giram em torno de 6 e 8 horas diárias, dependendo do tribunal em que o profissional trabalha.

Por Supremo Concursos

Fonte: blog.supremotv.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima